Educação virtual

Ensino remoto da rede municipal entra em novo ciclo de formação em recursos avançados

Conteúdo abrange as ferramentas disponíveis no Classroom para atuação em sala de aula remota, com elaboração de materiais, atividades e avaliação de aprendizagem dos alunos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
.
. (ensino remoto)

São Luís - A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed), iniciou um novo ciclo de formação para as equipes de educação da rede municipal de ensino. O conteúdo abrange as ferramentas disponíveis no Classroom para atuação em sala de aula remota, com elaboração de materiais, atividades e avaliação de aprendizagem dos alunos. Desde fevereiro, a Semed realiza ações formativas de recursos avançados na rede municipal de ensino.

“Estamos sempre buscando melhorias para o desenvolvimento e avanço da educação, conforme determinação do prefeito Eduardo Braide. As formações continuadas são uma imersão prática nas ferramentas virtuais, que auxiliam o professor em suas aulas remotas. Os professores podem, ainda, ministrar aulas em tempo real por meio do Meet”, afirmou o secretário municipal de Educação, Marco Moura.

A capacitação ocorre em três momentos: Formação de Formadores, Formação de Professores e Formação de Gestores e Coordenadores. A formação para os professores segue em duas etapas, até o dia 21 de junho. A capacitação de gestores e coordenadores acontecerá de 23 a 25 de junho. Novas formações continuadas serão realizadas no decorrer do ano visando abranger todos os profissionais da rede de ensino do município.

André Bastos, coordenador do Centro Avançado de Apoio à Educação (CAAED), conta que a formação surgiu a partir das necessidades relatadas pelos profissionais. “A ideia é demonstrar o uso desses recursos e as possibilidades aos formadores que passarão as técnicas aos gestores e coordenadores. O Classroom vai facilitar o contato entre alunos e professores mesmo à distância. Com essa formação, buscamos melhorar o processo de aprendizagem e ensino dos alunos da rede de ensino de São Luís”, destacou o coordenador.

“Nossa expectativa é mostrar que é possível utilizar estes recursos interativos, ajudando o aluno a potencializar o aprendizado por meio de ferramentas tecnológicas da educação pública de São Luís, facilitando a comunicação da rede no processo do ensino e aprendizagem online”, afirmou o secretário adjunto da Semed, Ednan Baldez.

Jerry Salazar, que integra a equipe de formação do CAAED da Semed, conta que “é de suma importância instrumentalizar a prática pedagógica do professor para a utilização de metodologias que combinem a aprendizagem presencial e remota, como é o caso do ensino híbrido, porque é desta maneira que, conseguiremos mitigar os efeitos na Educação de São Luís”, relatou.

Parcerias para o ensino remoto
Importantes parcerias com instituições externas também têm sido firmadas para auxiliar nas formações continuadas da Semed, visando o acolhimento dos profissionais da educação para um direcionamento mais eficaz e célere no ensino on-line.

A incorporação de novas tecnologias no ensino tornou-se um desafio e um dos principais assuntos na atualidade. Neste cenário, o Grupo Crescimento tem auxiliado, visto que tem uma história no uso de tecnologias educacionais. O assessoramento para a construção do projeto de ensino híbrido e avaliação do nível de eficácia das formações realizadas pela Semed é de fundamental importância para a educação municipal.

Outras instituições também auxiliam nesse fazer pedagógico: Interação Urbana (Instituto Alcoa), Instituto Avisa Lá e FGV são algumas das parcerias feitas com a Semed.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.