Viva São João!

Arraial em casa na pandemia: milho é o queridinho de todos na mesa junina!

Comida típica e shows virtuais animam as famílias em casa pelo segundo ano no São João

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
.
. (mesa junina)

São Luís - “Hoje tem festa junina? Tem sim, senhor”! Chega junho e não tem não como lembrar dos arraiais, da comida típica, da dança, das bandeirinhas e da camisa quadriculada. A pandemia limitou os eventos, mas quem ama o São João mata a saudade desta época em casa. A maranhense e advogada, Kassandra Alvarenga não abriu mão da festividade, junto com seu esposo e a filha, a pequena Maria Cecília.

“Nós somos apaixonados por São João e por toda sua culinária. Por causa deste tempo difícil que estamos vivendo, organizamos um arraial a três. Meu esposo nasceu no dia de Santo Antônio, 13 de junho, e ama muito essa época do ano. É uma forma também da nossa filha ter essa tradição junina, deixar registrado este momento. Como um bom arraial, teve comida típicas e todas as delícias com milho”, contou entusiasmada.

O que não pode faltar no cardápio da culinária junina é o milho, protagonista em diversos pratos como pamonha, a canjica, manuê e tantos outros. A nutricionista Adriana Soraya Araújo destaca os benefícios do alimento.

“O milho é um alimento muito consumido nesta época do ano. Entre os nutrientes estão as vitaminas A, B1 e C, o magnésio. Ressalto a importância da vitamina B1, que é responsável pelo metabolismo, para quebrar mais gorduras no organismo e gerar mais energia. A B1 também é muito importante para o bom desenvolvimento do sistema nervoso”, sinaliza a especialista.

A nutricionista lembra que existem diferentes tipos de milho e que são usados na produção de farinha, de fubá, de flocos, canjiquinha, além do milho de pipoca, presente nas mais variadas receitas. Outro destaque do alimento está no carotenoide, um composto que traz a cor do milho. Além disso, outras duas substâncias merecem atenção: a luteína e zeaxantina. “Essas substâncias são pigmentos presentes em alguns vegetais que ajudam muito a proteger a visão dos raios ultravioletas e previnem a degeneração e até a catarata”, pontua. Mas a especialista faz um alerta. “Apesar de tantos benefícios, o milho é fonte de carboidratos, portanto, deve ser consumido com moderação”, explica.

SAIBA MAIS

Arraial em casa
Mesmo em casa, não falta programação para o São João. Vários artistas irão promover lives e shows virtuais no clima de festa junina. Confira o que tem para hoje:

20/06- Nando Cordel
O cantor Nando Cordel faz live junina neste domingo (20), às 17h12. A Roda de forró de Nando, com proposta informal e aconchegante, trará muita música típica da época junina, além da contação de contos, relembrando as vivências tradicionais do São João do interior nordestino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.