Abertura

Semana Nacional de Combate às Drogas é aberta com ação social

Ação, realizada no Parque do Bom Menino, ofereceu diversos serviços para a comunidade como aferição de pressão, aplicação de vacinas e testes de glicemia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Ação social foi realizada no Parque do Bom Menino, na abertura da Semana Nacional de Combate às Drogas
Ação social foi realizada no Parque do Bom Menino, na abertura da Semana Nacional de Combate às Drogas (Ação Resgate)

São Luís - “Não devemos desistir e sempre acreditar que podemos vencer”. Foi o que declarou Marcelo Pires, de 26 anos, paciente do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) do Monte Castelo, participando da 9ª edição da Ação Resgate, ocorrida na sexta-feira, 18, no Parque do Bom Menino. O evento marcou a abertura da Semana Nacional de Combate às Drogas, em São Luís. Segundo o Ministério da Saúde, os hospitais credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tiveram um aumento de 54%, em 2020, no atendimento de dependentes químicos, em relação ao ano anterior. No dia 26 de junho é celebrado o Dia Internacional de Combate às Drogas.

Um dos coordenadores da Ação Resgate e diretor do CAPS-AD do Monte, Marcelo Costa, disse que no decorrer dos próximos dias será realizada uma série de atividades em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas. Na sexta-feira, 18, ocorreu a abertura e coincidiu com a realização da 9ª Ação Resgate deste ano.

Marcelo Costa contou que um dos intuitos desse trabalho é chamar a atenção para prevenção às drogas e os cuidados com a dependência química. No decorrer da ação cerca de 150 pessoas foram atendidas e tiveram os serviços, como avaliação médica, aferição de pressão, vacinas de tétano, H1N1 e hepatite como também testes de glicemia, Covid-19, HIV e sífilis.

O aposentado da Marinha, Gonçalo Pinto, de 78 anos, foi uma das pessoas que aproveitou para colocar a vacina em dia. Ele disse que ficou sabendo da ação por meio da mídia e veio com o objetivo para ser vacinado contra a gripe. “Eu já estou imunizado contra o novo coronavírus, mas ainda não tinha tomado a H1N1, então, fiquei ciente da ação e vim com o propósito de colocar as minhas em dia”, declarou Gonçalo Pinto.

Atividade externa
Os pacientes do CAPS-AD do Monte Castelo marcaram a presença na abertura da Semana Nacional de Combate às Drogas e participaram de várias atividades lúdicas. Entre elas, futebol de quadra, corrida, yoga, tai chi e dentre outras. “Na verdade, os pacientes tiveram uma atividade fora do CAPS e, no momento, há mais de 310 em tratamento”, frisou Marcelo Costa.

Antônio Pedro da Silva, de 52 anos, é um dos pacientes do CAPS AD. Ele disse que está no centro fazendo tratamento de vício de álcool e pretende seguir até o final. “O álcool de fato vicia, mas, na maioria das vezes, não percebemos esse real perigo e a pessoa viciada acaba perdendo a sua dignidade, emprego e até mesmo a confiança e o respeito dos seus familiares”, contou Antônio Pedro.

Marcelo Pires contou que há sete anos é viciando em maconha e somente aceitou fazer o tratamento químico após ter dado entrada em um hospital de emergência na capital. “O médico falou que eu precisava com uma certa urgência fazer o meu tratamento no CAPS, para continuar com saúde”, explicou o dependente químico.

Ação Resgate
O delegado da Polícia Civil, Joviano Furtado, também é um dos coordenadores da Ação Resgate. Ele relatou que houve um aumento de cerca de 20% de dependentes químicos na Grande Ilha durante esse período pandêmico da Covid-19 e a maior parte desse grupo está concentrado nas imediações do Mercado Central.

Ele disse que no decorrer das edições da Ação Resgate, que ocorreram ao longo deste ano, pelo menos, 50 dependentes químicos foram retirados das ruas e levados para o CAPS com o objetivo de fazer o tratamento. A próxima edição da ação está prevista para ocorrer no dia 26 de junho e no Mercado Central. “O nosso intuito é resgatar dependentes químicos como também oferecer serviços de saúde para a comunidade”, frisou Joviano Furtado.

SAIBA MAIS

O Dia Internacional de Combate às Drogas é celebrado em 26 de junho e visa a conscientizar a população a respeito dos problemas desencadeados pela venda e pelo consumo de drogas. A data foi criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) por meio da meio da Resolução nº 42/112, de 7 de dezembro de 1987.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.