Te Liga, Mermã!

Podcast aborda novos olhares para novidades da cultura maranhense

Apresentado por Cíntia Araújo e Bruna Castelo Branco, o podcast "Te Liga, Mermã!", do Imirante.com traz entrevistas de músicos, cineastas, escritores e artistas para comentar as novidades da cultura maranhense

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
As jornalistas Cíntia Araújo e Bruna Castelo Branco são as apresentadoras e produtoras do "Te Liga, Mermã!"
As jornalistas Cíntia Araújo e Bruna Castelo Branco são as apresentadoras e produtoras do "Te Liga, Mermã!" (Te Liga, Mermã!)

São Luís – Que a cultura maranhense é rica e diversa, todos sabemos, mas o que muitos não conseguem acompanhar são as novidades que nascem todos os dias no cenário local e os assuntos que mais estão sendo discutidos no momento. E foi pensando em trazer à tona os novos projetos culturais do Maranhão, que foi criado o podcast “Te Liga, Mermã!”.

Apresentado e produzido pelas jornalistas Cíntia Araújo, coordenadora do Núcleo digital do Grupo Mirante, e Bruna Castelo Branco, editora do Alternativo, do jornal O Estado, os episódios quinzenais trazem entrevistas com artistas e produtores culturais para falar sobre seus novos projetos e mergulhar no que há de melhor na cultura maranhense.

“Trabalhamos há mais de uma década com cultura e, em anos de amizade, sempre tivemos como afinidade esse amor pela arte maranhense, e foi a partir disso que nasceu essa vontade de falar sobre a cultura local e discutir sobre o que há de novo no estado”, diz Bruna Castelo Branco.

E foi esse amor pela cultura, que vem antes mesmo da carreira de jornalista, que também incentivou a coordenadora do Núcleo Digital e idealizadora do projeto. “Sempre gostei da nossa cultura e sempre fui muito envolvida nisso. Antes da faculdade eu fazia parte de grupos de dança juninos, e depois de formada, e exercendo minha profissão de jornalista, apresentei o Arraial do Ilha e o São João da Thay. Sempre busquei continuar essa ligação com nossa cultura afim de enaltecer nosso patrimônio. E Bruna é editora do Alternativo do jornal O Estado há anos, e minha amiga de longa data. Daí um dia pensei comigo e disse: ‘por que não criar um podcast sobre cultura e chamar a minha amiga para apresentarmos esse programa?’ Depois disso, fiz o convite e ela topou na hora”, conta Cíntia Araújo.

Com nomes como Áurea Maranhão, Erlanes Duarte, Lary Mourão, entre outros, como convidados, o programa tem um novo episódio quinzenalmente, e fica disponível nas plataformas do Spotfy e SoundClound do Imirante. “O portal Imirante.com sempre busca valorizar o universo da cultura maranhense e, o Te liga, mermã! veio para somar nesse sentido”, ressaltou Cíntia Araújo.

A mulher na cultura
Um outro aspecto do novo podcast do Imirante em parceria com O Estado é a visibilidade da participação feminina no cenário cultural, a exemplo de alguns segmentos. “A cultura popular, por exemplo, é ainda muito marcada por representações masculinas como lideranças. Então a gente sempre abre espaço pra discutir isso também. Somos duas mulheres que, de certa forma, temos envolvimentos com a cultura e claro que isso influencia também na conversa, na opinião q formamos no programa”, contou a editora do Alternativo,

“O machismo ainda é muito presente dentro da cultura. Nosso primeiro programa foi justamente um bate papo com a Leila Naiva, presidente do Boi de Axixá, em que ela comentou sua trajetória, e falou que, por diversas vezes, sofreu e ainda sofre com o machismo” ressaltou Cíntia Araújo, sobre o primeiro episódio do programa, que já está disponível no imirante.com, e aborda sobre as lideranças femininas nos grupos de Bumba Meu Boi.

Ouça aqui o "Te Liga, Mermã"

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.