Coronavírus

Maranhão tem mais 119 mil doses da vacina Pfizer e CoronaVac

Nova remessa de imunizantes é destinada a pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores do ensino básico e do transporte aéreo no estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Distribuição da nova remessa de doses de vacinas aos estados e ao Distrito Federal foi finalizada nesta sexta-feira
Distribuição da nova remessa de doses de vacinas aos estados e ao Distrito Federal foi finalizada nesta sexta-feira (vacina )

São Luís - O Ministério da Saúde destinou ao Maranhão, esta semana, mais 119.020 doses de vacina contra a Covid-19. Em todo o país, serão entregues mais 4,2 milhões de doses de imunizantes. São novos lotes contendo 1,8 milhão de doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, e 2,3 milhões de doses da Pfizer/BioNTech. A distribuição começou na última quinta-feira, 17, com conclusão prevista para esta sexta-feira.

A nova remessa chegou ontem ao Maranhão e contém 77.220 doses da vacina da Pfizer/Comirnaty e 41.800 doses da CoronaVac. Em relação à região Nordeste, o estado é o quarto que mais receberá doses, atrás da Bahia, Ceará e Pernambuco.

As doses são destinadas para continuidade da vacinação de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores do ensino básico, trabalhadores do transporte aéreo. Além disso, estão incluídos agentes das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas, povos ribeirinhos, trabalhadores da saúde e pessoas com 60 anos que vivem em instituições de longa permanência.

Nessa pauta de distribuição, as vacinas da Pfizer são destinadas para primeira dose. Para as vacinas do Butantan, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda que os estados façam a reserva da segunda dose.

A estratégia de distribuição é revisada semanalmente em reuniões entre União, estados e municipais, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: no caso da Pfizer e do Butantan, o intervalo é de 12 semanas e quatro semanas, respectivamente.

O Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) definiram, em comum acordo, que as vacinas da AstraZeneca/Fiocruz que se encontram no cronograma de entrega do mês de junho fiquem resguardadas em um primeiro momento. O objetivo é completar os esquemas iniciais já iniciados e que possuem vencimento em breve.

As orientações sobre a vacinação e a divisão das doses por Unidade Federativa estão no 23º informe técnico.

Campanha

A campanha de vacinação contra a Covid-19 caminha em ritmo acelerado. Desde janeiro, o Ministério da Saúde já destinou a todas as Unidades Federativas mais de 114 milhões de doses de imunizantes contratados. Até o momento, mais de 84 milhões foram aplicadas.

Indígenas

imunização completa já alcançou 72% da população indígena que vive em terras indígenas no Brasil. Esse dado representa quase 295 mil indígenas com o esquema vacinal completo contra a Covid-19, isto é, com duas doses da vacina recebidas. A primeira dose da vacina já chegou a 82% (336.809) dos indígenas desde o início da campanha de vacinação. No total, mais de 630 mil doses foram aplicadas.

Esses índices são resultados do trabalho das equipes do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), que estão nas aldeias intensificando as ações de vacinação. A missão não é fácil: muitos locais são de difícil acesso, onde só é possível chegar de barco e as condições climáticas de algumas regiões também complicam o trajeto.

“O Brasil se destaca no contexto mundial pelo cuidado que está tendo com a população indígena antes e durante a pandemia. Nós somos o único País no mundo que conseguiu atender com atenção de saúde e imunização esse grupo específico de pessoas”, ressaltou o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Robson Santos da Silva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.