Indústria

Diretoria da Fiema é empossada para novo quadriênio 2021-2025

Entidade continuará sendo presidida por Edilson Baldez, cuja chapa venceu por unanimidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Presidente da Fiema, Edilson Baldez, entre autoridades dos Três Poderes
Presidente da Fiema, Edilson Baldez, entre autoridades dos Três Poderes (posse fiema)

Autoridades, empresários industriais, políticos e dirigentes de entidades de classe, participaram da posse da diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) para o quadriênio 2021-2025, na noite desta quinta-feira, 17, no Salão de Evento da Casa da Indústria. A nova diretoria presidida por Edilson Baldez das Neves, foi eleita por unanimidade.

Com o presidente Edilson Baldez tomaram posse Francisco de Sales Alencar como 1º vice-presidente, os cinco vice-presidentes executivos da entidade, os diretores, conselheiros fiscais e delegados representantes junto à Confederação Nacional da Indústria.

Em seu discurso, Edilson Baldez ressaltou que apesar dos dias de incertezas e turbulências, novos horizontes se anunciam com a retomada do crescimento do PIB e o avanço dos empregos.

“O país precisa de reformas urgentes que facilitem a vida de quem trabalha e produz. Precisamos de transparência, segurança jurídica e tranquilidade para quem gera empregos e riquezas. Precisamos modificar o cenário pernicioso porque empreender no Brasil é um ato de coragem. A indústria tem pressa e precisa se revigorar e renascer com a tecnologia, a inovação e competividade. Para assegurar espaço privilegiado nessa nova conjuntura, acionamos ações que estimulassem a vocação do nosso estado, formulando estratégias para contribuir para o desenvolvimento do Maranhão”, disse Baldez.

O presidente da FIEMA destacou também a ação do Grupo de Trabalho Pensar o Maranhão, no qual vem analisando as necessidades e potencialidades de diversos setores importantes. “Esse grupo tem discutido temas prioritários para o Maranhão como o saneamento básico, as perspectivas petrolíferas da Bacia PA-MA, assim como a implantação do Centro Espacial de Alcântara, negócio aeroespacial que prevê investimentos de bilhões de dólares no estagnado munícipio histórico de Alcântara, que agora vai renascer economicamente com a era espacial”, afirmou Baldez.

Edilson Baldez relembrou o trabalho feito em parceria com as demais entidades de classe com o Avança Maranhão, um plano de iniciativa das entidades empresariais para mitigar os impactos da pandemia sobre a economia maranhense, e que beneficiou, somente no segmento industrial, 740 empresas, atendeu 32 mil trabalhadores e praticou 97 mil atendimentos, com o apoio do SESI, SENAI e IEL.

“Além de levar a solidariedade, colaboramos com as nossas equipes de saúde da vacinação em vários municípios do estado. A indústria se destaca pela sua dinâmica de inovação, modernidade e competitividade. Igualmente ao acompanhar os avanços tecnológicos, ganhos de produtividade e por participar com maior remuneração dos fatores de produção, como capital e trabalho”, afirmou o presidente da FIEMA.

“Apesar das muitas crises econômicas que o país atravessou, e agora a da pandemia do Coronavírus, nossa indústria mantém sua posição no cenário regional e nacional. De um PIB estadual de R$ 87 bilhões, a indústria contribui com 18,5%, correspondendo ao 4º(quarto) maior do Nordeste. Possuímos 9,9% das empresas industriais da região nordestina. Somos responsáveis por 1, 9 bilhão de dólares de exportação de produtos industrializados. E a arrecadação de ICMS na indústria do Maranhão, em 2019, superou 1,2 bilhão de reais. Com esses alicerces, a Indústria sempre será um segmento transformador socioeconômico e a força do desenvolvimento do nosso país”, enfatizou Baldez agradecendo a diretoria a honrosa oportunidade de uma nova gestão à frente da FIEMA e a sua família pelo incentivo de acompanha-lo em mais essa jornada.

A solenidade contou com a presença do Rafael Lucchesi, Diretor Geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do vice-governador Carlos Brandão, da vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, e do secretário estadual de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, do desembargador José Gonçalo de Sousa Filho, representando o presidente do TJ-MA, Lourival Serejo, do deputado estadual Ariston Ribeiro, do deputado federal Antônio Elizabeth Gonçalo de Sousa, do diretor institucional da EMAP, José Reinaldo Tavares, além da coordenadora regional do IEL-MA, Michele Frota, o diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda e o superintendente do SESI-MA, Diogo Lima e do superintendente da FIEMA, Cesar Miranda, além de autoridades e empresários industriais do Estado.

“É um prazer participar da posse desse líder da indústria do Maranhão, uma voz serena, de construção no entendimento no ambiente da CNI. Se o Brasil tem um futuro certamente ele se construirá sobre atividades econômicas mais sofisticadas de maior valor agregado. Não há na história da humanidade nenhum pais desenvolvido sem apostar na agenda da industrialização. Ela é a agenda que estabelece os melhores empregos e investe em inovação. 70% do investimento hoje em inovação é feito pela indústria”, declarou Rafael Lucchesi, Diretor Geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Edilson Baldez também fez questão de agradecer aos parceiros Governo do Estado, Prefeitura de São Luís e demais nove prefeituras maranhenses e setor privado que muito contribuíram para o triunfo da sua administração.

O vice-governador Carlos Brandão ressaltou a parceria do Sistema FIEMA com o Governo do Estado na imunização contra a covid-19. “Esse apoio da FIEMA por meio do SESI na vacinação contra a covid-19 tem sido fundamental para o Estado e nós só temos a agradecer”, disse Brandão.

O vice-governador maranhense declarou ainda que a FIEMA tem colaborado muito com desenvolvimento socioeconômico do estado.

“A FIEMA é uma parceira do Governo do Estado e tem colaborado muito. A federação é hoje um laboratório de informações, de ciência, para o nosso estado. Um exemplo, é o programa “Pensar o Maranhão”, que vem propondo ações para o desenvolvimento do nosso estado. A FIEMA tem um papel fundamental porque sem empresários não tem renda, não tem emprego, desenvolvendo o nosso Estado”, destacou Brandão.

O presidente Edilson Baldez também lembrou dos ex-vice-presidentes da FIEMA, José Ribamar Barbosa Belo e Cirilo Campelo Arruda, que faleceram neste ano e compunham a diretoria da FIEMA. “Empreendedores obstinados que muito contribuíram para o engrandecimento do Sistema FIEMA e do Maranhão”, destacou Baldez.

A solenidade foi encerrada com um jantar no Salão de Eventos da Casa da Indústria e contou também com a participação da diretora Administrativa do SEBRAE, Rachel Miranda, do diretor Regional do SENAC, José Ahirton Lopes, do presidente da FAEMA, Raimundo Coelho, do presidente da Fecomércio, José Arteiro da Silva, do Presidente do CDL, Fábio Henrique, do presidente da ACM, Cristiano Fernandes, do presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Edmar de Oliveira Nabarro, e do presidente do CREA-MA, Clóvis Sousa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.