Estado Maior

Corrida da vacina

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

O governador Flávio Dino chamou atenção para o que pode se tornar um problema, caso novas doses de vacinas não cheguem a São Luís. Segundo ele, houve uma “corrida de 100 metros” na vacinação na capital e que agora pode surtir efeito na aplicação da segunda dose. A fala de Dino aconteceu durante a entrevista coletiva semanal do governador na sexta-feira, 18.

Flávio Dino respondeu sobre a falta de vacina na capital e a cobrança da Prefeitura de São Luís para que fossem liberadas doses que, segundo Joel Nunes - titular da Secretaria Municipal de Saúde - estão retidas pelo governo estadual. Ao todo, são mais de 108 mil segundo a gestão municipal.

O governador maranhense esclareceu que as doses que o Governo do Estado vem aplicando, por meio de mutirões, são da chamada reserva técnica (cerca de 5%) e que a aplicação foi acertada na Comissão de Intergestores Bipartite (CIB).

Flávio Dino disse ainda que, se a Prefeitura de São Luís tiver qualquer dúvida sobre a distribuição das vacinas, o ideal é buscar o Ministério da Saúde ou a própria Secretaria Estadual de Saúde (SES). Até o fechamento da coluna, a gestão municipal não havia comentado o que disse o governador na coletiva.

Consequências
A disputa pelo protagonismo na vacinação em São Luís pode caminhar para problemas maiores.

Os gestores, na vontade de ser destaque na luta contra a pandemia que já levou mais de 8 mil maranhenses, parecem vislumbrar algo mais que o combate aguerrido contra a Covid-19.

Mais saudável, pelo menos para a população, seria um trabalho coordenado e conjunto, isento de disputas políticas.

Filiação
O governador Flávio Dino anunciou sua filiação ao PSB e, conforme adiantado pela coluna, será no próximo dia 22, terça-feira.

Ele vai se filiar ao lado do deputado Marcelo Freixo, que deixou o PSOL e decidiu pelo PSB por motivos semelhantes ao de Dino.

A filiação do governador maranhense no partido socialista é marcada pelas divergências que ele deixou no PCdoB ao não esperar a tramitação da proposta de federação partidária.

Prejuízo
Já na metade de 2021, Flávio Dino estava no prejuízo com esta espera por definição de mudanças em regras eleitorais.

Ele não estava conseguindo sentar à mesa de conversas nem nacional e nem no Maranhão. Ou seja, Dino estava com dificuldade de se posicionar devido ao partido enfraquecido no qual estava filiado.

No PSB, o governador tem a força de entrar nas conversas sobre composições nacionais e também sentar com os membros do seu grupo para começar a debater a formação de chapas para 2022.

Nova pesquisa
No próximo dia 3 de julho, O Estado e o Instituto Escutec trarão nova pesquisa eleitoral para governador, senador e presidente da República.

O levantamento é o segundo de uma série de quatro que mostrarão aos eleitores maranhenses o cenário das disputadas no estado.

Em janeiro, a pesquisa Escutec trouxe números para os cenários possíveis naquele momento. Com novos nomes e novas definições, a segunda pesquisa Escutec/O Estado deverá balizar os pré-candidatos no Maranhão.

Medidas mantidas
Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de São Luís e o Poder Judiciário deverão manter as medidas sanitárias adotadas há duas semanas.

As atividades presenciais continuarão suspensas até o fim da próxima semana. Isto porque o número de casos novos da Covid-19, a quantidade de internações e óbitos ainda não reduziram no estado.

A Ilha de São Luís continua sendo o foco de maior número de novos casos de contaminados, assim como maior quantidade de mortos pelo novo coronavírus.

DE OLHO

60% da população adulta de São Luís já recebeu pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19, um recorde nacional

Mesmas medidas
O governador Flávio Dino também manteve as medidas restritivas já adotadas - maioria desde o início de março deste ano.

O gestor estadual ainda aguarda por posições dos prefeitos para adotar medidas restritivas para a redução de contaminados no estado, principalmente, na Ilha de São Luís.

Os prefeitos, principalmente da Ilha (com exceção de Julinho Matos, de São José de Ribamar), aguardam que Dino adote as medidas restritivas e assim evitem desgastes de suas imagens.

E MAIS

• Em entrevista a uma emissora do Piauí, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, garantiu que o senador Weverton Rocha será candidato ao governo do Maranhão com ou sem apoio de Flávio Dino.

• Apesar de dizer isto, Lupi deixou claro que espera que Dino apoie o provável candidato do PDT. Segundo o presidente nacional pedetista, o seu partido foi o primeiro a apoiar Dino para governador.

• Carlos Lupi somente esqueceu de relembrar que foi o PDT um dos culpados pela derrota de Dino em 2008, na disputa pela Prefeitura de São Luís, e em 2020, no segundo turno na capital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.