COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
A TVN só merece aplausos por valorizar e democratizar o cinema produzido no Brasil. Para quem é cliente da operadora fica a dica: até o próximo domingo está acontecendo a Semana do Cinema Nacional nos canais Megapix (canais 59/459) e canais Telecine (canais, 460, 461, 462, 463, 464 e 465). Entre os filmes da programação, nesta sexta, às 19h35, no Telecine Action, tem o premiadíssimo Bacurau, um misto de drama, thriller, faroeste e ficção científica, escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho e que tem no elenco a veterana Sônia Braga e o jovem ator franco-maranhense Antônio Saboia, entre outros nomes internacionais. A produção conquistou diversos prêmios importantes, entre os quais, o Prêmio do Júri do Festival de Cannes de 2019, tornando-se o segundo filme brasileiro a receber esse prêmio, juntamente com O Pagador de Promessa, de Anselmo Duarte. Na foto, os atores Karine Teles e Antonio Saboia, que interpretam dois forasteiros no premiado filme
A TVN só merece aplausos por valorizar e democratizar o cinema produzido no Brasil. Para quem é cliente da operadora fica a dica: até o próximo domingo está acontecendo a Semana do Cinema Nacional nos canais Megapix (canais 59/459) e canais Telecine (canais, 460, 461, 462, 463, 464 e 465). Entre os filmes da programação, nesta sexta, às 19h35, no Telecine Action, tem o premiadíssimo Bacurau, um misto de drama, thriller, faroeste e ficção científica, escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho e que tem no elenco a veterana Sônia Braga e o jovem ator franco-maranhense Antônio Saboia, entre outros nomes internacionais. A produção conquistou diversos prêmios importantes, entre os quais, o Prêmio do Júri do Festival de Cannes de 2019, tornando-se o segundo filme brasileiro a receber esse prêmio, juntamente com O Pagador de Promessa, de Anselmo Duarte. Na foto, os atores Karine Teles e Antonio Saboia, que interpretam dois forasteiros no premiado filme

Moda e beleza
Tudo pronto para a população de Tuntum receber os cursos gratuitos da área de beleza do Senac, por meio da Carreta-Escola de Moda e Beleza.

Na tarde da última quarta-feira, o diretor regional, José Ahirton Lopes, e o vice-presidente da Fiema, Cláudio Azevedo, visitaram o equipamento pedagógico que acaba de receber uma grande reforma para melhor atender as cidades maranhenses.

A reforma incluiu troca do piso, ar-condicionados, cortinas, revestimento de toda a parte interna da Carreta-Escola, e mobiliário, como espelhos, bancadas e armários.

Além disso, foram restaurados os lavatórios e as cadeiras de beleza, houve a troca dos pneus e realizada pintura externa e interna de toda a carreta.

A unidade reproduz o ambiente real do trabalho da área a que se destina. Nesse caso, um salão de beleza completamente novo, moderno e bem equipado.

Auxílio emergencial
Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal nascidos em dezembro já podem sacar a segunda parcela do auxílio emergencial 2021.

O dinheiro estava previsto para ser depositado nas contas-poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 8 de julho. Os recursos também poderão ser transferidos para uma conta-corrente, sem custos para o usuário.

Até agora, o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

Terapia de anticorpos
A AstraZeneca informou que um teste de estágio avançado não conseguiu fornecer provas de que sua terapia de anticorpos protegeu as pessoas que tiveram contato com uma pessoa infectada com a doença, um pequeno contratempo em seus esforços para encontrar alternativas às vacinas.

O estudo avaliou se a terapia, um coquetel com dois tipos de anticorpos, poderia impedir que adultos expostos ao vírus nos oito dias anteriores desenvolvessem sintomas de Covid-19.

A terapia foi 33% eficaz na redução do risco de as pessoas desenvolverem sintomas na comparação com um placebo, mas o resultado não é estatisticamente relevante, o que significa que pode ter ocorrido devido a um acaso, e não à terapia.

Brecheret em leilão
Colecionadores de arte do Maranhão fiquem atentos: está para ser leiloada uma escultura da forma de mulher em terracota de Victor Brecheret, um dos precursores da Semana de Arte Moderna de 1922.

A obra fará parte do leilão virtual (www.vmescritarteleiloes.com.br), nos dias 22 e 23 deste mês, a ser realizado pelo antiquário Marcio Molfi, de São Paulo.

Feita em terracota, na década de 1920, ao que tudo indica na França, a obra representa a languidez de uma mulher reclinada, com formas perfeitas, longilíneas e arredondadas, de incomparável qualidade artística e incomum beleza. Mede 54 centímetros de comprimento, 14 de largura e 18 de altura.

Imigrante com alma de brasileiro, Brecheret é um dos principais expoentes da arte de se fazer esculturas no movimento modernista.

É dele a obra Monumento às Bandeiras, tão atrelada à imagem da cidade de São Paulo, por exemplo.

Dino deixa o PCdoB
Começa agora um novo tempo partidário para o governador do Maranhão, Flávio Dino. Ontem, ele anunciou que pediu sua desfiliação do Partido Comunista do Brasil, o PCdoB, no qual passou 15 anos de sua vida política. O anúncio foi feito por meio das redes sociais. Dino agradeceu ao PCdoB pela acolhida fraterna durante os anos de militância e declarou que atualmente há diferenças entre ele e o PCdoB referentes a estratégia e tática políticas.

TRIVIAL VARIADO
Valorizar os músicos maranhenses e fomentar uma renda extra em tempos de pandemia... Eis a proposta do Grupo Potiguar com a criação do projeto “Potiguar Musical”.

No assunto: a Diretora de Marketing do Grupo Potiguar, Camila Brasil, está à frente do projeto e diz que a ideia é levar músicos maranhenses para se apresentarem nas lojas do Grupo, sempre aos sábados de manhã e durante o expediente normal das lojas, oferecendo um fundo musical diferente aos clientes, em rodízio nas lojas.

Tome nota: amanhã, toda a energia do forró, xote e baião do Trio NAV, composto pelos músicos Andrezinho (sanfona), Neto Filho (vocal e triângulo) e Vinícius Gomes (zabumba e vocal), animará com o melhor do repertório nordestino, das 10h às 12h, a loja do retorno da Forquilha.

Comportamentos, atitudes e networking foram alguns dos temas abordados na palestra on-line do publicitário Fernando Coelho, realizada ontem, com transmissão via Google Meet.

A palestra fez parte do programa de qualificação voltado para o turismo implantado pela gestão do prefeito Eduardo Braide e realizado por meio da Secretaria Municipal de Turismo.

O Nordeste brasileiro soma um prejuízo aproximado de R$ 1,2 bilhão com a suspensão das festas juninas presenciais deste ano por causa da pandemia, conforme estimativa do Ministério do Turismo com base nas informações de diversas organizações ligadas ao setor.
Os últimos festejos sem restrições sanitárias ocorreram em 2019. Não só as capitais, mas inúmeras cidades do interior sempre fizeram das comemorações deste mês importantes eventos para geração de emprego e renda entre a população.

Além dos cenários bucólicos das cidades interioranas,
estes eventos têm como atrativos a hospitalidade dos moradores, o acesso a comidas e bebidas da época, shows/espetáculos com bandas famosas do contexto junino e nomes do cenário musical brasileiro.

Pela forte tradição na maioria das cidades e vilarejos, as festas juninas fazem parte do calendário anual de eventos religiosos e profanos, povoando o imaginário popular.

DE RELANCE

Lei municipal
O Ministério Público do Maranhão emitiu recomendação para que o município e a Câmara de Vereadores de Passagem Franca, cada um no seu nível de competências, adotem as medidas legais cabíveis para a criação de lei municipal fixando os casos, as condições e os percentuais mínimos reservados para o servidor de carreira ocupar cargos em comissão, conforme determina a Constituição da República.

Lei sobre prioridade
A Câmara dos Deputados concluiu a votação do projeto de lei que estabelece prioridade de grupos no plano de vacinação contra a Covid-19. O texto-base, aprovado em março, estabelecia prioridade para 16 grupos, mas na votação de ontem foram incluídos os bancários, as empregadas domésticas e os motoristas de aplicativos. A proposta segue agora para análise do Senado.

Desmatamento avança
O índice de desmatamento verificado em unidades de conservação federal aumentou 312% em maio deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. As florestas protegidas, que são fiscalizadas pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, registraram 11.296 hectares de desmatamento, número bem superior ao de maio de 2020, quando 2.741 hectares de florestas foram perdidos.

Curso de audiodescrição
Abertas as inscrições para o curso “Noções Básicas em Audiodescrição”, lecionado pela instrutora Alessandra Pajama, ao vivo por videoconferência, de 21 a 24 deste mês. O curso acontecerá no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EGMA, com direito a certificado de 15 horas. Esta é a segunda formação da série de cursos em Acessibilidade Aplicada, realizados em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular.

Recuperação judicial
Pedidos de recuperação judicial de empresas recuam neste ano no Maranhão. Levantamento feito pela Serasa Experian mostra que, de janeiro a maio, o número de companhias que se valeram deste recurso teve redução de 33% ante o mesmo período de 2020. A facilitação ao acesso de linhas de crédito do governo federal ajuda a explicar o resultado, embora o cenário em relação à pandemia ainda seja de cautela, na avaliação de economistas.

É válida a comparação
Nos tempos em que tanto se fala na militarização do poder no Brasil, os dados a seguir são um argumento para o debate. Eles comprovam que não é apenas o número de representantes de um segmento, mas sim a solidez das instituições democráticas que garante o equilíbrio do poder em um país. Nos Estados Unidos, o órgão que equivale à nossa Câmara dos Deputados tem 435 membros. Destes, 76 são ex-militares; no Brasil, dos 513 deputados federais, 22 são militares da reserva.

Destinação de armas
O Tribunal de Justiça do Maranhão disciplinou o depósito e destinação de armas, acessórios e/ou munições apreendidas no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Maranhão. O documento considera, entre outros, o art. 13, da Resolução do Conselho Nacional de Justiça, que veda o recebimento de armas em fóruns, salvo excepcionalmente para a exibição em processos, e apenas durante o ato.

Órfãos da Covid-19
O Maranhão será representado na reunião da Comissão Temporária Covid-19 do Senado Federal, que será realizada hoje, pelo promotor de justiça Márcio Thadeu Silva Marques, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Infância e Juventude de São Luís. A comissão foi criada para “no prazo de 120 dias, acompanhar as questões de saúde pública relacionadas ao coronavírus (Covid-19), inclusive a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas a essa pandemia”.

Órfãos da Covid-19...2
A audiência pública discutirá a situação dos órfãos da Covid-19 em situação de vulnerabilidade social. Márcio Thadeu é o titular de um procedimento que vem acompanhando o tema e tem atuado na busca de soluções para a demanda, em parceria com o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude e outros integrantes do Sistema de Garantia de Direitos.

Para escrever na pedra:
“Você pode fingir ser sério, mas não pode fingir ser espirituoso”. De Sacha Guitry, dramaturgo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.