Cultura

Mural com força da tradição

Muro da sede do Grupo Mirante, na Avenida Ana Jansen, no São Francisco, será pintado pelo artista plástico Gil Leros e pintura homenageará Mestre Mundoca, do Boi da Floresta

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Gil Leros fará homenagens em 10 murais
Gil Leros fará homenagens em 10 murais (gil leros)

São Luís - O muro da sede do Grupo Mirante, na Avenida Ana Jansen, no São Francisco, ganhará as cores do artista plástico Gil Leros, por meio do projeto “Amo, Poeta e Cantador: Murais da Memória pelo Maranhão”. O desenho homenageará Clemente Domingos Pinheiro, de 81 anos, mais conhecido como Mestre Mundoca, do Boi da Floresta. O trabalho reverenciará, também, o sotaque do bumba meu boi da Baixada, com suas matracas, maracás e pandeirões. A grafitagem deverá ser concluída até o dia 20.

Mestre Mundoca nasceu em 11 de novembro de 1939, em São Bento Novo do Maranhão. Aos 14 anos, teve o primeiro contato com grupos de bumba meu boi. Migrou para São Luís em 1956, para trabalhar, e conheceu Apolônio Melônio, que fundaria, em 1972, o tradicional Boi da Floresta.

“Nós trabalhávamos juntos como estivadores no Porto de São Luís. Entrei para o Boi da Floresta no início de sua fundação, quando eu tinha 33 anos. E, hoje, mesmo cansado e com dificuldades para caminhar, não deixo de participar das brincadeiras”, conta Mundoca, que reside no bairro da Floresta.

O cantador de toadas recebeu o apelido de Mundoca em homenagem a um avô, que era chamado de Doca. Hoje, vive na companhia da esposa, Leonor, e de um de seus netos. Indagado sobre a homenagem, revelou sua alegria por estar vivo para recebê-la. “Vou ficar mais conhecido. Morre o boi, mas fica o nome”

Etapa
Esse é o terceiro mural pintado este ano, dentro da nova etapa do projeto que homenageará dez personalidades do bumba meu boi. O primeiro, destacando Mestre Leonardo, do Boi da Liberdade, foi grafitado entre 19 e 23 de abril, no Centro de Saúde do bairro Liberdade. O segundo, em homenagem a Francisco Naiva, do Boi de Axixá, foi produzido entre os dias 24 a 27 de maio, naquela cidade.

Dos dez murais, quatro serão na capital maranhense e os demais em Axixá, Cururupu, Barreirinhas, Guimarães, Viana e São José de Ribamar. Paralelamente à confecção dos murais, imagens estão sendo captadas para a produção de um documentário, que contará a história, tradição, trajetória e sotaques, e destacará as personalidades do bumba meu boi do Maranhão.

O projeto “Amo, Poeta e Cantador” é uma realização do Bumba Meu Boi da Floresta e do artista Gil Leros, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Benfeitoria e do SITAWI.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.