Gestão

Médica assume ações de combate à covid no Ministério da Saúde

Secretária extraordinária defende união entre Governo Federal, estados e municípios para construir e fortalecer políticas públicas já existentes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
A secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite, dialoga com o ministro Marcelo Queiroga sobre a pandemia
A secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite, dialoga com o ministro Marcelo Queiroga sobre a pandemia (secretária covid)

"O meu principal compromisso é com os pacientes de Covid-19. Me identifico com a missão de trabalhar para o controle da pandemia”. É com essa premissa que a médica Rosana Leite de Melo assume a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde. A nomeação foi publicada ontem no Diário Oficial da União. A cirurgiã, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), acredita que o combate ao coronavírus consiste em construir e fortalecer as políticas públicas já existentes no Ministério da Saúde.

“As estratégias precisam ser implantadas até a ponta. Precisamos ter capilaridade para obter sucesso em nossos projetos. Conseguiremos isso com a união das três instâncias gestoras: Federação, estados e municípios. A palavra chave é união”, disse Rosana.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a médica fortalecerá a estrutura técnica da pasta. “A Dra. Rosana é professora da UFMS, tem experiência em gestão pública, presidiu o CRM do Mato Grosso do Sul e reestruturou a Residência Médica no Brasil. Ou seja, tem um perfil técnico e sabe dialogar com os profissionais de saúde”, disse.

A Secretaria de Enfrentamento à pandemia é a área responsável por estratégias de combate à doença no país. “Já foram realizadas muitas ações, mas com o passar de um ano e meio nós temos outros agravos. O fato de concentrarmos e termos um ordenamento nesta secretaria vai somar”, afirmou a nova secretária.

Rosana aposta na vacinação como a chave para vencer a pandemia. “Venceremos o vírus focando na prevenção -seja ela primária, secundária ou terciária- e nas vacinas”, disse Rosana. A previsão do Ministério da Saúde é ter toda a população vacinável, cerca de 160 milhões de brasileiros, até o fim do ano.

Histórico

Formada em Medicina na UFMS, em 1997, Rosana fez residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Servidor Público Municipal (SP) e em Cirurgia Oncológica no Hospital AC. Camargo. Ela possui título de especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço. A médica ainda foi professora da faculdade de Medicina da UFMS e cirurgiã de Cabeça e Pescoço do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

Também foi diretora do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, onde atuou até este mês. A unidade é referência em combate à Covid-19 no estado.

Telessaúde

Marcelo Queiroga destacou a importância do programa Telessaúde, capitaneado pelo Ministério da Defesa, com a colaboração da Saúde e de outras seis pastas. O projeto-piloto está em 14 unidades de saúde em Cristalina (GO), onde a população é atendida há mais de quatro meses com exames laboratoriais e RT-PCR para detecção da covid.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.