Eleições 2022

Flávio Dino anuncia desfiliação do PCdoB e mira PSB para 2022

Governador agradeceu ao partido por ter atuado por 15 anos na legenda na qual se elegeu deputado federal e governador por dois mandatos consecutivos

Ronaldo Rocha/da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Governador Flávio Dino anunciou, ontem, pedido de desfiliação do PCdoB e deverá se filiar no PSB na próxima
Governador Flávio Dino anunciou, ontem, pedido de desfiliação do PCdoB e deverá se filiar no PSB na próxima (Flávio Dino)

O governador Flávio Dino utilizou o seu perfil em rede social na tarde de ontem para anunciar a sua desfiliação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). O chefe do Executivo deixa a legenda, que deve ser esvaziada nacionalmente por causa da cláusula de barreira, para disputar a eleição de 2022 ao Senado pelo PSB. A data prevista de filiação no PSB é 22 deste mês [próxima terça-feira].

Ao anunciar a sua saída do PCdoB, Dino deixou claro, nas entrelinhas, que a sua movimentação faz parte de uma articulação nacional da oposição para 2022. Ele fez referência à construção de uma “frente de esperança” e a um “novo ciclo” no Brasil.

“Informo que pedi desfiliação ao PCdoB. Desejo êxito ao partido na sua caminhada em defesa de uma pátria livre e justa. Uma grande frente de esperança é um vetor decisivo para um novo ciclo de conquistas sociais para o Brasil. A tal tarefa seguirei me dedicando”, escreveu.

Dino também agradeceu ao PCdoB pelo tempo em que esteve na sigla. Pela legenda ele foi eleito deputado federal e acumulou dois mandatos consecutivos no Palácio dos Leões. Em 2022, ele deve disputar uma vaga no Senado da República, já filiado a um novo partido.

“Agradeco ao PCdoB a acolhida fraterna nesses 15 anos de militância. Diferenças que hoje temos, de estratégia e tática políticas, são menos importantes do que o meu reconhecimento ao papel histórico do partido na defesa de um novo projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil”, acrescentou.

Possibilidade

Na semana, o governador do Maranhão admitiu, em entrevista a um veículo nacional, a possibilidade real de filiar-se ao PSB. Na ocasião, ele ponderou que aguardava tão somente a decisão na Câmara Federal da votação de um Projeto de Lei que cria a figura da "federação partidária”. A federação serviria para juntar vários partidos numa mesma liga para atuação no Congresso Nacional. Os partidos, contudo, não perderiam suas respectivas bandeiras e identidades ideológicas, separadamente.

“Estou vendo ainda. Tem que definir antes as regras jurídicas da eleição. Na semana passada houve uma votação na Câmara de um projeto que cria as federações partidárias, permitindo a união de partidos. Vamos esperar essa votação para definir. Não há muita agonia porque temos prazo, mas a questão principal é essa: convergir, unir e ver quais são as regras do jogo. [A ida ao PSB] é uma possibilidade, ainda não é uma decisão”, explicou.

Siqueira já classificou Flávio Dino de “excelente quadro”

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, formalizou convite de filiação na sigla ao governador Flávio Dino no início deste mês. Na ocasião, ele posou para uma foto com o chefe do Executivo Estadual maranhense na sede do partido, em Brasília, e o classificou de “excelente quadro”.

Em seguida, Siqueira concedeu entrevista em Brasília e disse que o convite feito a Dino tinha por objetivo um amplo projeto político para 2022. “Grande satisfação em receber mais uma vez na sede nacional do PSB, o governador do Maranhão, Flávio Dino, para conversarmos sobre o atual e o futuro cenário político brasileiro. Um excelente quadro que traz elevada contribuição ao debate”, escreveu em seu perfil em rede social.

Depois disso, ele afirmou que havia conduzido pessoalmente a negociação com Dino pela sua filiação ao PSB.

“Nós temos conversas muito avançadas com o Flávio Dino, ele tem uma simpatia pelo PSB, nós já demos as boas vindas e temos muita esperança que ele possa se filiar ao PSB. Vamos ver”, afirmou a um portal de notícias.

Dino deve desembarcar na sigla na próxima semana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.