Imunização em massa

Drive-thru da Universidade Ceuma chega à marca de 20 mil vacinados

Espaço atende pessoas em carros, motos e bicicletas; nesta sexta-feira, 18, o ponto de vacinação iniciou a imunização de pessoas de 22 anos cadastradas no Vacina São Luís, com aplicação da primeira dose contra a Covid-19

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Movimento no drive-thru do Ceuma-Renascença
Movimento no drive-thru do Ceuma-Renascença (drive-thru ceuma)

São Luís – Com 13 dias de funcionamento, o ponto de vacinação do Ceuma Renascença – em formato de drive-thru –, já aplicou a primeira dose da vacina contra a covid em 20 mil pessoas, até está quinta-feira, 17. A meta da universidade era vacinar 10 mil pessoas até o dia 11, mas o número foi alcançado bem antes. O espaço foi criado em parceria com a Prefeitura de São Luís, como forma de desafogar outros pontos e evitar aglomerações.

Atualmente, de acordo com a coordenação da Universidade, o ponto de imunização atende cerca de 1.500 pessoas por dia, com aumento de procura em dias de aplicação de doses para quem perdeu o prazo, como nos fins de semana, por exemplo. A coordenação explicou ainda, que com a redução da faixa etária, a tendência é de que o movimento diminua no espaço.

Para o recém-formado em direito na Universidade Ceuma, Samuel Bastos, 23, a sensação de tomar a vacina contra covid-19 é de alívio, além de ter se sentido em casa. “Não tinha a expectativa de me vacinar tão cedo. É um alívio a mais e uma segurança nesta pandemia”, afirmou Samuel Bastos.

Organização
A reitora de Graduação, professora Cristina Nitz da Cruz, contou sobre a alegria de fazer parte deste momento importante para a saúde. “A gente sabe o quanto é importante vacinar a população de São Luís, só assim a nossa vida voltará ao nosso novo normal, e, enquanto instituição, para que a gente possa retornar nossas atividades com os nossos alunos, é um prazer muito grande”, destacou.

O local está atendendo em 10 baias preenchidas por profissionais da saúde, estagiários e alunos voluntários. Homens do exército foram escalados para trabalhar no local, além de representantes da Prefeitura de São Luís.

Recorde
Na quarta-feira, 16, o espaço bateu recorde em número de vacinados em um dia, foram 1.990 doses aplicadas. Ainda nesse dia, a coordenação do ponto já comemorava a marca dos 20 mil, pois já somavam 19.534 pessoas vacinadas pelo drive-thru – que recebe pessoas de diversas regiões, de carro, moto, e até bicicleta.

“Nós estamos nos empenhando. Faz parte das ações da instituição, a responsabilidade social. Eu vejo o quanto nossos professores, nossos alunos estão contentes em participar disso”, ressaltou a reitora.

Esse é o caso do aluno de enfermagem do 4° período de Enfermagem Ceuma, Giancarlo Viana, 19, voluntário que está trabalhando no espaço. Segundo ele, a proposta veio em divulgação interna, em grupos de WhatsApp da faculdade.

“Como eu estou de frente agora, contra a Covid, tanto a aplicação, quanto o público já é um avanço como profissional, é uma experiência muito gratificante para mim. Vacinar uma pessoa já vai salvar, além dela, outras pessoas. Até alguns meses atrás a gente não achava que a vacina ia chegar, sonhava com essa vacina, eu não esperava que estaria aqui. A família está orgulhosa”, comentou o estudante.

NÚMEROS

20 mil pessoas tomaram vacina contra a covid, de 4 a 17 de junho, no posto drive-thru da Universidade Ceuma Renascença

1.990 doses de vacina foram aplicadas na quarta-feira, 16, de junho

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.