Estado Maior

De saída e de surpresa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

A repercussão do pedido de desfiliação do governador Flávio Dino do PCdoB não foi das melhores. Isto porque, há menos de uma semana, o ainda comunista garantia que somente após definição de mudanças na legislação eleitoral é que ele definiria seu futuro partidário, mas parece ter mudado de ideia e resolveu surpreender seus camaradas. E esta surpresa, pelo que disse o próprio Dino e outros membros do partido, deve ter se dado pelas “diferenças de estratégia e táticas eleitorais”.

Estas diferenças ditas por Dino também foram reforçadas pelo presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry. Ele garantiu que há diferenças de leituras e rumos, mas que isto não afastará Dino e a legenda de “objetivos e compromissos comuns”. A dirigente nacional do PCdoB, Manuela D’Ávila, parece ter demonstrado que Dino sai, mas o PCdoB continuará buscando se manter no cenário nacional. Ela lamentou ainda a desfiliação do governador do Maranhão.

Jogou muitas flores o deputado Orlando Silva, que por Flávio Dino, não poupou críticas ácidas ao PT e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já o membro do PCdoB, Elias Khalil Jabbour, não poupou críticas e deixou claro que Dino deixa o PCdoB por ter objetivos próprios, e abandona a legenda em momento delicado. Ele classificou o pedido de desfiliação do governador como “golpe baixo, deslealdade e falta de respeito”.

O fato é que a direção nacional do PCdoB foi toda pega de surpresa. Literalmente os últimos a saberem, já que a filiação de Flávio Dino já foi anunciada em live pelo deputado Marcelo Freixo. Dia 22, em Brasília, a filiação ao PSB deverá acontecer. Ou seja, todo o partido socialista já sabia, menos os camaradas, que acreditavam que Flávio Dino perderia tempo esperando uma federação partidária que não tem indicação de que será aprovada.

Mudança de data
Vale lembrar que a previsão de Flávio Dino anunciar sua saída do PCdoB era para o fim de semana. Mas, o agora ex-comunista, decidiu adiantar.

Os motivos não ficaram claros. No entanto, a necessidade de sentar à mesa nacional para conversar sobre as eleições de 2022 exigia já estar em um partido com peso.

Com a aproximação grande do PT com o PDT, Dino acendeu o sinal de alerta e percebeu que esperar por mudanças em regras eleitorais poderia deixá-lo atrasado nas negociações.

Prepara!
A cúpula nacional do PCdoB deve se preparar para novos pedidos de desfiliação. Pelo menos no Maranhão.

Além de Dino, deixarão o partido o deputado federal Rubens Júnior e o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto. Outros nomes, como a deputada estadual Ana do Gás, já procuram outra legenda.

Somente o presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry, tem o compromisso de ficar o máximo possível na legenda.

Tropa de choque
E enquanto o PCdoB vai esvaziando-se no único estado que ainda tinha representatividade na Assembleia Legislativa e em Câmaras de Vereadores, o PSB deve “ganhar” boa parte desses comunistas.

Dino trabalhou nas últimas duas semanas, com mais afinco, para formar um grupo forte para chegar ao PSB com uma “tropa de choque” e assim demonstrar força.

Pelo visto, alguns dos nomes que ele ainda espera confirmar até a próxima semana ainda não deram “sim” para o governador.

Também deixou
Pediu desfiliação do PCdoB, ontem, também, o secretário estadual de Comunicação do Maranhão, Ricardo Capelli.

Ele disse que está deixando o partido após 26 anos de filiação, mas que acredita que continuará junto com demais membros do PCdoB na luta por um Brasil mais justo.

Ao que parece, a decisão de Capelli de anunciar a saída do PCdoB é um recado para os demais membros da legenda ligados a Dino. Hora de seguir o líder.

Nada bom
Não é bom o clima entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Maranhão. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) reclama da falta de mais de 100 mil doses de vacinas para a capital.

Segundo Joel Nunes, titular da Semus, o governo do Maranhão estaria retendo estas doses e, com isto, atrapalhando a vacinação em São Luís.

O secretário Carlos Lula disse que não há sentido para o que disse o auxiliar de Eduardo Braide (Podemos).

DE OLHO

15 anos foi o tempo que o governador Flávio Dino permaneceu no PCdoB. Pela legenda, Dino disputou a Prefeitura de São Luís e quatro vezes o governo estadual - sendo eleito duas vezes.

Tem que provar
O que chama atenção é que Joel Nunes diz que, pela conta da Prefeitura de São Luís, há doses faltando.

E, por isso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) precisa explicar esta falta. Só que, pelo direito, cabe a quem acusa provar.

Se não tiver como provar, Nunes pode parecer ter caído na disputa política pelo protagonismo da vacinação.

E MAIS

• A partir da próxima semana, nomes do PT passarão a se manifestar a favor do senador Weverton Rocha (PDT).

• Serão dados sinais e avisos de como deverá ser a posição do partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pelo governo do Maranhão.

• Os nomes que iniciarão esse processo já foram chamados pela direção nacional petista com as diretrizes a serem seguidas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.