CPI da Pandemia

Senadora questiona Witzel sobre o caso Marielle Franco

Eliziane Gama, do Maranhão, durante a CPI da Pandemia, perguntou ao ex-governador do Rio de Janeiro sobre o assassinato da vereadora e de seu motorista

José Linhares Jr./Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Eliziane Gama questionou sobre ocaso Marielle Franco ao ex-governador Wilson Witzel
Eliziane Gama questionou sobre ocaso Marielle Franco ao ex-governador Wilson Witzel (Eliziane Gama)

A senadora maranhense Eliziane Gama (Cidadania-MA) questionou o ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, sobre o caso envolvendo a ex-vereadora Marielle Franco. “O que senhor pode ser levado a falar que quem sabe podemos chegar aos mandates do caso Mariele?”.

A primeira pergunta de Gama ao ex-governador foi sobre como ele caracterizava a relação do Governo Federal com os demais entes da federação durante a pandemia. Witzel afirmou que os governadores estavam “clamando por uma organização central no combate à pandemia”.

“Nós queríamos diálogo, queríamos uma centralização. Mas, isso não aconteceu”, disse Witzel.

A senadora ainda rapidamente questionou o ex-governador sobre o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS). A entidade foi a responsável pela construção dos hospitais de campanha que resultaram na cassação de Witzel.

Contudo, a grande maioria do tempo da senadora foi dedicada a interrogar o ex-governdor cassado sobre as milícias no Rio de Janeiro. “Minha última pergunta é sobre a atuação de milicianos. Como é que foi o comportamento da milícia no período da pandemia? Havia pressão de milicianos para o rompimento da pandemia?”, perguntou.

Enquanto Witzel falava das milícias, ele foi instado pela senadora a falar sobre o caso Marielle Franco. A ex-vereadora foi assassinada em 14 de março de 2018, dois anos antes do início da pandemia, objeto da CPI.

Em resposta, o governador afirmou que seu impeachment foi motivado pela atuação no caso e que, após ser deposto, ele notou um arrefecimento nas investigações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.