COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
PARA HOMENAGEAR os 90 anos e o legado do ex-presidente da República e ex-senador José Sarney, a Presidência do Senado promoveu, na última terça-feira, uma solenidade de apresentação da obra “Retrato do Presidente da República do Brasil José Sarney”, pintura do artista português Rui Preto Pacheco (1922-1989), que estará em exibição no Museu do Senado. O quadro foi doado por José Sarney ao Museu da República, no Rio de Janeiro, que o cedeu ao Senado Federal até o fim de 2022. A obra foi um presente oferecido pelo artista lusitano ao ex-presidente no Palácio da Alvorada, em 1987, durante a primeira visita do pintor ao Brasil. O evento, previsto para ocorrer no ano passado como parte da celebração dos 90 anos de José Sarney, teve de ser adiado devido à pandemia. Na foto, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (dir.), recebe o ex-presidente da República e ex-senador José Sarney, no Senado que Sarney presidiu em quatro Legislaturas
PARA HOMENAGEAR os 90 anos e o legado do ex-presidente da República e ex-senador José Sarney, a Presidência do Senado promoveu, na última terça-feira, uma solenidade de apresentação da obra “Retrato do Presidente da República do Brasil José Sarney”, pintura do artista português Rui Preto Pacheco (1922-1989), que estará em exibição no Museu do Senado. O quadro foi doado por José Sarney ao Museu da República, no Rio de Janeiro, que o cedeu ao Senado Federal até o fim de 2022. A obra foi um presente oferecido pelo artista lusitano ao ex-presidente no Palácio da Alvorada, em 1987, durante a primeira visita do pintor ao Brasil. O evento, previsto para ocorrer no ano passado como parte da celebração dos 90 anos de José Sarney, teve de ser adiado devido à pandemia. Na foto, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (dir.), recebe o ex-presidente da República e ex-senador José Sarney, no Senado que Sarney presidiu em quatro Legislaturas

Encontro de Juizados
Começou ontem e continua hoje o Encontro Estadual dos Juizados Especiais do Maranhão, do qual participam membros da magistratura, servidores, profissionais do Direito e estudantes.

O evento conta com renomados palestrantes e ocorre pela plataforma do Zoom, para juízes e juízas, e pelo canal da Corregedoria do Maranhão no YouTube, para demais inscritos.

Com o tema “Pandemia e os seus reflexos nos juizados especiais e outros desafios atuais”, o evento proporciona um espaço de debates para busca do aprimoramento frente aos desafios do atual cenário.

Como palestrantes, participam o juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ricardo Cunha Chimenti, e a ministra do Superior Tribunal de Justiça, Nancy Andrighi.

Nova sede
Inaugurada a nova sede do Centro Cultural e Educacional Mandingueiros do Amanhã, que passa a funcionar em um casarão localizado na Rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís. O imóvel foi totalmente restaurado.

O imóvel foi doado pelo governo do Estado. E a ação faz parte do programa “Adote um Casarão”, uma estratégia do programa “Nosso Centro”.

O programa identifica, por meio de editais, pessoas físicas ou jurídicas, de direito privado, com ou sem fins lucrativos, que tenham interesse em recuperar e utilizar esses casarões para uso comercial e cultural por dez anos, renováveis por mais cinco.

Vacina e jacaré
A vacinação contra a Covid-19 avançando em São Luís. Esta semana, foi a vez da influenciadora digital e apresentadora Thaynara OG.

A maranhense de 29 anos aproveitou o momento para homenagear o grupo Cacuriá de Dona Teté, que tem uma música chamada “Jacaré”.

Thaynara estava vestida com uma camiseta que estampava a letra da música: “Eu sou, eu sou, eu sou, eu sou Jacaré Poiô”.

Medidas de biossegurança
A Universidade Estadual do Maranhão divulgou documentos com medidas de biossegurança para realização das provas do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2021).

Por causa da pandemia, os 43.956 candidatos inscritos no vestibular da Uema foram divididos em dois grupos.

Desse modo, 23.685 candidatos participarão das provas no primeiro dia e os outros 20.271, no segundo.

Dois irmãos no Romero
A dupla sertaneja formada pelos irmãos paulistas Fernando & Franco aterrissa no Romero Gastronomia na noite desta quinta-feira, para ajudar os noctívagos a esquecerem um pouco a pandemia do novo coronavírus com música e duas doses de simpatia e descontração.

O espaço receberá, também, os cantores Jannaína Santos e Ricardo Lima, este segundo despontando na agenda cultural local como o “Príncipe de Resenha”. O DJ Rogério Mix completa o combo.

A casa, diga-se de passagem, está trabalhando com limite de pessoas e adotando protocolos sanitários.

Posse de Marianne Pinotti
A Academia Brasileira de Mastologia inaugura hoje à noite a sua sede própria e ao mesmo tempo realiza a sessão virtual de posse da acadêmica Marianne Pinotti, que passa a ser titular da cadeira 10, cujo patrono é o seu pai José Aristodemo Pinotti (1934 - 2009), que era grande amigo da família Sarney no Maranhão. A palestra inaugural será feita pela jornalista Glória Kalil, sobre o tema “Civilidade e etiqueta social para o médico em formação”.

TRIVIAL VARIADO

Poucas vezes na história do Maranhão se viu uma eleição em que 18 meses antes ninguém é favorito. O fato de o governador Flávio Dino ainda não ter anunciado oficialmente quem será o candidato do governo, deve estimular o lançamento de várias candidaturas, até porque os partidos precisam dessa vitrine para divulgar seu número e ajudar os que concorrem a deputado estadual e federal.

O Governo do Maranhão entregará quatro novos ônibus para o sistema de transporte semiurbano. A cerimônia de entrega acontecerá amanhã, no Palácio Henrique de La Rocque.

O Plenário do Senado analisou ontem a medida provisória que trata da desestatização da Eletrobras, tema que está cercado de incertezas.

Alcântara é a primeira cidade brasileira com 100% da população adulta vacinada contra o coronavírus. O município é caracterizado pela grande presença de quilombolas, um dos grupos inseridos no público-alvo da campanha de vacinação contra a Covid-19.

O deputado federal Edilázio Júnior participou de um encontro com o presidente nacional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), coronel Giovanne Gomes da Silva e com o superintendente estadual da fundação no Maranhão, Augusto Ferreira.

O advogado Heron Garcez foi um dos palestrantes da live que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão promoveu ontem à noite, em seu canal no YouTube.

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou projeto de lei de autoria da deputada Mical Damasceno que propõe a criação da “Campanha de Combate aos Golpes Financeiros Praticados contra Idosos no Maranhão”.

A Federação Maranhense de Desportos Aquáticos receberá a I Etapa do Brasileiro de Maratonas Aquáticas. O evento acontecerá nos dias 17 e 18 de julho, no Espigão da Ponta d’Areia, com a participação dos melhores atletas do Brasil.

A Google e a Amazon irão patrocinar o evento BrazilJS Conf 2021, que será realizado em outubro, em Porto Alegre. O encontro é a maior conferência mundial de Javascript, uma linguagem utilizada na programação de computadores, sites e aplicativos.

Um conhecido taxista da Capital está circulando pela cidade vestido de profissional da saúde. Ele justifica: – Espero lembrar a todos que essas pessoas da mais alta grandeza merecem nossa gratidão.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, participou, na terça-feira, no Palácio dos Leões, de uma reunião com o governador Flávio Dino, o secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, e o prefeito do município de Benedito Leite, Ramon Barros, para o qual foi anunciado um pacote de obras. Obras essas que começarão a ser executadas em julho, que é o mês de aniversário da cidade.

DE RELANCE

Conteúdos educativos
O Maranhão e a Bahia, por intermédio da Fundação Pública Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, firmaram parceria com a finalidade de compartilharem conteúdos educativos para TV. Com a cooperação mútua estabelecida entre os dois estados, a TV Educação Caminho para o Saber (Maranhão) e o Irdeb (rádio e TV Educativa baianas) poderão realizar a cessão recíproca de programação dos dois canais, retransmissão, realização de coproduções, utilização de reportagens e entrevistas, dentre outras ações compartilhadas. A partir do termo de cooperação, a TV Educação – Caminho para o Saber retransmitirá, inicialmente, dois programas produzidos pela Bahia.

Estratégias Competitivas
Ph.D em Gestão pela Business School e mestre em Gestão Empresarial, o professor Anderson Myranda leva todo o seu conhecimento esta semana para a Faculdade de Negócios Faene, onde conduzirá a disciplina de Estratégia para Corporações Competitivas entre os dias 17 e 19. Anderson, aliás, é quem coordenou a elaboração do Planejamento Estratégico da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Axé pra Recordar
Fabrícia, Pepê Júnior, Gargamel e Erickson Andrade são alguns dos artistas locais que participarão, no mês de julho, de um projeto que exaltará o axé: um dos ritmos mais contagiantes do Brasil. Trata-se do evento “Axé pra Recordar”, a ser realizado no dia 11 de agosto, com cinco horas ininterruptas de axé das antigas. O evento, que está sendo preparado com esmero por uma equipe de entusiastas do axé, acontecerá no Denise Ferreira Buffet, no Turu. A produção garante que apenas 100 pessoas terão acesso, devido aos cuidados inerentes à pandemia.

Leitos de UTI
A taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI destinados à Covid-19 na rede municipal de saúde de São Luís apresentou queda. Em relação aos leitos de UTI, a Capital apresenta 82,5% da taxa de ocupação, ou seja, dos 40 leitos disponíveis, 33 estão ocupados. Nos leitos clínicos, dos 80 leitos disponíveis, 47 estão ocupados, o que representa 58,7%.

Expulsão de presidente
A executiva nacional do Partido Democratas anunciou que optou pela expulsão do ex-presidente da Câmara e deputado federal Rodrigo Maia (RJ). Em nota, o partido informou que, após garantir o amplo direito de defesa ao parlamentar, os membros da Executiva apreciaram o voto da relatora, deputada Prof. Dorinha.

Mais vacinas
O Instituto Butantan entregou ao Ministério da Saúde um lote de um milhão de doses da vacina CoronaVac contra Covid-19. Essa remessa é parte das cinco milhões de doses previstas para serem liberadas ao longo do mês de junho para o Programa Nacional de Imunizações. As doses entregues contemplam o segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de vacinas. O primeiro, de 46 milhões, foi cumprido no dia 12 de maio.

Live cultural
A produtora cultural Carla Coreira realiza, neste mês de junho, uma live por semana, com a participação de representantes de grupos de bumba meu boi de São Luís. A primeira aconteceu na semana passada, com o cantador Ribinha de Maracanã, do “Batalhão de Ouro” do Boi de Maracanã. A próxima acontecerá amanhã, com o cantador do Boi da Maioba, Marquinhos. A transmissão acontece pelo Instagram da produtora.

Live cultural 2
Por falar em Carla Coreira, foi ela quem criou e mantém a Capelinha de São Benedito, na Praça da Faustina, no Centro Histórico de São Luís. O local tornou-se referência como ponto de cultura, onde ocorrem rodas de tambor, oficinas, homenagens aos mestres e apresentações de grupos locais, organizadas pela produtora cultural reconhecida nacionalmente pelo seu trabalho voltado para a preservação da cultura popular maranhense.

Para escrever na pedra:
“A esperança é o único bem comum a todos os homens; aqueles que nada mais têm ainda a possuem”. De Tales de Mileto, filósofo e matemático grego.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.