Estado Maior

Novos movimentos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

No início deste mês, o PDT deu demonstração de que tem todo o interesse em se juntar ao projeto de ter o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de volta ao comando do Brasil. E para isso, poderá até sacrificar o seu possível candidato a presidente da República, Ciro Gomes.

Esta possibilidade foi levada aos petistas em reunião com a bancada do PT no Senado, que teve como convidado o senador maranhense Weverton Rocha (PDT). Com isto, a direção nacional do Partido dos Trabalhadores deu aval a membros da legenda no estado a iniciar diálogo com Rocha e o seu PDT.

Ter um nome da dita esquerda fora da disputa e o PDT aliado ao PT, sem dúvida, fortalece o projeto petista. No entanto, esse apoio e o sacrifício de Gomes não será com preço baixo. Fora o de sempre - espaços num possível governo - acordos para as disputas estaduais estão no pergaminho que está sendo escrito para validar o acordo.
E entre os focos nos estados, claro, está o projeto do porta-voz pedetista na reunião do PT. Weverton Rocha - com total aval de Carlos Lupi, presidente nacional do PDT - colocou o apoio a sua possível candidatura ao governo do Maranhão no rol dos apoios que estão sendo costurados pelo ex-presidente Lula e demais petistas.

Para as próximas semanas, por sinal, no Maranhão, petistas começarão a manifestar apoio ao projeto do senador pedetista. Depois disso, pelo cenário, é aguardar a oficialização da direção nacional para a aliança PT/PDT que passará pela disputa do Palácio dos Leões.

Possibilidade
Se o PDT realmente tirar Ciro Gomes da disputa presidencial - pelo menos pela legenda - a situação das alianças no Maranhão complica o vice-governador, Carlos Brandão (PSDB).

Sendo de um partido que terá candidato à Presidência da República e um dos adversários históricos do PT, Brandão poderá ficar somente com apoios pontuais de petistas, mas sem o PT.

Ele ainda pode correr atrás do apoio do PT se o governador Flávio Dino (PCdoB) escolher sua candidatura ao governo pelo seu grupo e entrar na negociação direta com a direção nacional petista.

Tudo leva a Dino
Mesmo com esta negociação nacional, no Palácio dos Leões, há quem acredite que o PT do Maranhão não seguirá outro caminho senão caminhar com o governador Flávio Dino.

Mas, vale lembrar que Dino não será candidato ao governo do Maranhão e, sim, ao Senado. Como provável futuro membro do PSB, tem possibilidades grande de ter o apoio do PT.

Resta saber, em qual chapa majoritária Flávio Dino vai compor para a disputa de 2022. E neste jogo político, os postulantes ao Palácio dos Leões - em quase todas as situações - se veem atrelados aos passos de Dino.

Sem decisão
O deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos) acabou não fechando a negociação para sua filiação ao PSB.

O parlamentar é cortejado por outras legendas, como o PSDB de Carlos Brandão e o PL, de Josimar de Maranhãozinho.

O motivo para não ter decidido seu rumo partidário, o deputado não revelou. Mas nos bastidores, sabe-se que ele busca uma legenda que una seu projeto de 2022 ao de 2024.

Homenagem
O ex-presidente da República José Sarney recebeu uma homenagem do Senado Federal pelos 90 anos de idade (completados em 2020) e por seu legado na história nacional.

Na terça-feira, dia 15, a presidência da Casa promoveu uma solenidade de apresentação da obra “Retrato do Presidente da República do Brasil José Sarney”, pintura do artista português Rui Preto Pacheco.

O quadro foi doado pelo ex-presidente ao Museu da República, no Rio de Janeiro, que cedeu a obra para exposição no Senado até o fim de 2022.

Sem prioridade
Três meses depois de assinar o contrato com o governo russo via Consórcio Nordeste (ato foi feito no dia 17 de março), o governador Flávio Dino (PCdoB) não conseguiu cumprir com sua meta de uso da vacina russa Sputnik V na imunização do estado a partir de abril, devido à posição da Anvisa.

Apesar de aliados defenderem a ideia de que o governo não desistiu de trazer o total contratado - 4,6 milhões de doses - nitidamente o Executivo não trata mais o assunto como prioridade.

Desgaste com a Anvisa e descumprimento de metas pelo governo russo levaram a tal cenário.

DE OLHO

90 mil doses da Janssen chegarão ao Maranhão e 70% delas serão destinadas aos municípios do interior do estado.

Doses extras
Outro fator que gera uma “corrida” menos desenfreada ao imunizante russo é o fato de que, no dia 24 do mês passado, o Maranhão foi contemplado com lote de mais de 300 mil doses de vacinas AstraZeneca.

O fornecimento se deu por um gesto do Ministério da Saúde, após identificação de presença da cepa indiana da Covid-19 em navio fundeado na costa do Maranhão.
Além das doses extras, a Ilha de São Luís recebeu 600 mil testes do novo coronavírus.

E MAIS

• Há um mês e meio, em entrevista coletiva, o governador Flávio Dino informou que o primeiro lote da vacina Sputnik V estava pronta para importação.

• À época, não havia a liberação para uso restrito do imunizante pela Anvisa.

• A previsão do governo é de que as primeiras doses somente sejam recebidas a partir do próximo mês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.