Realinhamento

Revisão da tarifa de energia elétrica no estado será definida dia 18

Audiência pública será conduzida pela Aneel; previsão é que realinhamento chegue a 5,05%

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Previsão é que o reajuste da tarifa de energia chegue a 5,05%
Previsão é que o reajuste da tarifa de energia chegue a 5,05% (conta de luz)

São Luís - A conta de energia elétrica de milhares de consumidores residenciais da Equatorial Maranhão pode ter reajuste de 5,05%. A revisão tarifária da distribuidora é conduzida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e será discutida em audiência pública virtual que será realizada na sexta-feira, 18, às 10h, com transmissão pelo canal da Agência no YouTube (https://www.youtube.com/user/aneel).

No caso da classe de consumidores cativos, os índices propostos de reajustes são de 5,59% para baixa tensão e de 9,05% para alta tensão (indústrias). O efeito médio para o consumidor corresponde a 6,11%.

A audiência pública será a oportunidade para os consumidores conhecerem o processo elaborado pela Aneel. Os interessados em fazer exposição oral durante o evento devem encaminhar os seus vídeos até 12h dessa quinta-feira, 17, conforme orientações indicadas na seção "Documentos disponibilizados" em AP014/2021 no site da agência.

Nos cálculos, foram considerados os custos com encargos setoriais, além de despesas relacionadas às atividades de distribuição, transmissão e aquisição de energia. Vale salientar que são índices preliminares. A definição ocorrerá após análise de contribuições e os índices passarão a vigorar em 28 de agosto deste ano.
A proposta inclui a definição dos correspondentes limites dos indicadores de continuidade de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) da distribuidora, para o período de 2022 a 2025.

Alcance

A Equatorial Maranhão atende aproximadamente 2,5 milhões de unidades consumidoras em 217 municípios maranhenses. A proposta inclui a definição dos correspondentes limites dos indicadores de continuidade de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) da distribuidora, para o período de 2022 a 2025.

Reajuste no sul

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, em reunião da diretoria realizada nesta terça-feira, 15, o reajuste tarifário anual da RGE Sul Distribuidora de Energia S.A., empresa sediada em São Leopoldo (RS) e responsável pelo fornecimento de energia elétrica a cerca de 2,9 milhões de unidades consumidoras.

O reajuste, que passa a vigorar no próximo dia 19, tem efeito médio de 9,95%. O fator que mais impactou o presente processo tarifário foram os custos com as atividades de distribuição de energia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.