Grupo criminoso

Organização interestadual é desarticulada durante operação

Ação policial foi realizada em Timon e cidades do Piauí e os presos são suspeitos de diversos crimes, entre eles o tráfico de entorpecentes e homicídios, principalmente no Piauí

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Operação Contraordem foi deflagrada pela Polícia Civil do Piauí
Operação Contraordem foi deflagrada pela Polícia Civil do Piauí (cerco)

Maranhão - Timon e as cidades piauienses de Teresina, Amarante, Parnaíba e Campo Maior foram alvo da segunda fase da operação Contraordem. Ação foi deflagrada ontem pela Polícia Civil do Piauí, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa interestadual.

O delegado da Polícia Civil do Piauí, Yan Brayner, informou que 28 mandados de prisão foram cumpridos durante a operação. Entre os presos, oito já estavam no sistema prisional, 18 foram alvo de mandados de prisão preventiva e dois foram alvo de prisão em flagrante. Oito pessoas alvo de mandados de prisão não foram localizados e são consideradas foragidas da Justiça.

Somente em Timon os policiais tiveram três alvos e um dos presos também é suspeito de tráfico de drogas. "Essa organização criminosa vem atuando há um certo tempo no Piauí, oriunda do Maranhão. Ela é ligada a diversos crimes e um deles é o tráfico de drogas. A gente vai continuar realizando trabalhos como este, para minar o poder dessa facção", destacou o delegado.

De acordo com o secretário de Segurança do Piauí, coronel Rubens Pereira, a operação é uma resposta das forças de segurança a onda de homicídios registrada nos últimos meses em Teresina. "As organizações criminosas funcionam em rede, por isso a necessidade dessa integração das instituições de segurança para unir força e atuar contra essas facções", frisou o secretário.

Carteira
Os membros da organização criminosa utilizam carteira de identificação para comprovar a filiação ao grupo. O material foi encontrado durante a operação Contraordem. O delegado Yan Brayner disse que na carteira constam dados, como nome completo, apelido e uma senha de identificação. Também aparecem os lemas da organização criminosa e dizeres como: "Paz, justiça, liberdade e união e igualdade para todos" e "Não há vitória sem luta".

Além disso, a carteira de identificação possui uma mensagem de boas-vindas: "Saudações, estamos juntos sempre pelo certo justo e correto, seja bem-vindo(a)”.

"Essas fichas de inscrição eram uma forma da organização criminosa manter o controle de pessoal dos seus membros. Então, foram apreendidas algumas carteirinhas dessas que vão ser anexadas ao bojo da investigação", destacou o delegado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.