Estado Maior

Foco no interior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

Muito se tem falado nos últimos dias a respeito de uma suposta disputa entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís pelo protagonismo da vacinação contra a Covid-19 na capital maranhense.

A despeito do benefício à população que uma “corrida” como essa representa - caracterizada pela ampliação da imunização da população -, há que se pensar racionalmente sobre o assunto.

O governo não é uma prefeitura. E São Luís, não é o Maranhão.

E, já que decidiu também entrar na linha de frente da vacinação - embora o Plano Nacional de Imunização (PNI) tenha definido que esta é uma responsabilidade dos Municípios -, o Governo do Estado precisa, então, direcionar melhor tempo e recursos para garantir uma imunização homogênea dos maranhenses.

Até agora, o Maranhão parece dividido em dois: a capital, São Luís, com quase 70% da sua população adulta já vacinada com pelo menos uma dose; e o interior, onde as prefeituras estão claudicantes, notadamente em razão da falta de doses.

Por esse prisma - e, principalmente, levando-se em consideração que São Luís está muito mais avançada que a média nacional no quesito vacinação - já passa da hora de o Executivo estadual lançar um olhar mais atento para o interior, deixando, pelo menos por ora, a disputa de lado.

Assim, ajudará muito mais a cidade de São Luís a efetivamente contribuir para a imunização maranhense. Sob pena de criar um Maranhão imunizado, na Ilha, e outro ainda refém da Covid-19, no continente.

Vai mesmo?
Membros do PDT dão como certa a filiação aos seus quadros do atual secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela.

O titular da SSP tem interesse, desde 2018, de ser candidato a deputado federal, e também está de saída do PCdoB.

Aliados mais próximos dele, no entanto, temem pela mudança de partido, por acreditar que ele não terá o apoio necessário dos pedetistas - atualmente com outras prioridades.

Apoio
O deputado federal André Fufuca declarou na manhã de terça-feira, 15, o apoio do PP à candidatura do senador Weverton Rocha (PDT) a governador.

Em entrevista ao quadro Bastidores, do Bom Dia Mirante, Fufuca revelou que chegou a esta decisão após conversar com as bases estaduais e nacionais do partido.

– Eu tive o cuidado de conversar com todos os membros do Progressistas, tanto as lideranças municipais quanto as nacionais; e decidimos – afirmou.

Ainda não
Embora muito mencionada pela imprensa - local e nacional - a saída do governador Flávio Dino do PCdoB para o PSB ainda não é algo decidido por ele.

O (ainda) comunista classifica essa mudança partidária muito mais como uma “possibilidade” do que como uma decisão efetivamente tomada.

– Vamos esperar essa votação para definir. Não há muita agonia porque temos prazo, mas a questão principal é essa: convergir, unir e ver quais são as regras do jogo. A mudança para o PSB é uma possibilidade; ainda não é uma decisão – explicou Dino.

100 dias
Completando 100 dias como corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, a desembargadora Angela Salazar apresentou na semana passada um relatório do seu “trabalho silencioso”, como ela mesmo definiu.

Durante a sessão de julgamentos do TRE da última quinta, 10, Salazar prestou contas do que tem feito como corregedora desde que assumiu em 1º de março de 2021.

Destacou, por exemplo, reuniões realizadas com magistrados; o lançamento do painel de produtividade para análise de dados estatísticos; e o estabelecimento de prazos para migração de processos físicos, sendo parabenizada pelos demais membros da Corte.

Serviços
O deputado César Pires fez um apelo ao governo estadual para que garanta o atendimento da população de Araioses no Hospital Regional e na unidade do Viva Procon da cidade.

Na sessão virtual de ontem, ele voltou a denunciar o atraso no pagamento de salários dos profissionais de saúde que trabalham no hospital, e revelou que a administração da prefeita Luciana Trinta não tem honrado o aluguel do imóvel onde funciona o Procon.

- Principalmente agora, em momento de pandemia, essa situação deveria ser averiguada - enfatizou.

Destaque
Destaque nacional no quesito vacinação contra a Covid-19, São Luís é uma espécie de esteio do Maranhão nesse assunto.

Atualmente, o estado ocupa a 18ª posição no ranking nacional de vacinação, com 1,7 milhão de primeiras doses aplicadas - algo em torno de 24% da população maranhense.

No entanto, tirando-se a população da capital, e as mais de 480 mil primeiras doses aplicadas na cidade, o número de primeiras doses em todo o estado cairia para 1,2 milhão - e o percentual de vacinados para perto de 20%, derrubando o Maranhão para 24ª colocação.

DE OLHO

600 mil doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas foi a marca ultrapassada ontem pela cidade de São Luís, sendo quase 500 mil primeiras doses.

E MAIS

• Alcântara também pode ser destaque nacional ao garantir a aplicação de pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19 em toda a população adulta.

• Outro destaque estadual na vacinação contra o novo coronavírus é a cidade de Santa Rita, que já aplicou uma dose em 100% da população quilombola adulta.

• A Assembleia Legislativa aprovou ontem Medida Provisória que amplia a possibilidade de refinanciamento de débitos referentes ao ICMS.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.