Pandemia

Fiocruz mantém alerta crítico na taxa de ocupação de UTIs em SL

Secretaria Municipal de Saúde (Semus) afirma que leitos disponíveis atendem à atual demanda da capital e que faz monitoramento diário da ocupação de leitos; taxa de ocupação até ontem de manhã, era de 87,5%

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Segundo a Fiocruz, Maranhão está no estado crítico da taxa de leitos
Segundo a Fiocruz, Maranhão está no estado crítico da taxa de leitos (mapa leitos)

São Luís – O último boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado no dia 9 de junho, mostra que São Luís segue em estado de alerta quanto ao número de leitos de UTI, do Sistema Único de Saúde (SUS), disponíveis para tratamento do novo coronavírus. O levantamento levou em conta as atualizações dos dias 31 de maio a 7 de junho de 2021. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), afirmou que a quantidade de leitos supre a necessidade atual e que estuda, diariamente, a possibilidade de inserção de novos leitos de UTI para a capital.

Em nota, a Semus frisou, que a ocupação de leitos de UTI para a Covid-19 na rede municipal, conforme a última atualização é de 87,5%, o que atende à demanda específica de pacientes.

“A Semus informa que faz o monitoramento diário da ocupação de leitos e que a ampliação do quantitativo está em constante discussão pela equipe técnica do Município. A medida integra o Plano Municipal de Enfrentamento à Covid-19”, ressaltou a pasta.

Leitos disponíveis
Em 2020, havia 40 leitos de UTI na rede pública, que foram desativados na gestão passada. Em 2021, por determinação do atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), foram disponibilizados 40 leitos de UTI no Hospital da Mulher e no Hospital Universitário. Além destes, leitos de suporte avançado e tratamento clínico também estão disponíveis, totalizando 120 leitos clínicos e de UTI destinados para a Covid-19 na rede municipal.

Maranhão
De acordo com o informativo da Friocruz, as taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos se mantém em relativa estabilidade, em níveis muito elevados. “As poucas quedas mais significativas do indicador se deram em Rondônia (de 72% para 62%), Espírito Santo (de 76% para 68%) e Mato Grosso (de 95% para 87%), com os dois primeiros estados se mantendo na zona de alerta intermediário e o último na zona de alerta crítico”, destaca trecho do boletim.

O Maranhão, se mantém na zona de alerta crítico, com o indicador saindo de 83% para 90%. De fato, nos dias analisados pela pesquisa, a média da taxa de ocupação de leitos de UTI ficou em 92,61%, e nesta segunda-feira, 14, última atualização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), até o fechamento desta edição, a taxa estava em 93, 55%.

“As taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS observadas em 7 de junho apontam para a persistência de quadro grave de sobrecarga no sistema de saúde pela Covid-19. Em face da vacinação dos idosos e maior exposição de adultos jovens tem havido uma mudança no perfil etário de pacientes internados, que talvez venha incorrendo em maiores tempos de permanência hospitalar. […] Entretanto, a situação predominante é, indubitavelmente, de descontrole da pandemia”, reforçou documento da Fiocruz.

O Estado também entrou em contato com a SES, para saber se há a possibilidade da adição de novos leitos de UTI para a Grande Ilha de São Luís, mas até o fechamento desta edição, não obteve resposta.

SAIBA MAIS

Números SES

  • 93,55% taxa de ocupação leitos de UTI
  • 91,54% taxa de ocupação leitos enfermaria
Atualização de 14/06/2021

Números Semus

  • 87,5% taxa de ocupação leitos de UTI
  • 56,2% taxa de ocupação leitos enfermaria
Atualização de 14/06/2021

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.