Enfrentamento ao coronavírus

Vigilância Sanitária notifica e interdita estabelecimentos na Ilha

Ações, realizadas durante o fim de semana, tiveram objetivo de fiscalizar se pontos comerciais estão cumprindo as medidas sanitárias para evitar a proliferação do novo coronavírus

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Agentes de fiscalização fazem checagem em estabelecimento comercial
Agentes de fiscalização fazem checagem em estabelecimento comercial (fiscalização covid)

São Luís - Um total de 108 ações de fiscalização, 19 estabelecimentos notificados, entre eles, nove interditados. Este foi o resultado do trabalho realizado durante o fim de semana na Ilha pela equipe da Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual da Saúde (SES) com o objetivo de inspecionar se os pontos comerciais estão cumprindo os protocolos de prevenção à Covid-19 e as determinações do Decreto nº 36.762, de 28 de maio deste ano, do governo estadual.

A SES informou, por meio de nota, que a fiscalização é realizada pelos técnicos da Vigilância Sanitária, com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militares, Procon, Vigilâncias Sanitárias Municipais de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. No decorrer do fim de semana, 108 ações de fiscalização sanitária foram realizadas na Região Metropolitana de São Luís, resultando em 19 pontos comerciais notificados, cinco intimações e nove interdições.

As ações de fiscalização estão acontecendo diariamente, em três turnos, incluindo sábados, domingos e feriados, focadas na verificação dos protocolos sanitários de enfrentamento da pandemia da Covid-19 vigentes, assim como a busca por estabelecimentos que estejam descumprindo as restrições previstas no decreto estadual.

Segundo a SES, os casos do novo coronavírus a cada dia estão aumentando em todo o estado. Um levantamento mais recente mostram que o Maranhão tem 301.238 casos confirmados da Covid-19, com 29.013 casos ativos e 8.544 óbitos. Somente em São Luís, um total de 41.213 casos confirmados e 2.237 pessoas morreram em razão das complicações dessa enfermidade, desde o início da pandemia, no ano passado.

Os hospitais da Grande Ilha estão com os leitos destinados a pacientes da Covid-19 no limite. A taxa de ocupação dos leitos de enfermaria chegou a 92,11%. Dos 532 leitos, apenas 42 estão livres. Enquanto, a taxa de ocupação dos leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) atingiu 94,27%, ou seja, 263 estão com pacientes graves.

Máscara essencial
O governador do Maranhão, Flávio Dino, se manifestou sobre orientação nacional de desobrigar o uso de máscaras para quem já vacinou ou já teve Covid-19. “Um gesto ofensivo ao bom senso, tal qual tirar o colete salva-vidas, enquanto se está no meio do oceano. Sublinho a irresponsabilidade que é, nesse momento, falar em retirar o uso de máscaras. O Brasil não chegou a esse patamar de condição sanitária. A máscara é, nesse momento, o nosso colete salva-vidas. Independentemente de eventuais orientações nacionais, no Maranhão, permanece e permanecerá em vigor, enquanto necessário for, a norma que determina o uso de máscaras em locais de aglomeração pública”, enfatizou Dino.

Ele também prorrogou até o próximo dia 21 as medidas restritivas para combater o novo coronavírus. Sendo assim, eventos com até 100 pessoas são permitidos até 23h; comércio e indústria podem funcionar das 9h às 21h; bares e restaurantes, até as 23h; supermercados, das 6h às 0h.

Também a administração pública estadual, igrejas, supermercados, academias, salões, bares e restaurantes devem funcionar com 50% da capacidade. Grupos de risco imunizados podem retornar ao trabalho, exceto gestantes. Os eventos do Governo do Estado permanecem suspensos; eventos privados e municipais são decididos pelos prefeitos; e prossegue a fiscalização diária dos protocolos sanitários.

SAIBA MAIS

A Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado já realizou 10.065 ações de enfrentamento à Covid-19 desde março de 2020. Foram 8.981 inspeções em estabelecimentos comerciais, 917 blitze para verificação do cumprimento das normas restritivas, 121 barreiras sanitárias no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado e 46 barreiras de trânsito na capital São Luís.

NÚMEROS

  • 108 ações de fiscalização sanitária realizadas no fim de semana na Ilha
  • 19 notificações feitas pela Vigilância Sanitária
  • 9 estabelecimentos interditados

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.