Solidariedade

Super-heróis participam de atividade em prol da doação de sangue

Alunos do Colégio Adventista foram para o trânsito da Avenida Daniel de La Touche, vestidos de super-heróis, para incentivar o ato de amor e solidariedade

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Vestidos de super-heróis, estudantes realizaram campanha por doação de sangue em avenida
Vestidos de super-heróis, estudantes realizaram campanha por doação de sangue em avenida (sangue)

São Luís - Uma grande mobilização de incentivo à doação de sangue foi realizada ontem, na Avenida Daniel de La Touche, comandada por alunos do Colégio Adventista. Vestidos como super-heróis, os estudantes abordaram motoristas pedindo ajuda para que salvassem vidas. Enquanto isso, outros alunos, pais e pessoas da comunidade exercitavam a solidariedade no posto móvel do Hemomar, montado no estacionamento da escola.

“Soube da iniciativa e vim com o meu filho para doar. Não é a primeira vez que faço essa doação, pois já doei outras vezes. É um ato de amor e solidariedade, com certeza. Eu também posso vir a precisar um dia”, disse Benedito Vieira, de 42 anos, que doou sangue.

Gesto solidário
A aluna Ingrid Carneiro Costa também participou da ação como doadora. “Estou muito feliz. Desde que completei meus 16 anos que venho pedindo para a minha mãe para doar sangue, pois a gente começa entender que doar sangue, além de um gesto solidário, é um gesto de amor e bondade. Saber que eu, com 17 anos, posso ajudar até quatro pessoas é muito especial”, disse.

Segundo Raul Souza, um dos professores que coordenaram a iniciativa, a escola trabalhou com os pais a importância do exemplo. “Sobre a oportunidade de praticar este ato de humanidade com o filho, um ensinamento que certamente vai perdurar e teremos mais doadores”, explicou.

Desde o início da pandemia o Hemomar enfrenta dificuldades para manter o abastecimento do banco de sangue que atende os maiores hospitais. O isolamento social e a desinformação sobre as regras para doar após contaminação ou mesmo vacina são os maiores impedimentos. A captação tem sido feita em igrejas e empresas, mas com bastante dificuldade. Para ter segurança, o Hemomar deveria receber cerca de 250 doações por dia, mas há dias que não alcançam nem 100 doações.

O posto de coleta móvel do Hemomar funcionou durante todo o dia no estacionamento do Colégio Adventista. Ao todo, mais de 1500 estudantes participaram da ação. Valma Costa, coordenadora de coleta externa do Hemomar, salientou que a iniciativa foi de suma importância.

“Neste momento de pandemia, nós precisamos aumentar o estoque no Hemomar para que não falte para ninguém. Agradecemos à Escola Adventista e à Igreja Adventista, que é uma grande colaboradora nas nossas doações de sangue. Peço que não seja somente neste momento de pandemia, mas que sempre tenhamos essa ação voluntária de sangue. Os alunos já vão aprendendo como é doar sangue e, acima de tudo, dão uma prova de amor”, disse Valma Costa, lembrando que quem já teve Covid-19 só pode doar depois de 30 dias de curado.

SAIBA MAIS

PARA DOAR É PRECISO:

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, precisam apresentar documentos e formulário de autorização dos responsáveis).
  • Pesar no mínimo 50kg.
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
  • Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação e RNE-Registro Nacional de Estrangeiro).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.