COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
O MESTRE Nacional de Xadrez Nicolau Duailibe Leitão ministra hoje a aula inaugural da escola de xadrez Prof. Luiz Pinho Rodrigues, do Colégio Dom Bosco, da qual também será o técnico
O MESTRE Nacional de Xadrez Nicolau Duailibe Leitão ministra hoje a aula inaugural da escola de xadrez Prof. Luiz Pinho Rodrigues, do Colégio Dom Bosco, da qual também será o técnico

Dom Bosco lança Escola de Xadrez

Muito mais que um jogo que exige estratégia e velocidade de decisão, o xadrez é mundialmente conhecido e cientificamente reconhecido como uma poderosa ferramenta pedagógica, que entre outros benefícios, auxilia na memória e concentração, desenvolve o raciocínio analítico-sintético, o poder de decisão, o autocontrole e facilita a aprendizagem de línguas estrangeiras.

Detalhe: com a possibilidade de poder ser jogado online, o xadrez só cresceu com a atual pandemia.

Quem sabia muito bem do poder do xadrez era o falecido professor Luiz Pinho Rodrigues, que além de ter sido campeão universitário de xadrez, foi precursor do jogo no Maranhão, tendo sido o responsável por introduzi-lo nas escolas maranhenses. Ele foi, também, técnico da equipe de xadrez do Colégio Dom Bosco e formou campeões na modalidade, a exemplo da família Leitão, com pai e filhos campeões nacionais e tendo o maranhense Rafael Leitão, como campeão mundial de xadrez por duas vezes e até hoje é o número um brasileiro da modalidade.

Agora, em alusão ao centenário de nascimento do Prof. Luiz Pinho Rodrigues, o Colégio Dom Bosco lança a sua nova escola de xadrez com o nome do homenageado, com oferta de turmas para alunos da escola, nos níveis iniciante e avançado, a partir de 10 anos. As aulas serão ministradas por Nicolau Duailibe Leitão, Mestre Nacional de Xadrez e ex-aluno e campeão de xadrez pelo Colégio Dom Bosco.

A aula inaugural online será nesta terça-feira para os alunos do Dom Bosco já inscritos. Para o técnico Nicolau Leitão o objetivo dessa escola de xadrez será não só formar novos campeões da modalidade, mas acima de tudo, ajudar os alunos a atravessarem essa pandemia e a vida, com melhor controle emocional e mais habilidades fortalecidas pelo jogo.

Desrespeito na orla
É notório que o ritmo de vacinação em São Luís ganhou velocidade com as ações mais enérgicas tanto da Prefeitura quanto do governo estadual. Mas, se por um lado a logística ganhou fôlego, por outro o desrespeito aos protocolos sanitários aumentou.

No fim de semana, a Avenida Litorânea era o termômetro da falta de consciência e de solidariedade para com milhares de pessoas que estão “partindo desta para outra”, vítimas do novo coronavírus, bem como para com aqueles pacientes internados com a doença nas diversas unidades de saúde.

Distanciamento social e uso de máscaras são regras que passaram longe dali. Bastava um passeio de carro pela orla para se testemunhar a falta de respeito de alguns cidadãos, sendo a maioria jovem: bares lotados, aglomerações no parquinho, rapazes e moças caminhando sem proteção e outros absurdos.

Para o poder público fica muito difícil monitorar e fiscalizar. O ideal seria que os próprios empreendimentos tomassem uma atitude para evitar esses abusos.

“Mundos” de Ravley
Com pegada pop, toques eletrônicos, letras não óbvias que brincam com os sentidos das palavras e a não linearidade das frases, o cantor maranhense Paolo Ravley, radicado na França, mas que retornou ao Maranhão por causa da pandemia, vai lançar um videoclipe para a inédita, dramática e sentimental faixa-título de seu próximo álbum, “Mundos”, previsto para o segundo semestre de 2021. O lançamento acontecerá nos dias 23 (música) e 24 (clipe).

Na sonoridade, pads, leads e programação de beats dão o tom etéreo e, também, indie do projeto. A versão audiovisual é, mais uma vez, produzida em parceria com JrFranch, responsável por também assinar as canções “Pôr do Sol” e “Pele Morena”, ambos disponíveis no YouTube.

Em “Mundos”, filmado nos Lençóis Maranhenses, o cantor e compositor surge dançando e interagindo com uma figura toda trajada de preto, simbolizando sua própria imagem e todas as emoções, buscas e movimentos de vida que o embalam.

Revacinação
Com o crescente número de relatos de internação e óbitos de idosos acima de 70 anos, mesmo imunizados com a Coronavac, começou um movimento pela revacinação desse público, por meio de uma ação civil pública junto à Procuradoria Geral do Ministério Público, Defensoria Pública do Estado do Maranhão e Defensoria Pública da União no Maranhão.

A ação é sustentada, principalmente, por um estudo realizado recentemente revelando que a Coronavac apresentou uma eficácia média de 48,9% em idosos acima de 70 anos e de 28% em pessoas com 80 anos ou mais, bem abaixo da média aceita pela Organização Mundial da Saúde.

Chegou Junho Vermelho
Criada com o objetivo de alertar para a importância da doação de sangue, a campanha “Junho Vermelho” reforça as ações anuais que buscam captar doadores para os bancos de sangue e aumentar o volume de doações. O mês foi escolhido também porque abriga o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho. A data, criada pela Organização Mundial de Saúde, foi marcada em São Luís por uma ação especial realizada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemomar).

TRIVIAL VARIADO
Uma troca na bancada do PT deverá ser efetivada hoje, na Assembleia Legislativa. Sai de licença do mandato para tratamento de saúde o deputado estadual Zé Inácio e assume o jornalista Luiz Henrique. A troca já havia sido anunciada pelos petistas ao governador Flávio Dino, na semana passada, em reunião no Palácio dos Leões.

Parece incrível, mas, mesmo com cerca de 2 mil pessoas morrendo por dia de Covid-19 no Brasil, há quem se recuse a receber a vacina da AstraZeneca por medo dos efeitos colaterais.

No assunto: os governantes e os especialistas não cansam de dizer que "vacina boa é vacina no braço", já que todas as que estão sendo aplicadas no Brasil receberam o aval da Anvisa.
Portas, novo disco de Marisa Monte, começa a se mostrar nas plataformas digitais com a chegada do single Calma (dela em parceria com Chico Brown, neto de Chico Buarque). O último álbum de MM com canções inéditas saiu em 2011. Distribuição será da Sony.

A Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado aplicaram ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19 em 35 mil pessoas na Capital, no último fim de semana.

O Dia dos Namorados, celebrado no último sábado, contribuiu para a elevação da taxa de ocupação em hotéis na Capital: a taxa chegou a 84% em se tratando de empreendimentos na área da Avenida Litorânea, ou seja, percentual semelhante ao que se observa no Réveillon.
Durante convenção nacional do Patriota, o senador Flávio Bolsonaro disse que, antes de decidir sobre eventual filiação ao partido, o presidente Jair Bolsonaro aguarda a sigla resolver questões internas. A legenda, porém, continua rachada.

A perda do emprego ao longo da pandemia afetou mais os brasileiros mais pobres, o que fez a desigualdade de renda proveniente do mercado de trabalho subir a um recorde histórico no primeiro trimestre de 2021, segundo levantamento do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas.

A Deck Disc acaba de disponibilizar nos aplicativos de música cinco álbuns de Elza Soares que estavam fora de catálogo: Elza Soares (1974), Nos Braços do Samba (1975), Lições de Vida (1976), Pilão+Raça = Elza (1977) e Grandes Sucessos de Elza Soares (1978).

DE RELANCE

Doação de livros
O Tribunal de Justiça do Estado lançou uma campanha de doações de livros de diversos gêneros literários para a criação de uma biblioteca destinada a mulheres e seus dependentes acolhidos na Casa Abrigo do órgão. O projeto da Cemulher, sob a coordenação do desembargador Cleones Cunha, pretende melhorar o acesso das pessoas acolhidas na Casa Abrigo a livros e fontes de informação, em suas residências e comunidade. A iniciativa também visa suprir a carência de meios de entretenimento durante o acolhimento institucional.

Elogios de Roseana
Sempre atenta ao que acontece no Maranhão, a ex-governadora Roseana Sarney usou suas redes sociais para elogiar o trabalho do prefeito de São Luís Eduardo Braide, na condução do programa de vacinação contra a Covid-19. Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que a capital já tem 577 mil doses de imunizantes aplicadas desde o início da campanha. Nos últimos dias, manteve-se a média superior a 15 mil doses aplicadas por dia.

Campanha “Amor em dobro”
Foi conhecida ontem, a quarta vencedora da campanha “Amor em dobro”, promovida pelo São Luís Shopping. A consumidora Lúcia de Fátima Lima ganhou o prêmio de R$ 5 mil em vale-compras. Nessa quarta-feira, amanhã, acontece o tão esperado sorteio do carro Peugeot zero quilômetro.

Profissionais da imprensa
A primeira vítima do novo coronavírus na capital maranhense foi o radialista Roberto Fernandes, que faleceu em abril do ano passado. De lá para cá, vários outros profissionais já nos deixaram. É que, desde o início da pandemia, entre as categorias que nunca pararam estão os profissionais da comunicação, sempre na linha de frente para deixar a população bem informada sobre os fatos relacionados à doença e a respeito de outros assuntos de interesse da sociedade.

Atividades remotas
A Câmara Municipal de São Luís prorrogou a suspensão das atividades presenciais por mais uma semana. A medida foi tomada em virtude da quantidade de casos de Covid-19 na capital maranhense que ainda continua elevada. As atividades presenciais ficam suspensas até a próxima sexta-feira. A medida está presente na Resolução Administrativa divulgada sábado pelo presidente da Casa, vereador Osmar Filho.

Dividido em três fatias
Um olhar apressado para a nova pesquisa XP/Ipespe, espécie de bússola do mercado financeiro, pode passar a ideia de que um segundo turno entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula é a única hipótese possível para o Brasil em 2022. Ao debulhar os números pode-se extrair a conclusão de que, embora remota, a possibilidade de prosperar uma terceira via não deve ser descartada.

Dividido em três fatias...2
Faltando pouco mais de 18 meses para a eleição, o que a pesquisa mostra é um país dividido em três fatias na largada: os que estão fechados com Bolsonaro, os que querem a volta de Lula e os que não querem nenhum dos dois, mas não têm um candidato único para chamar de seu. Entre este outono e a primavera de 2022 o cenário pode mudar, a depender da economia, da evolução da pandemia, dos erros e acertos dos que entrarem no páreo.

Cenário estável
Os novos casos de Covid-19 continuam aumentando, dentro da margem de estabilidade, conforme o novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. O total de novos casos registrados marcou aumento de 3% sobre a semana anterior. Na Semana Epidemiológica 22 foram confirmados 435.825 novos casos, contra 424.161 na semana anterior. A média móvel de casos ficou em 62.261. O resultado da semana 22 mostra uma retomada do crescimento da curva de casos após uma queda na semana anterior. A redução dos novos diagnósticos positivos de Covid-19 foi iniciada em março, com um aumento na semana 13.

Para escrever na pedra:
“A saudade é o que faz as coisas pararem no Tempo”. De Mario Quintana, poeta gaúcho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.