Exame nacional

Pagamento da inscrição do Revalida 2021 é até quarta-feira, 16

GRU Cobrança deve ser gerada por meio do Sistema Revalida; pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(médico / revalida/ saúde)

São Paulo - Os médicos que se inscreveram para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021 têm até a próxima quarta-feira, 16 de junho, para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 330,00. O pagamento deve ser feito por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.

O boleto referente ao pagamento da taxa de inscrição do Revalida 2021 deverá ser gerado pelo sistema do exame. Não será confirmada a inscrição cujo pagamento for efetuado por meio de GRU gerada fora do sistema ou do prazo estabelecido. As inscrições somente serão confirmadas após o processamento do pagamento da taxa.

Revalida

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

O objetivo do exame é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.