Literatura

Moradores em situação de rua se tornam visíveis em livro de ativista negro

Livro do pastor e ativista negro norte americano Terence Lester, é um convite para ter compaixão por quem vivencia a pobreza extrema

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(Livro )

São Paulo – É com o intuito de gerar reflexão sobre a população que vivem em situação de rua, além de humanizar e os tornar visíveis, que Terence Lester, ativista negro, fundador e diretor executivo da Love Beyond Walls – organização dedicada ao cuidado de moradores em situação de rua e marginalizados em geral –, escreveu o livro Invisíveis: Como o amor nos abre os olhos para pessoas marginalizadas, lançamento da Mundo Cristão.

Atualmente, quase 222 mil brasileiros vivem nas ruas. Uma população que cresceu mais de 140% desde 2012 segundo recente pesquisa do IPEA e, com a crise acentuada da Covid-19, tende a se agravar no contexto pós-pandêmico. A dura realidade é que esses homens, mulheres e crianças passam despercebidos, seja pela correria diária ou a insensibilidade fundamentada na falta de informação ou na concepção de estereótipos que despersonalizam essa parcela da população. É pensando nesse contexto que Terence denuncia gravíssimos problemas sociais, apresenta maneiras efetivas e comprovadas de tratar da pobreza na prática.

Longe de desafiar o leitor a fazer caridade, o escritor o convida a ressignificar a própria existência, assumindo o serviço como um estilo de vida. “É necessário ouvir as histórias daqueles que vivenciam essas realidades: as crianças nascidas nas ruas, pessoas que perdem tudo por causa do falecimento de um ente querido ou em razão de problemas de saúde inesperados, jovens nas ruas em decorrência da instabilidade de suas famílias ou porque se identificam com a comunidade LGBTQ+, mulheres que tentam escapar de violência doméstica e pessoas que perderam um emprego com bom salário.” (Invisíveis, p. 19)

Ao longo de dez capítulos, o autor cria um pano de fundo humanizado e factual, para que o leitor entenda a complexidade de temas como a pobreza e a situação de rua. A cada novo insight desta ampla investigação, Terence contribui de modo inovador para a desconstrução de crenças equivocadas em torno do assunto para que a pobreza seja enxergada com novos olhos.

A pré-venda do está disponível através do site da Amazon.

Sinopse

Eles estão presentes nas ruas das médias e das grandes cidades do Brasil. Um contingente populacional desassistido cujo número, embora crescente, torna-se invisível aos nossos olhos. E não nos importamos com o que não vemos. Terence Lester, ao contrário, tem os olhos focados na população de rua dos Estados Unidos, a qual, como ocorre por aqui, também tem se ampliado substancialmente. Invisíveis trata da prática cristã em sua perspectiva mais radical: o que significa amar o próximo? Como nossa pobreza espiritual nos impede de lidar com a miséria de nossas cidades? Terence desafia o leitor a abrir os olhos e ver. Um importante primeiro passo.

Sobre o autor

Terence Lester é fundador e diretor executivo da Love Beyond Walls, organização dedicada ao cuidado de moradores de rua e marginalizados em geral. É casado com Cecilia e pai de Zion Joy e Terence II.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.