Imunização Covid-19

Governo quer vacinar a população adulta de Alcântara em uma semana

A estimativa é do governo maranhense. De acordo com o secretário de Comunicação do Estado, Ricardo Cappelli, o ritmo da campanha na cidade levou a estimativa

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Profissional aplica dose em representante da população de Alcântara
Profissional aplica dose em representante da população de Alcântara (Vacinação Alcântara)

A cidade histórica de Alcântara – distante via terrestre pouco mais de 90 quilômetros da capital, São Luís, deverá ser a primeira cidade maranhense a vacinar toda a população adulta (acima de 18 anos de idade) contra a Covid-19. A estimativa é do governo local. De acordo com a administração estadual, a meta é proteger toda a população já com a segunda dose do imunizante em até uma semana.

De acordo com o secretário de Comunicação do Estado, Ricardo Cappelli, o ritmo da campanha na cidade, que avançou com mutirões sendo realizados na cidade, levou ao quadro. “O estado com a menor taxa de mortalidade por coronavírus do Brasil será também o primeiro a imunizar uma cidade inteira. Será a bela e história Alcântara, no Maranhão”, escreveu o secretário em sua conta no Twitter.

A informação foi confirmada a O Estado pela secretária de Saúde de Alcântara, Sormanne Branco. Segundo ela, apenas mil pessoas que não tomaram anteriormente a primeira dose estarão pendentes. “Esta é uma boa garantia de que temos a proteção contra a doença para a nossa população”, disse.

Dados referendados pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES) apontam que, até a última atualização da campanha, das 26.037 doses recebidas, 13.550 foram aplicadas na população alcantarense foco da campanha, correspondendo a pouco mais de 52% da população local. As vacinas aplicadas na cidade são AstraZeneca.

Ontem (14), representantes da SES estiveram na cidade histórica para a promoção de “uma força tarefa”, para garantir a vacinação da população acima de 18 anos de idade. Em vários pontos da cidade (região central e escolas) as doses foram recebidas. Para garantir a “vacinação em massa”, equipes da Força Estadual de Saúde e da secretaria local estão presentes na cidade.

Segundo o governo, a cidade de Alcântara seria inclusive a primeira do país a atingir este estágio de população integralmente vacinada. Em São Paulo, entre os dias 17 de fevereiro e 11 de abril, na cidade de Serrana – distante 300 quilômetros da capital paulista – 95,7% da população local (equivalente a 45.600 pessoas) foi vacinada.

Por enquanto, na cidade paulista, os índices de infecção foram reduzidos de forma drástica. No entanto, Serrana ainda segue com a com prevalência das medidas de distanciamento social. Até este mês, a prefeitura local ainda negociava com o governo de São Paulo a flexibilização das medidas.

Taxas ainda altas

Apesar de estabilidade nos dados de óbitos no Maranhão, as taxas de ocupação de leitos de UTI e clínicos na Grande Ilha, por exemplo, seguem altos.

Até domingo (13), segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o percentual de ocupação de leitos era superior a 90%. De acordo com o governador Flávio Dino (PCdoB), novos mutirões serão realizados em cidades do interior mas, por enquanto, o gestor não anunciou novos projetos de ampliação de leitos no Maranhão.

Expansão

O Governo do Estado informou a expansão do Arraial da Vacinação contra a Covid-19 para outros bairros da Grande Ilha e cidades do interior do estado. Este trabalho é feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e tendo a parceria com as prefeituras.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, ainda no domingo, 13, utilizou as redes sociais para afirmar que o Arraial da Vacinação ainda nesta semana vai ocorrer na região da Cidade Olímpica e para outras cidades do interior. “Até o dia de São Marçal, 30 de junho, os Arraias vão continuar, ajudando a agilizar a imunização da população”, disse Dino.

No município de Timon, distante 450 quilômetros de São Luís, foi registrado mutirão, no sábado, 12, das 8h às 18h, em sistema drive-thru.

Governo e Prefeitura da capital seguem em divergência sobre dados da Covid-19

Em meio à corrida em prol da vacinação, o Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís seguem em divergência de dados sobre as doses recebidas e aplicadas na capital maranhense contra a Covid-19. Enquanto o Estado contabiliza, na capital, 708.101 doses recebidas, a Prefeitura por sua vez notificou 624.127, uma diferença de 83.974 doses.

No quesito das doses aplicadas, por sua vez, enquanto o governo maranhense informa que, na capital, foram aplicadas 499.277, a Prefeitura soma neste quesito 63 mil doses a mais. Segundo a Prefeitura, ao contrário do que disse o governo, 568.449 doses foram aplicadas (incluindo primeira e segunda doses).

Nem o governo e nem a Prefeitura informaram acerca do porquê das divergências de números acerca dos dados. Hoje (15), a vacinação prossegue normalmente em nove locais distribuídos pela capital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.