Violência em alta

15 homicídios dolosos registrados em 14 dias na Ilha, aponta a SSP

Média é de um assassinato por dia; 60% dos casos foram ocasionados por arma de fogo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Pedro Lucas foi assassinado ontem, no Jardim São Cristóvão
Pedro Lucas foi assassinado ontem, no Jardim São Cristóvão (IML)

São Luís - Ocorreram 15 homicídios dolosos nos primeiros 14 dias deste mês, na Grande Ilha, 60% dos casos ocasionados por arma de fogo, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). A média de uma morte por dia. Um dos últimos registros ocorreu na manhã de segunda-feira, 14, no Jardim São Cristóvão, tendo como vítima Pedro Lucas Guterres de Araújo.

A polícia informou que a vítima foi abordada, nas proximidades de sua residência, por dois homens. Ele levou vários tiros, inclusive na cabeça, e morreu no local. Os suspeitos fugiram em um veículo Gol branco, de placas não identificadas.

Policiais militares foram acionados e isolaram a área até a chegada dos peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) e da equipe da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP). O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para ser autopsiado e, logo após, liberado para os familiares.

Há informações que o crime teria sido motivado por dívida de drogas e a polícia informou que a vítima tinha registro criminal por consumo de entorpecentes. O caso está sendo investigado pela equipe da SHPP, mas até a tarde de ontem não havia registro de prisão dos criminosos.

Outros casos
Somente no fim de semana ocorreram três homicídios. Uma das vítimas foi Jakeline de Oliveira Sousa, de 23 anos. O crime ocorreu no último sábado, 12, na Vila Samara, área da Estiva. O delegado da SHPP, Marconi Matos, informou que a jovem foi decapitada e o corpo abandonado na estrada de ferro.

Ainda segundo o delegado, os familiares da vítima contaram para a polícia que Jakeline Sousa era usaria de álcool e drogas. Na noite de sexta-feira, 11, ela teria matado a golpes de faca Adail José Carvalho Filho. Um presidiário de Pedrinhas teria ordenado a faccionados para assassinarem a jovem.

Marconi Matos contou que ela foi arrastada por mais de quatro metros e jogada na estrada de ferro. Os criminosos tentaram amputar as mãos e os braços da vítima. “A jovem teria sido punida pelos integrantes da facção criminosa”, frisou o delegado.

Também ocorreu na manhã de domingo, 13, o assassinato de Lean Moraes Pessoa, de 18 anos, na Vila Cascavel. A polícia informou que a vítima foi morta a tiros desferidos por homens, não identificados e está sendo investigada pela equipe da SHPP. A motivação desse crime não foi revelada pela polícia.

Confronto policial
Um homem, identificado como Cabeça, de 43 anos, morreu no domingo, 13, ao trocar tiros com policiais militares, na cidade de Vargem Grande. De acordo com a polícia, Cabeça é suspeito de ter tomado de assalto uma motocicleta, em Chapadinha e acabou fugindo em direção a Vargem Grande.

Os militares ficaram sabendo do caso e foram recebidos a tiros pelo criminoso. Houve confronto. Cabeça acabou sendo baleado e morreu a caminho do hospital de Vargem Grande. Em poder dele, foi apreendida uma motocicleta e apresentada na delegacia.

SAIBA MAIS

Homicídios dolosos ocorridos durante os primeiros 14 dias deste mês na Ilha

  • Dia 1: Yogles dos Santos Martins, de 21 anos
  • Dia 3: adolescente, de 16 anos
  • Dia 4: adolescente, de 15 anos; Pedro Henrique Ribeiro dos Reis, 18 anos; um adolescente, de 15 anos; e Samuel Zamot de Jesus F. Santos, de 24 anos
  • Dia 5: Marcelino Ribeiro Neto, de 23 anos
  • Dia 6: Rennan Santos Oliveira, de 29 anos
  • Dia 9: vítima não identificada
  • Dia 10: Jorge Gomes Carlos da Silva, de 39 anos; José Martins Furtado Júnior, de 22 anos
  • Dia 11: Adail José Carvalho Filho, de 25 anos
  • Dia 13: Jakeleni de Oliveira Sousa, de 23 anos; e Lean Moraes Pessoa, de 18 anos
  • Dia 14: Pedro Lucas Guterres de Araújo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.