Imunização

São Luís já vacinou 60% da população adulta contra a Covid-19, aponta Semus

Percentual leva em conta estimativa da Secretaria Municipal de Saúde, que projeta 730 mil pessoas com mais de 18 anos vacinados na campanha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(Vacina)

SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís já aplicou pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19 em aproximadamente 60% da população adulta da cidade. A estimativa é da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Segundo o titular da pasta, médico Joel Nunes Júnior, o chamado “público vacinável”, que compreende adultos a partir dos 18 anos, está estimado em 730 mil pessoas na capital maranhense.

Dados da Semus, apontavam que, até a noite de sexta-feira, 11, mais de 430 mil moradores da cidade já haviam tomado a primeira dose de algum imunizante.

A vacinação em São Luís ganhou novo ritmo ainda em maio, quando, por conta da identificação de membros da tripulação de navio chinês infectada com a cepa indiana da Covid-19, o Ministério da Saúde decidiu encaminhar um lote extra de doses da Covishield, a vacina da AstraZeneca, produzida no Brasil pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). Na ocasião, a capital recebeu 210 mil novas doses – outras mais de 70 mil foram encaminhadas, ainda, aos demais municípios da Ilha (São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa).

No caso de São Luís, a nova leva de imunizantes permitiu à gestão Eduardo Braide (Podemos) baixar muito a idade do publico a ser vacinado. Neste fim de semana, por exemplo, até domingo, 13, já serão vacinadas pessoas que têm de 34 a 30 anos, sendo duas faixas etárias por dia de acordo com o mês de nascimento.

No domingo, 13, também serão vacinadas gestantes e puérperas sem comorbidades a partir de 30 anos. A capital conta com nove pontos de vacinação, e todos estarão abertos no fim de semana. Além disso, também já está aberto o cadastro para quem tem a partir de 25 anos.

“Vamos avançar em mais uma etapa na vacinação em massa contra Covid-19 em São Luís com o calendário descendo a faixa etária. Até o domingo (13), vamos vacinar nossa população com até 30 anos. Para isso vamos manter nossos nove postos de vacinação funcionando. Também vamos vacinar gestantes e puérperas sem comorbidades a partir dos 30 anos. Outra boa notícia é a abertura do cadastro para quem tem a partir de 25 anos, que já serão vacinados na semana que vem. Não temos medido esforços para garantir a imunização de todos o mais rápido possível e com toda comodidade com pontos de vacinação em diferentes regiões da cidade. Como resultado deste trabalho já ultrapassamos a marca de mais de meio milhão de doses de vacinas aplicadas na nossa cidade”, disse o prefeito Eduardo Braide.

Pelo novo calendário de vacinação em São Luís, receberam a primeira dose de imunizante na sexta-feira quem tem 34 e 33 anos. No sábado, 12, é a vez de quem tem 32 e 31 anos. No domingo, vacina-se quem tem 30 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.