Estado Maior

Máscara sim

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

Acertada a postura do governador Flávio Dino (PCdoB) ao anunciar que, mesmo que o Ministério da Saúde desobrigue do uso de máscaras pessoas vacinadas ou que já tenham contraído a Covid-19, o Maranhão seguirá cobrando o uso do acessório em locais públicos.

Ao tratar do assunto, na sua tradicional live das sextas-feiras, o comunista maranhense comparou a proposta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a se jogar fora um colete salva-vidas em meio a um naufrágio.

- O barco afundou no meio do oceano. Você está com colete salva-vidas. O comandante diz que tem um ‘parecer’ orientando a que todos tirem o colete. Alguém obedeceria? ‘Parecer’ não é maior do que o bom senso. E nem do que as leis. Usar máscaras salva a sua vida e a do próximo -, destacou.

Por ora, a vacinação tem ritmo constante no país, mas não tem avançado como deveria. E num país de mais de 200 milhões de habitantes, aplicar 1 milhão de doses por dia é pouco.

Portanto, ainda não há cenário que justifique se pensar em relaxar aquela que parece ser a mais eficaz medida contra o novo coronavírus: o uso de máscaras.

Aos defensores da proposta, que têm citado casos como o de Nova York, por exemplo, um dado: o estado norte-americano só flexibilizou o uso das máscaras quando já registrava 60% da sua população adulta com pelo menos uma dose de imunizante tomada.

Os totalmente imunizados já chegavam a quase 50% quando isso ocorreu por lá.

No Brasil, segundo dados do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), atualizados até a noite de quinta-feira, 10, apenas 25,3% da população haviam tomado uma dose de vacina. E ínfimos 11,1% haviam recebido as duas doses.

Querer desobrigar o uso das máscaras agora, então, é apenas mais um ato a confirmar o negacionismo do atual comando do governo federal.

Reação
A senadora Eliziane Gama (Cidadania) reagiu nas redes à fala do presidente Jair Bolsonaro sobre desobrigar do uso de máscaras pessoas vacinadas ou que já tenham contraído a Covid-19.

Para ela, trata-se de tática para “desviar o foco” da CPI da Pandemia, que na quinta-feira, 10, deliberou pela quebra dos sigilos telefônico e telemático de vários auxiliares presidenciais.

- É claro que o PR sabe que uma pessoa que foi infectada pela Covid-19 não está imune e que apenas a vacinação trará segurança aos brasileiros. A tática é para confundir o povo e desviar o foco das investigações e da CPI -, disse.

Nada disso
O governador Flávio Dino (PCdoB) tem sido pressionado por prefeitos aliados do interior do estado em razão do rápido avanço da vacinação contra a Covid-19 na Região Metropolitana de São Luís.

Gestores da base alegam que pode estar havendo privilégio até mesmo ao prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), que faz oposição ao Palácio dos Leões.

No pronunciamento de sexta-feira, Dino explicou que um lote extra de vacinas da Pfizer, e outro da AstraZeneca - com recomendação do Ministério da Saúde para distribuição em capitais - foram os responsáveis pelo aumento da quantidade de doses na Grande Ilha.

Vai encarar?
O secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, já confirmou que vai mesmo prestar depoimento à CPI da Pandemia na condição de presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Embora o objetivo do convite não seja tratar de sua postura enquanto secretário estadual, nada impede que qualquer senador o questione sobre fatos relacionados ao Maranhão.

Assim, é provável que Lula tenha de explicar sua participação em uma grande aglomeração eleitoral, na cidade de Coroatá, a favor do prefeito da cidade, Luís da Amovelar Filho (PT), na eleição de 2020.

Auxílio suspenso
A juíza Anelise Reginato suspendeu na noite de quinta-feira, 10, o pagamento de R$ 461,5 mil de auxílio emergencial que seria realizado pela Prefeitura de Coroatá a músicos da cidade por conta da pandemia.

A ação pedindo o não pagamento do valor foi protocolada por um grupo de artistas coroataenses, alegando que o processo de rateio da verba, que é federal, está repleto de irregularidades.

Ao deferir o pedido, a magistrada não chegou a analisar o mérito da ação, mas decidiu sobrestar o pagamento até receber explicações sobre as denúncias e um detalhamento dos beneficiários dos recursos.

À espera
A confirmação da filiação do deputado federal Marcelo Freixo, do Rio de Janeiro, ao PSB, deixa o partido, agora, apenas à espera do governador do Maranhão, Flávio Dino.

Ainda no PCdoB, o maranhense também deve anunciar nos próximos dias sua chegada ao novo partido.

Os socialistas esperam que Dino seja anunciado novo filiado ao tempo em que seja lançado pré-candidato a presidente pela sigla.

DE OLHO

60% da população adulta de São Luís já recebeu pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19, um recorde nacional

Concluído
O TCE-MA concluiu durante a semana processo de fiscalização da forma como o Estado e os municípios vêm aplicando as verbas federais destinadas ao combate da pandemia.

Auditores levantaram informações no Portal da Transparência do governo federal, no Sistema de Acompanhamento de Contratações Públicas e nos portais da transparência do governo e das prefeituras.

Um dado checado pelos técnicos foi o percentual já efetivamente utilizado. Os dados devem embasar ações contra quem malversou os recursos.

E MAIS

• O avanço da vacinação contra a Covid-19 em São Luís transformou o prefeito Eduardo Braide (Podemos) no personagem favorito para memes nas redes sociais.

• Não será surpresa para ninguém se a deputada estadual Mical Damasceno perder o comando do PTB no Maranhão; e o partido não deve ficar com o ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

• A Prefeitura de São Luís oficializou a doação de um prédio localizado na Fonte do Ribeirão, no centro da capital, ao Ministério Público do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.