Estreia

Copa América: Brasil estreia domingo contra a Venezuela, de olho no bicampeonato

A competição teve contornos de polêmica na última semana por causa do aumento de casos da Covid-19 no Brasil; os jogadores optaram por atuar na Copa América, mas sob protesto e chegaram a ameaçar não jogar o torneio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Brasil  na vitória sobre o Paraguai no Defensores del Chaco, em  Assunção
Brasil na vitória sobre o Paraguai no Defensores del Chaco, em Assunção (Seleção Brasileira)

Brasília - O Brasil inicia sua caminhada em busca do bi da Copa América neste domingo, 13. A Seleção encara a Venezuela, às 18h (de Brasília), em Brasília, pelo grupo B.

A disputa da competição teve contornos de polêmica na última semana por causa do aumento de casos da Covid-19 no Brasil. Os jogadores optaram por atuar na Copa América, mas sob protesto.
O técnico Tite terá a chance de dar entrosamento a Seleção Brasileira. O objetivo é ter uma base forte pensando também nas Eliminatórias e Copa do Mundo.

Para esta partida, os brasileiros devem repetir a formação que iniciou o jogo contra o Paraguai. Reintegrado, o zagueiro Thiago Silva será preparado para voltar quando estiver melhor fisicamente.
O zagueiro do Chelsea está recuperado de uma lesão muscular na coxa esquerda, que o afastou dois últimos dois jogos das Eliminatórias, contra Equador e Paraguai. Até então, ele ainda não havia treinado com o restante do grupo.

Mesmo com o retorno a campo, é possível que Thiago Silva comece a partida de domingo na reserva. A definição sairá no treino deste sábado, véspera da partida. Seguro na ausência de Thiago, Éder Militão formou dupla de zaga com Marquinhos.

Já Gabigol reapareceu em campo dois dias depois de ter diagnosticado um edema na perna direita. A lesão foi o estopim para uma polêmica entre o jogador e o Flamengo. O clube pediu para que ele viajasse ao Paraná, onde tinha duelo da Copa do Brasil, contra o Coritiba, na última quinta-feira, mas não foi atendido.
O atacante decidiu não se apresentar ao Flamengo baseando-se em laudo da CBF. Tal postura foi encarada pela diretoria rubro-negra como um ato de insubordinação.

Eliminatórias

Na terça-feira, 8, a Seleção Brasileira derrotou o Paraguai por 2 x 0, no Estádio Defensores del Chaco em partida válida pela oitava rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. O Brasil voltou a derrotar os paraguaios fora de casa após 35 anos. Com gols marcados por Neymar e Paquetá, os comandados de Tite seguem com 100% de aproveitamento nas qualificatórias.

O Brasil foi a 18 pontos em seis partidas, na ponta das eliminatórias, seis pontos a frente da vice-líder Argentina. Os quatro primeiros colocados vão direto à Copa do Mundo, enquanto o quinto disputará uma repescagem mundial. Os jogos válidos pela quinta e sexta rodadas do classificatório haviam sido adiados (e ainda não remarcados) devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Do outro lado, a Venezuela decepciona nas Eliminatórias. Na penúltima posição, a seleção vai ficando distante do sonho de sua primeira Copa. A Copa América pode servir de redenção para a equipe.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.