Estado Maior

Ressonância

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

O debate levantado no Maranhão pelo deputado estadual Yglésio Moyses (PROS) sobre a necessidade de uma terceira dose de reforço para idosos vacinados com a CoronaVac, parece não ter sido um fato isolado.

Na quarta-feira, ao divergir sobre o parlamentar a respeito da forma com a qual o tema foi exposto, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, pediu cautela e alertou para o cuidado em não se promover “pânico” na população. Lula lembrou que a vacina já foi autorizada pela Anvisa, mas reconheceu que há uma discussão da classe científica sobre a possibilidade de aplicação de uma terceira dose de CoronaVac em idosos do país.

Na semana passada, um estudo divulgado pela grande mídia mostrou que a eficácia da vacina chinesa é menor em idosos, quando comparados os resultados com outros grupos imunizados.

O infectologista e pesquisador da Fiocruz, Júlio Croda, que participou do estudo, defendeu em entrevista ao programa Revista Brasil, da EBC Rádios, a dose de reforço ou o início de um novo esquema de vacinação com imunizante de outro laboratório [cita-se aí a Pfizer] para o grupo de idosos que já receberam a CoronaVac.

Com base nesta discussão, o deputado federal Edilázio Júnior (PSD) apresentou um Projeto de Lei na Câmara Federal que determina ao SUS e aos planos de saúde a disponibilização de testes de anticorpos neutralizantes de Covid-19 para idosos e pessoas com comorbidades. Esse tipo de teste é realizado hoje nos grandes laboratórios do país, mas a um custo elevado para a população de baixa renda. O projeto já começou a tramitar na Casa e ainda vai passar por comissões técnicas, antes de chegar ao Plenário.

Em meio a toda essa discussão, o instituto Butantan defende a eficácia e segurança da vacina para todo o público-alvo no país. Vale frisar que especialistas defendem que, em tempos de pandemia, o mais acertado é tomar a vacina que estiver disponível. Os riscos de vida associados à Covid-19 e a probabilidade de contrair a doença são muito maiores em pessoas não vacinadas.

Novo calendário
A Prefeitura de São Luís anunciou um novo calendário por faixa etária para a vacinação para este fim de semana.

Hoje, serão vacinadas pessoas de 34 e 33 anos, respectivamente, em todos os nove postos de vacinação da capital.

No sábado, serão vacinadas pessoas de 32 e 31 anos de idade e no domingo, o público-alvo será de pessoas com 30 anos de idade.

Cadastro
Além de avançar na faixa etária para a vacinação neste fim de semana, a Prefeitura de São Luís, liberou cadastro para um novo grupo.

Desde ontem está disponível no site saoluis.ma.gov.br/vacinasaoluis o cadastro para pessoas de 25 anos de idade ou mais, para a imunização.

Esse grupo, segundo o prefeito Eduardo Braide, receberá a primeira dose da vacina na próxima semana.

Meio milhão
Ao fechar o balanço de vacinação contra a covid na noite de quarta-feira, a Prefeitura de São Luís anunciou ter alcançado o patamar de mais de meio milhão de doses aplicadas.

Até aquele dia, 515.701 doses de vacinas já haviam sido aplicadas na capital. 401.081 dizem respeito à primeira dose. Outras 114.620 referem-se à segunda dose já aplicadas.

Um novo lote de AstraZeneca chegou ao Maranhão na quarta-feira. E remessa da vacina Janssen deve chegar nos próximos dias.

Arraial
O Governo do Estado anunciou que vai aproveitar os novos lotes de vacinas para intensificar a imunização nos municípios que integram a Ilha de São Luís.

Das 19h de hoje até o meio-dia de domingo, de forma ininterrupta, pessoas a partir de 29 anos de idade serão vacinadas no Pátio Norte Shopping.

Serão 41 horas de vacinação sem parar, na ação que leva o nome de “Arraial de Vacinação" da Ilha.

Recuou
O Consórcio Brasil Central - que reúne os governos do Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rondônia, além do Distrito Federal -, recuou em relação à Sputnik V.

A entidade decidiu aguardar uma decisão final da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a compra de doses da vacina russa.

O colegiado pretendia obter da agência autorização parecida com a concedida ao Consórcio Nordeste, mas considerou “estritas e complexas” as condições impostas naquele caso.

DE OLHO

10 mil é o número aproximado de doses da vacina Janssem que devem ser enviadas ao Maranhão nos próximos dias.

Excepcional
A Anvisa liberou na semana passada a importação em caráter excepcional da vacina Sputnik V, produzida pelo Instituto Gamaleya.

É diferente da autorização dada à Coronavac e à Astrazeneca, que ocorreu em caráter emergencial, podendo alcançar um público maior, com número superior de doses.

A Sputnik só pode ser utilizada em pessoas saudáveis, fora do grupo de risco. E será incluída, no Brasil, numa fase de testes para a composição da eficácia e segurança do imunizante.

E MAIS

• O governador Flávio Dino explicou, em seu perfil no twitter, que o “Arraial da Vacinação” é uma forma de o Governo ajudar municípios a avançarem na vacinação.

• O prefeito Eduardo Braide demonstrou mais uma vez entusiasmo com a possibilidade de São Luís se tornar a primeira capital a concluir a vacinação de pessoas a partir de 18 anos.

• A Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal já discutem a possibilidade de retomar as atividades presenciais na próxima semana em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.