Virtual

Programação virtual para o São João

Centro Cultural Vale Maranhão exibirá, hoje e nos dias 18 e 25, em sua página no YouTube, apresentações de grupos de bumba meu boi e de tambor de crioula

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Encontro de coreiros e coreiras acontece no dia 18
Encontro de coreiros e coreiras acontece no dia 18 (tambor)

São Luís - Uma programação virtual junina será disponibilizada pelo Centro Cultural Vale Maranhão em homenagem ao São João nas sextas-feiras do mês de junho. A partir de hoje, grupos de bumba meu boi e de tambor de crioula se apresentam em encontros especiais para exaltar a festa popular. As apresentações poderão ser acompanhadas no canal da instituição no YouTube.

A programação inclui, ainda, oficinas, cursos, exposições, shows, espetáculos de teatro, mostra de cinema, entre outros, de forma gratuita. Hoje, será apresentado o encontro “Sem a burrinha, o boi não dança”, com a reunião de oito burrinhas de grupos da capital e uma de São João Batista, enaltecendo a participação desse personagem no auto do bumba meu boi. A apresentação será acompanhada do batuque do Bumba Meu Boi Oriente.

No dia 18, será a vez do “Encontro de Coreiras e Coreiros de São Benedito”, com quinze mestres e mestras de grupos de tambor de crioula de São Luís reunidos para homenagear o santo padroeiro e protetor dos negros, pobres e oprimidos.

Encerrando o mês junino no Centro Cultural Vale Maranhão, no dia 25, o Bumba Meu Boi Unidos de Santa Fé apresentará sua versão do auto do bumba meu boi sotaque da baixada. A encenação contará a origem da brincadeira pelos personagens Pai Francisco, Mãe Catirina, pajé, amo, caboclos, entre outros. O espetáculo foi pensado pelo grupo para reviver a tradição e o valor histórico do auto, que já não é mais encenado em alguns festejos e arraiais.

Serviço

O quê?

Apresentações de São João do Ocupa CCVM

Quando

Hoje e nos dias 11, 18 e 25 de junho de 2021

Onde

www.youtube.com/centroculturalvalemaranhao

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.