Pela vida

Alunos fantasiados de super-heróis em ação por doação de sangue

Atividade será realizada dia 14, no semáforo próximo ao elevado da Cohama, de 8h às 17h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas
Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas (doa sangue)

Estudantes vestidos de super-heróis abordarão motoristas, em São Luís, no próximo dia 14, para pedir ajuda para que salvem vidas imediatamente. A ideia é que os condutores sejam incentivados a praticar a doação de sangue, o que os torna também super-heróis para quatro pessoas, já que o sangue é elemento insubstituível em diversos tratamentos médicos.

Toda vez que o semáforo fechar, os super-heróis aparecerão, enquanto os outros estudantes conversarão com os motoristas e entregarão materiais informativos sobre a necessidade urgente de doadores. Quem aceitar doar, receberá uma carteirinha de super-herói, afinal, quatro pessoas que ele nem conhece acabam de receber a chance de viver.

O posto de coleta móvel do Hemomar funciona durante todo o dia no estacionamento da escola recebendo os doadores. Já aceitaram a “missão" os próprios estudantes, os que têm acima de 16 anos, os pais, amigos e também professores. Ao todo, mais de 1500 estudantes estão envolvidos - quem não pode doar, pode compartilhar informações e fazer com que mais pessoas ajudem.

“Trabalhamos com os pais a importância do exemplo, sobre a oportunidade de praticar este ato de humanidade junto com o filho, um ensinamento que certamente vai perdurar e teremos mais doadores”, explica Raul Souza, um dos professores que coordenam a iniciativa.

Valma Costa, coordenadora da coleta externa do Hemomar, salienta que esta é uma iniciativa que tem efeitos muito importantes no futuro, já que o ensino da solidariedade torna as crianças e adolescentes doadores em potencial.

Missão na emergência

Desde o início da pandemia o Hemomar enfrenta dificuldades para manter o abastecimento do banco de sangue que atende os maiores hospitais. O isolamento social e a desinformação sobre as regras para doar após contaminação ou mesmo vacina são os maiores impedimentos.

A captação tem sido feita em igrejas e empresas, mas com bastante dificuldade. Para ter segurança, o Hemomar deveria receber cerca de 250 doações por dia, mas há dias que não alcançam nem 100 doações.

Serviço

O que: Campanha de doação de sangue e orientação

Onde: Colégio Adventista de São Luis, Avenida Daniel de La Touche, 51 (próximo ao Shopping da Ilha)

Quando: 14/06 (segunda-feira)

Horário: das 8h às 17h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.