Ciclo Saúde

UBS de São Luís vão receber equipamentos e capacitação profissional

Ação faz parte do programa Ciclo Saúde, iniciativa da Fundação Vale, que visa o fortalecimento da Atenção Básica. Termo de Cooperação Técnica foi assinado com a Prefeitura de São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(Ciclo Saúde)

São Luís - Fundação Vale e Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, firmaram o Termo de Cooperação Técnica para a realização do Ciclo Saúde 2021, nessa terça-feira (8). Trata-se de uma iniciativa da Fundação Vale, com foco no fortalecimento da Atenção Básica de Saúde em municípios brasileiros da área de influência da Vale. Em 2020, o programa foi adaptado ao combate à pandemia da Covid-19. Agora, amplia seu foco com a temática da saúde na primeira infância.

O programa inicialmente realiza um diagnóstico estrutural das demandas das unidades a serem beneficiadas. Também são realizadas oficinas temáticas com foco na capacitação profissional das equipes que atuam nas UBS. “Nesta nova fase, nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento de capacidades para o fortalecimento das linhas de cuidado em geral e, em particular, para a atenção integral à Primeira Infância, em alinhamento às ações preconizadas pela saúde no Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI) e o Pacto Nacional pela Primeira Infância. Cabe ainda observar o preconizado pelo Marco Legal da Primeira Infância”, explicou Marcus Finco, Gerente de Território da Fundação Vale.

Este ano, Unidades Básicas de Saúde contempladas pelo Ciclo Saúde em São Luís serão: Unidade de Saúde da Família Vila Sarney, Centro de Saúde Itapera, Centro de Saúde Pedrinhas I, Centro de Saúde Quebra Pote, Unidade de Saúde da Família Coqueiro, Centro de Saúde Dra. Valdecy Eleoteria Martins, Centro de Saúde Vila Bacanga Embrião e Centro de Saúde Vila Embratel. Todas vão receber equipamentos, como computadores, armários, mesas para exames clínicos, cadeiras para coleta de sangue, oftalmoscópios, otoscópios, oxímetros.

“Nós queremos agradecer a oportunidade desta parceria, pois sabemos que os desafios são grandes, mas estamos absolutamente preparados e empenhados para que possamos fazer o que de fato as pessoas esperam: uma saúde com mais qualidade, acolhimento e humanização”, afirmou o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes, durante a solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica.

O programa

Iniciado em 2017, o Ciclo Saúde é um programa da Fundação Vale em parceria com CEDAPS – Centro de Promoção da Saúde e o Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Conta com quatro eixos: Educação em Saúde; resolutividade da atenção; Qualidade do Ambiente de Trabalho e Sistemas de Informação.

É realizado em 16 municípios de seis estados brasileiros. No Maranhão, as ações contemplam os municípios de São Luís, Santa Inês e Açailândia. Na capital maranhense, o programa já beneficiou 12 Unidades de Saúde, capacitou 364 profissionais, realizou 12 Oficinas Básicas do Ciclo Saúde e outras 12 de Tecnologias e Práticas para Educação em Saúde. Também já foram implementados 18 planos de promoção e educação em saúde. Quase 600 equipamentos/materiais foram entregues.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.