COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
A DESIGNER Cintia Klamt Motta em momento especial de charme e beleza posando para a filha, modelo, arquiteta e fotógrafa nas horas vagas, Bianca Klamt
A DESIGNER Cintia Klamt Motta em momento especial de charme e beleza posando para a filha, modelo, arquiteta e fotógrafa nas horas vagas, Bianca Klamt

Rafael Lobão
Comovente o depoimento de Edinho Lobão postado nas redes sociais, a propósito da morte, por Covid-19, de seu primo Rafael Barjona Lobão:
“Alguns dizem que no genesis da vida, Deus nos oferece o futuro. E nós fazemos nossas escolhas, antes do nascimento.

Uma de minhas escolhas foi ter tido dois filhos naturais e um adotado de coração. Filhos que amei e amo sem limites. Rafael era meu filho adotado. Que escolhi em espirito e concretizei em vida. Convivi com ele todos os dias, durante mais da metade da minha vida.

E presto meu testemunho, com a alma partida e dilacerada.

Testemunho para Deus, meu pai”.

Rafael Lobão...2
Continua Edinho, com sua dor, seu amor e seu lamento:
“Receba este jovem, altivo e de alma pura, que adentrará nos salões do paraiso, ombreado por seu pai, de alma santa. Receba este guerreiro, destemido e de coração gigante. Receba, meu pai, aquele que leva um pedaço do meu coração e da minha vida. E que ele possa apresentar isso como prova de uma vida merecedora nessa terra.

Deus, meu pai, conceda ao Rafael todas as honras e glorias que ele merece. Abrace-o com amor infinito, como eu gostaria de estar fazendo agora.

A única coisa que ameniza esta dor sem igual é a certeza de que as trombetas do paraíso soaram a tua chegada.

Rafael eu te amo, você jamais será esquecido”.

Ancorado na ciência
Em mais de nove horas de depoimento, o segundo à CPI da Covid, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, desarmou os senadores mais agressivos, com respostas baseadas na ciência, e desconcertou os governistas.

Queiroga manteve a serenidade ao longo da sessão e exercitou o talento de malabarista para se equilibrar entre a visão científica e a condição de ministro de um presidente que faz o contrário do que a ciência recomenda.

Diferentemente do primeiro depoimento, em que não quis se posicionar sobre a cloroquina, desta vez Queiroga não deixou dúvida sobre sua opinião em relação ao tratamento precoce. A uma pergunta direta do relator Renan Calheiros sobre sua opinião “técnica, de médico, em relação ao tratamento precoce com cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina", respondeu:
– Senador, eu já respondi. Essas medicações não têm eficácia comprovada.

Ancorado na ciência...2
Em resposta a outra pergunta sobre os médicos que defendem o tratamento precoce, o ministro da Saúde insistiu na necessidade de vacinação em massa, que pretende concluir até dezembro.
Adepto do uso da máscara, do distanciamento social e das medidas de higiene, Queiroga disse que é ministro da Saúde e não “censor do presidente da República”.

Questionado sobre o recuo na nomeação da infectologista Luana Araújo, o ministro disse que a decisão foi dele:

– Eu desisti porque vi que o nome dela não estava suscitando o consenso que eu queria – relatou.

Em prol da ética
O projeto “Ética e Integridade Empresarial na Prevenção da Corrupção” é voltado para a valorização das condutas éticas nas relações empresariais junto aos clientes. A proposta é criar um ambiente empresarial saudável, valorizando a livre concorrência, a competição corporativa mais justa e a minimização dos riscos das empresas sofrerem sanções por descumprimentos de leis e normas. Esses e outros detalhes do projeto foram apresentados ao Presidente da CDL de São Luís, Fábio Ribeiro pelo promotor de Justiça Marco Aurélio Batista Barros, que lidera o programa.

TRIVIAL VARIADO

Começou ontem a terceira etapa da campanha de vacinação contra a Influenza/H1N1, com inclusão de novos públicos prioritários. Esta fase prosseguirá até o dia 9 de julho. Para a vacinação na Capital, a prefeitura disponibilizará 63 locais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, entre unidades de saúde e escolas.

Tem mais: aos sábados, as vacinas estarão disponíveis das 7h ao meio-dia nas 16 unidades de saúde do programa Saúde na Hora. Neste sábado, será realizado o “Dia D” de vacinação contra a gripe.

Apesar de o Supremo Tribunal Federal ter marcado para hoje o julgamento da ação do PSB contra a realização da Copa América, é improvável que os ministros suspendam os jogos, dado que outros certames estão em andamento.

Deflagrada na última semana no Amazonas para combater desvios na Saúde, a Operação Sangria acendeu o alerta entre agentes públicos maranhenses. Quem convive mais de perto garante que o humor de determinados figurões mudou da água para o vinho depois da operação em terras amazonenses.

Acontece até o dia 15 de junho, na Praça de Eventos do Rio Anil Shopping, o Batalhão do Bem, ação que reúne barracas de grupos folclóricos da Ilha e que visa fortalecer as manifestações culturais, com a venda de produtos confeccionados pelos artesãos de cada brincadeira.

No assunto: a feira criativa tem o apoio do Mobiliza São Luís, movimento de iniciativa do Sebrae-MA e diversos parceiros, que vai aquecer a cultura, o turismo e a economia criativa da capital maranhense no mês de setembro.

Ontem, o governo estadual deu início ao Arraial da Cirurgia no Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão, unidade da rede estadual de saúde.
Durante todo o mês de junho, o mutirão de cirurgias ortopédicas deverá beneficiar cerca de 350 pessoas com procedimentos, 50 deles voltados para contemplar pacientes do Hospital Municipal Clementino Moura, o Socorrão II, da rede municipal de saúde.

A quantidade de pedidos de recuperação judicial por parte de empresas chegou a 92 solicitações em maio deste ano, o que representa um aumento de 48,4% na comparação com abril, de acordo com levantamento feito pela Serasa Experian. A maioria é de micro e pequenas empresas.

A Polícia Civil do Maranhão cumpriu dois mandados de busca e apreensão em São Luís, dentro da oitava fase da Operação Luz na Infância, que combate crimes de abuso e exploração sexual praticados na internet contra crianças e adolescentes. Ninguém foi preso durante a ação.

DE RELANCE

Planta como base de vacina
Outra vacina pode vir a se somar aos imunizantes já disponíveis no mercado na batalha contra o coronavírus. A aposta da vez é a Medicago/GSK, produzida por uma companhia canadense (Medicago) em parceria com uma britânica (GSK). A vacina teve o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realizar os estudos clínicos de fase 3 no país. Além do Brasil, outras nove nações devem integrar o ensaio. Feito a partir do tabaco selvagem, o imunizante revoluciona por ser o único que utiliza uma planta como base do processo de fabricação da vacina. Atualmente, sete imunizantes contra a covid-19 estão em teste no Brasil. Outros quatro já foram aprovados - sendo que dois para uso emergencial.

Enfim, Sputnik
O que houve com a Sputnik V, o Instituto Gamaleya que a fabrica na Rússia, fazia antes uma vacina e agora faz outra, ou é a mesma vacina? Ninguém questionou a banda científica da Sputnik. A Anvisa diz que não foram cumpridas todas as exigências. Moral da história: até eles se entenderem morreu um bocado de gente. A vacina é a mesma.

Enfim, Sputnik...2
Se o foco é salvar vidas humanas, vê-se que aí o núcleo da inteligência brasileira que cuida da pandemia às vezes perde o foco. A Anvisa diz que não dá para abrir de qualquer forma. Justo. Mas também é bom ficar atento que a Covid veio para ficar e no rastro disso já há uma guerra de mercado. Mais de 250 laboratórios no mundo estão atrás da vacina, produzindo ou em processo. Burocracia e política à parte, ressalte-se que essa de escolher marca nas circunstâncias atuais fica meio fora de tom. Ficamos com a tese de que vacina boa é vacina no braço.

Comércio e Dia dos Namorados
O comércio está aberto e a circulação de pessoas aumentou bastante no Maranhão, mas a internet segue firme como terceira opção de local de compra de presentes de Dia dos Namorados. Segundo pesquisa, ela foi apontada por 17% dos entrevistados. Fica atrás, ainda, das lojas do centro (49%) e do shopping (25%). Mas está na frente de centros comerciais, lojas de bairro, ambulantes, revendedores e supermercados.

Comércio e Dia dos Namorados...2
Lembrando que vender pela internet não exige, necessariamente, ter um site ou uma plataforma específica. Muitos pequenos negócios colocaram como opção para os seus clientes outros canais digitais, com destaque para o WhatsApp. Grandes redes de varejo, claro, têm investido com força no e-commerce.

Motéis no Dia dos Namorados
Apimentar a relação e, ao mesmo tempo, sair da rotina. Muitos casais apostam neste combo para desfrutar o Dia dos Namorados. E os motéis estão entre os locais mais procurados para comemorar de maneira romântica, divertida e, sobretudo, prazerosa. Para o setor moteleiro, o período é equivalente ao Natal para o comércio e, ao cair em um sábado, 12, o dia fortalece ainda mais a comemoração. Segundo a Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis), os estabelecimentos costumam atingir máxima ocupação na data, sendo o período de maior concentração da venda de serviços.

Motéis no Dia dos Namorados...2
É importante destacar que desde o ano passado, há uma preocupação para o setor nesta data comemorativa: os cuidados de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Com isso, buscando evitar a propagação do vírus, os estabelecimentos precisaram redobrar os cuidados com a limpeza, para que as pessoas se sintam seguras ao frequentar o ambiente. Uma das ações da ABMotéis foi a criação de uma cartilha, com orientações sobre os protocolos sanitários vigentes.

Sorteio no SL Shopping
Continua bastante concorrida a campanha do Dia dos Namorados do São Luís Shopping, que vai sortear um Peugeot 208 zero quilômetro. A ação, que se estende até o dia 14 deste mês, consiste na troca de cupons de compras (a cada R$ 200,00) por cupons fiscais para participar do sorteio do carro, que acontecerá no dia 16 de junho. O cliente poderá cadastrar seus cupons acessando o site www.saoluisshopping.com ou através do whatsapp (11) 94232-7782.

Para escrever na pedra:
“É muito fácil ganhar má reputação, difícil é livar-se dela”. De Theodoro Roosevelt.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.