Estado Maior

Milhões para Segurança

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

O Ministério da Justiça e Segurança Pública deu ao Maranhão, nesta semana uma ótima notícia: foi autorizado o desbloqueio de nada menos que R$ 19.210.044,00 para o Governo do Estado investir em Segurança Pública.

Os valores são oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e referentes aos eixos de “Enfrentamento à Criminalidade Violenta” e “Valorização dos Profissionais de Segurança Pública”.

Os desbloqueios acontecem após análise e aprovação dos Planos de Aplicação entregues pelos entes federados - no caso do Maranhão, pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Segundo a pasta, os recursos contribuirão para aquisição de equipamentos modernos, novas tecnologias, viaturas mais seguras, capacitação profissional, entre outras providências.

Neste ano, o Ministério está trabalhando em conjunto com os secretários de Segurança Pública na atualização dos eixos de financiamento e critérios de rateio dos recursos do FNSP. O ministro Anderson Torres enviou ofício diretamente ao governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), comunicando o desbloqueio da verba.

O recurso chega em boa hora. Enquanto o Brasil registrou queda de 11% no número de assassinatos no primeiro trimestre de 2021, na comparação com o mesmo período de 2020, o Maranhão viu esse tipo de crime aumentar 11,5% na mesma época, segundo dados do Monitor da Violência, índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

Novo recorde
A Prefeitura de São Luís segue batendo novos recordes de vacinação contra a Covid-19.

Na terça-feira, 8, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram vacinadas 17.355 pessoas. São 2,3 mil doses a mais que a meta estabelecida pela própria pasta: de 15 mil doses/dia.

Na quarta-feira, a capital ultrapassou a marca das 500 mil doses de vacinas aplicadas.

Vacinação
O senador Roberto Rocha (sem partido) responsabiliza estados e municípios pela baixa vacinação da população brasileira contra a Covid-19.

Segundo ele, o governo federal não tem qualquer competência a não ser distribuir doses aos entes subnacionais.

- Já são mais de 100 milhões de vacinas entregues aos estados e municípios. O meu estado já recebeu mais de 3 milhões de vacinas. Tem mais de meio milhão estocadas. Então, claro que o problema não é vacina, é vacinação. E a competência não é do governo federal -, disse, ao participar da CPI da Covid, no Senado, na terça-feira, 8.

Projeto político
O ingresso de Felipe Camarão no PT para a disputa das eleições 2022 sob a articulação do Palácio dos Leões, não se trata de um movimento isolado.

O governador Flávio Dino pretende fazer com que Camarão dê início de fato à sua carreira política, com mandato na Câmara Federal.

Isso para que em 2024 ele tenha condições de disputar o comando da Prefeitura de São Luís. Camarão é tratado por Dino como uma “promessa” para enfrentar Eduardo Braide.

Unidade em jogo
Desde que conduziu Felipe Camarão para o primeiro escalão do Governo, Dino tentava convencê-lo de ele dar o pontapé em sua trajetória política.

Felipe até então, não mostrava disposição para o projeto. Foi então que surgiu o nome de Duarte Júnior, derrotado por Braide no pleito do ano passado.

Duarte não conseguiu trazer unidade ao grupo e acumulou adversários dentro do próprio grupo. Felipe Camarão, por sua vez, tem baixa rejeição entre os aliados dinistas.

Melhor caminho
Em entrevista ao programa Abrindo o Verbo, da Rádio Mirante AM, Camarão falou sobre o seu pedido de filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT), protocolado na última segunda-feira, 7.

Esta será a primeira disputa eleitoral de Camarão, que pretende concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados em Brasília. Contudo, existe a possibilidade de que ele faça parte da chapa do vice-governador Carlos Brandão (PSDB), pretenso candidato ao governo estadual.

- No debate sobre o partido, o governador Flávio Dino, eu e outras pessoas concluímos que o melhor caminho seria pleitear uma filiação ao PT -, pontuou.

DE OLHO

2,012 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já haviam sido aplicadas no Maranhão até as 17h de ontem.

Sem alarde
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), fez um alerta, na sessão plenária de ontem, para que se evite causar pânico na população sobre a eficácia das vacinas contra a Covid-19.

O pronunciamento do parlamentar sobre o tema foi feito após discursos dos deputados Yglésio Moyses e Zé Inácio, em torno da eficiência dos imunizantes CoronaVac e Sputnik V.

O chefe do Legislativo enfatizou a importância de confiar nos especialistas.

E MAIS

• O deputado Wellington do Curso protocolou indicação solicitando testagem para detectar a produção de antígenos para Covid-19 em todos os vacinados com CoronaVac no Maranhão.

• Segundo ele, seria uma forma de dirimir dúvidas sobre a eficácia, ou não, do imunizante aplicado em larga escala no estado.

• Na semana passada, em entrevista coletiva, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, garantiu que a revacinação de idosos que tomaram a CoronaVac é desnecessária neste momento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.