Vacinação

Em 5 dias, drive-thru do Ceuma Renascença vacinou 7 mil pessoas

Espaço, projetado para atender o máximo de público em pouco tempo, tem recebido 1.500 pessoas por dia; meta é 10 mil vacinados em uma semana

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Drive-Thru do Ceuma Renascença tem meta de 10 mil atendimentos em oito dias
Drive-Thru do Ceuma Renascença tem meta de 10 mil atendimentos em oito dias

São Luís – Pensado para otimizar a vacinação contra a Covid-19 em São Luís, o Drive-thru de vacina da Universidade Ceuma Renascença já atendeu, desde a sua abertura, de 4 de junho até o dia 9, cerca de 7 mil pessoas procurando pela vacina. Criada em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, a meta do espaço é que sejam atendidas 10 mil pessoas até o próximo dia 11, quando completa uma semana de abertura.

Atualmente, de acordo com a coordenação da Universidade, o espaço recebe cerca de 1.500 pessoas por dia, com aumento de procura em dias de aplicação de doses para pessoas quem perdeu o prazo, como nos fins de semana, por exemplo. “No domingo, recebemos em torno de 1.800 pessoas, e isso ocorre devido o layout de atendimento que desenvolvemos. Em cada tenda atendemos quatro carros, o que amplia e agiliza a aplicação de doses”, explicou Neemias Muniz, prefeito do Ceuma e um dos colaboradores para a produção do projeto.

O motorista José Dias foi uma das pessoas a se vacinar no espaço. Ele conta que a opção do drive-thru foi essencial, pois facilitou a locomoção e evitou que pegasse filas. “Acho mais prático não ter de sair do carro, mais seguro. Eu já estava muito ansioso para vacinar, esperei muito por esse momento, e achei o local ótimo. Aqui está sendo bem rápido ,comparado a outros pontos”, relatou.

O espaço vai permanecer aberto até o fim da imunização contra a Covid-19 seguindo o calendário de vacinação disponibilizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Semus.

Equipe e Infraestrutura
A reitora de Graduação, Professora Cristina Nitz da Cruz, explicou que com a parceria da prefeitura, foi desenhado o projeto para que o drive-thru funcionasse sem impactar o trânsito e as atividades da instituição. “Por meio da parceria, a Prefeitura entrou em contato com a Universidade para disponibilizar esse espaço, e aí, através da Prefeitura, foi iniciado o projeto para saber qual seria a melhor forma de funcionamento, até chegarmos nesse formato. Além disso, também ajudamos com a disponibilização de pessoas, alunos estagiários, para auxiliar na vacinação”, explicou a reitora.

O drive-thru foi montado no Campus Renascença da Universidade Ceuma, em parceria com as Forças Armadas. A estrutura para aplicação das doses está localizada no estacionamento da instituição. O acesso ao espaço, que se dá pela Via Expressa (Jaracati), é todo sinalizado, com posicionamento de cones na pista e monitoramento de agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), e funcionamento de 8h às 20h.

No local estão disponíveis seis tendas de aplicação, com a capacidade de atendimento para quatro carros por tendas. Além dos estagiários dos cursos de medicina, enfermagem, biomedicina e psicologia, há também professores, coordenadores e profissionais da Secretária municipal de Saúde. “Eu acho que está sendo uma experiência incrível pode receber essas pessoas, todos tão dispostos a vacinar. Não é a primeira vez que estou estagiando em um centro de vacinação, mas está sendo bom poder trabalhar dentro da faculdade e com orientação dos meus professores de perto”, relatou Camilly Cristine, estudante de medicina.

José Dias ficou satisfeito com a opção, pela facilidade de locomoção e rapidez da fila de carros
José Dias ficou satisfeito com a opção, pela facilidade de locomoção e rapidez da fila de carros

Após serem vacinadas, as pessoas são conduzidas para uma outra área da universidade em que podem aguardar o tempo determinado pelos profissionais de saúde para observar se vão ter reações à vacina. “O pós vacina é o momento que passamos as orientações necessárias para os pacientes. Caso ele passe mal, temos uma ambulância a postos para levar o paciente até uma unidade básica. Aqui também explicamos que o paciente precisa repousar, não pode consumir bebida alcoólica e, caso venha ter reações em casa, para tomar dipirona ou paracetamol”, explicou a estudante de enfermagem, Tádila Mendes.

A montagem do drive-thru para vacinação contra a Covid-19 no Campus Renascença é resultado de uma parceria firmada pela Universidade Ceuma com as Forças Armadas, por meio do Comando Conjunto Norte, e aliança entre as forças armadas brasileiras: Exército, Marinha e Aeronáutica.

Relato
Josenilson Costa é comerciante e mora com dois idosos em casa, ele conta que todos os dias, desde o início da pandemia, esteve aflito e com medo de ser contaminado com o vírus, por estar sempre exposto. Para ele, a vacina é uma esperança.

“Estou desde o início da pandemia tendo que trabalhar e cuidando de dois idosos que moram comigo, é muito angustiante, então para mim, poder vacinar, está sendo um sonho. Agora as coisas vão melhorar. E aqui nesse espaço tive a possibilidade de vacinar rápido, sem precisar descer da moto”, contou.

NÚMEROS

7 mil pessoas procuraram pela vacina contra a covid, de 4 a 9 de junho, no Drive-thru de vacina da Universidade Ceuma Renascença
10 mil pessoas em busca da vacina é a meta, até o dia 11, no Drive-thru de vacina da Universidade Ceuma Renascença

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.