São João

Boi de Maracanã em festa restrita

Grupo programa batizado para o dia 23 de junho, às 23h, na sede; além disso, participará de lives de outros grupos, empresas e instituições, mas não fará live independente este ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(boi de maracanã)

São Luís - Um dos grupos folclóricos mais contagiantes do São João do Maranhão, o Boi de Maracanã está na concentração para festejar o mês de junho, apesar das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. Além dos eventos privados para os quais o batalhão está sendo convidado, com número reduzido de brincantes, o grupo realizará seu tradicional batizado, no dia 23 de junho, às 23h, na sede, em Maracanã, quando será apresentado o novo couro de boi, que está sendo chamado de “Realeza de São João”.

“O evento será restrito, por causa da pandemia. Nós iniciaremos a programação com a reza em homenagem a São João e, depois, haverá o ritual de batizado do boi, com as bênçãos do padre e a participação dos padrinhos, como sempre realizamos todos os anos”, explicou Maria José Soares, presidente do grupo folclórico.

No dia 24 de junho, haverá uma procissão em formato de carreata, com a participação de simpatizantes do boi e da comunidade. O desfile de veículos passará pelas ruas de Maracanã, principalmente pelos pontos onde o boi costuma se apresentar todos os anos, como terreiros, casas de umbanda e outros espaços.

Lives
Este ano, segundo Maria José Soares, o Boi de Maracanã não realizará lives-solos, apenas fará participações em transmissões de terceiros, de iniciativa de outros grupos, empresas e instituições. As programações dos dias 28, 29 e 30 de junho, segundo ela, serão mantidas, mas mediante a participação em transmissões ao vivo pela Internet.

“Essas participações nessas datas serão importantes para que possamos festejá-las, uma vez que ficam inviáveis os eventos tradicionais, com a participação do grande público. Este ano, como não haverá lives, não receberemos doações diretas, mas caso alguém queira nos ajudar com cestas básicas, poderá fazê-lo, pois selecionamos as pessoas que participam do boi e que mais precisam desses mantimentos”, explicou Maria José Soares.

O Boi de Maracanã é formado por vários personagens, entre caboclos de pena e de fita, índias, tocadores de matracas, o Nêgo Chico, e ainda pelos cantadores de linha de frente: Ribinha, Humberto Filho, Toinho Rocha e Manoel Victor. Nos terreiros juninos, o grupo apresenta diversas toadas, entre elas, “Lá vai firmeza de São João”, composta em 2019. Devido à pandemia do novo coronavírus, apenas alguns brincantes participarão das lives e dos eventos na sede, para evitar aglomerações.

“Nós pedimos, também, que os simpatizantes do boi compareçam usando máscaras e higienizem suas mãos. É muito importante que a gente tenha essa responsabilidade, porque não queremos correr riscos. Vamos festejar o nosso São João com muito cuidado e respeitando os protocolos sanitários contra a Covid-19”, finalizou Maria José Soares. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.