Saúde da mulher

Ação previne câncer de colo de útero em Santo Amaro do Maranhão

Iniciativa, da startup SAS Brasil, suprirá falta de opção de atendimento público e privado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Atendimentos serão prestados em cabine de telemedicina instalada
Atendimentos serão prestados em cabine de telemedicina instalada (santo amaro saúde)

A SAS Brasil , startup social que leva saúde especializada às regiões em situação de vulnerabilidade no país, chega presencialmente ao Maranhão, com o mutirinho de saúde da mulher, entre os dias 14 e 25 de junho, na cidade de Santo Amaro.

Durante o mutirinho, cerca de 200 mulheres chefes de família que residem na região serão beneficiadas pela ação, que realizará a triagem e coleta de exames das pacientes para identificar as necessidades de cada uma.

Cada mulher receberá um "passaporte da saúde" para o atendimento e a realização de exames em quatro especialidades: ginecologia (para identificar casos de HPV e de lesões precursoras do câncer de colo de útero), dermatologia (mapear lesões que podem evoluir para câncer de pele), odontologia (avaliação e identificação de demandas) e oftalmologia. Também haverá triagem de outras demandas de saúde na cabine de telemedicina e palestras de educação em saúde e valorização da mulher .

Com os resultados e triagem, a SAS Brasil retornará à cidade para solucionar os casos de pacientes que tiveram alterações nos exames ou nas avaliações, realizando cirurgias e outros procedimentos em todas as áreas oferecidas na primeira ação.

Os atendimentos serão realizados na UTA - Unidade de Telemedicina Avançada - que ficará à disposição dos moradores da região para atendimentos via teleconsulta em mais de 20 especialidades até o final do ano. As UTAs da SAS Brasil são estruturas montadas em um container, com consultórios equipados e uma cabine de telemedicina, modelo inovador que alavancou o SAS Brasil frente a soluções de telessaúde para populações sem acesso a internet ou celular.

Santo Amaro, a 260 km da capital São Luís, apresenta um desafio diferente para a SAS Brasil. Das cidades visitadas, é a mais escassa em recursos gerais, de saúde a saneamento básico, tratamento de água e esgoto e gestão de resíduos. Além disso, o grau de escolaridade da população é muito baixo. Com a UTA fixa e as ações presenciais, a SAS Brasil gera impacto positivo e de longo prazo na região, que conta com pouco serviço público de saúde e nenhuma opção privada para complementar a carência.

Adriana Mallet, médica, co-fundadora e CEO da SAS Brasil, explica que a proposta é levar saúde a mulheres de todo o país, de forma inovadora, olhando para elas de forma integral. "A área de ginecologia é uma das mais antigas dentro da SAS Brasil e é muito importante para nós que o projeto chegue às mulheres em regiões de vulnerabilidade social. Em cidades isoladas, elas chegam a esperar até oito meses para fazer um exame", finaliza.

A SAS Brasil é também a dimensão social do Sertões, maior rally das Américas. Para ações nas UTAs, a startup social também conta com apoio do AmigoH, braço das ações sociais de Oncologia e Hematologia do Hospital Albert Einstein, Roche, Philips Foundation e Faculdade São Leopoldo Mandic.

Sobre a SAS Brasil

Mais que uma instituição de saúde do terceiro setor, a SAS Brasil é uma startup social que tem como missão conectar pessoas, inovação e propósito para promover soluções de acesso à saúde especializada no Brasil. Desde 2013, atua de forma itinerante em cidades carentes de acesso a médicos especialistas, resolvendo os problemas de saúde de ponta a ponta, da prevenção ao diagnóstico e tratamento. A partir de 2020, a SAS Brasil passou a atuar nos formatos presencial e remoto (com a liberação da telessaúde). Com isso, já são mais de 120 mil pessoas beneficiadas em mais de 200 cidades de 21 estados brasileiros. Para mais informações, acesse: https://sasbrasil.org.br/

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.