Eleições 2022

Othelino tem interesse de filiar-se ao PDT para a disputa eleitoral de 2022

Mudança se daria caso o governador Flávio Dino confirme, por exemplo, sua iminente saída da sigla comunista; futuro político acerca do próximo cargo do presidente da AL depende de Dino

Thiago Bastos Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(Othelino)

SÃO LUÍS - O presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (AL), Othelino Neto (PCdoB) disse, em entrevista na TV Mirante, que negocia uma mudança sua dos quadros comunistas para o PDT. Procurada, a direção pedetista não quis comentar a declaração.

Segundo Othelino – que integra os quadros do PCdoB a convite do governador do Estado, Flávio Dino (PCdoB), a saída dele da legenda comunista dependeria do futuro político do atual chefe do Executivo Estadual. A mudança, de acordo com Othelino, estaria atrelada à confirmação das especulações – a cada dia mais maduras – que atestam a ida de Dino para o PSB.

De acordo com Othelino, além de uma possível ida para o PDT, outras opções são pensadas. “Estamos em discussões internas. O governador saindo [do PCdoB] muda o cenário. Existe neste momento a hipótese de eu permanecer, ou de acompanhar o governador no PSB e também há a possibilidade de eu me filiar ao PDT. São hipóteses que eu considero e que, no momento oportuno, tomarei a decisão”, disse.

A abertura de um canal de negociação entre Othelino e PDT, apesar de consolidar um “racha” na base de apoio do governador Flávio Dino (PCdoB) há pouco mais de um ano das eleições governamentais, foi recebida com certa surpresa por alguns atores políticos. Procurado para ratificar ou não as declarações, o presidente da AL não quis se manifestar.

Sobre o futuro cargo político, Othelino Neto abriu duas chances: ou entraria para pleitear uma vaga ao Senado Federal, hipótese atrelada ao próximo projeto de Flávio Dino – que ainda sonha em sair como vice em uma eventual chapa com o ex-presidente Lula na corrida do Planalto – ou tentaria novamente um mandato como deputado estadual. Esta última opção é vista como um caminho mais natural para acomodar o futuro político de Othelino.

Uma nova vaga na Assembleia seria vista com simpatia, já que o atual grupo de situação do governo teria um aliado importante no Legislativo nos próximos anos. O caminho de Othelino na Assembleia começou em 2013 quando, como primeiro suplente, assumiu de forma definitiva o mandato parlamentar.

Em 2014, Othelino Neto filia-se ao PCdoB e é reeleito no mesmo ano com quase 31 mil votos. Em fevereiro do ano seguinte, toma posse como vice-presidente da Assembleia.

Três anos mais tarde, Othelino assume como presidente da Assembleia, sendo peça fundamental para a consolidação da maioria governista na Casa e aprovação de matérias de interesses governamentais.

Parado

Procurado, o governador Flávio Dino (PCdoB) voltou a ratificar que, por enquanto, não pensa em mudança de sigla. Ele esteve, na semana passada, em reunião em Brasília com o presidente da sigla, Carlos Siqueira. A O Estado, Siqueira disse reiteradas vezes que as portas do partido estão abertas para Dino.

Aliados já colocam Felipe Camarão nos quadros do PT

Mesmo antes da definição plena acerca da inclusão do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, nos quadros do PT, integrantes do governo maranhense decidiram dar apoio e explicitaram manifestações favoráveis à inclusão do novo petista.

O secretário de Comunicação do governo, Ricardo Capelli, desejou sorte a Felipe Camarão. “Todo sucesso ao amigo Felipe Camarão, em sua nova jornada. Parabéns ao PT por esta nova aquisição”, disse.

Um dos mais próximos aliados de Flávio Dino, o secretário de Cidades, Márcio Jerry (PCdoB), fez questão de expressar sua satisfação nas redes sociais. “Cumprimentos ao companheiro e amigo Felipe Camarão pela filiação ao PT. Cumprimentos aos companheiros petistas, que ganham um valoroso quadro político e excelente gestor”, escreveu em sua conta no Twitter.

A ida de Felipe Camarão ao PT – que deixa neste caso o DEM – é vista como uma espécie de novo capítulo entre a disputa Brandão e Weverton pelo apoio de Dino. Sobre uma inclusão em chapa com Brandão, Felipe foi sucinto a O Estado. “O resto é especulação. Pretendo ser candidato a deputado federal”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.