Estado Maior

Debate polêmico

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

Médico cirurgião e deputado estadual em exercício, Yglésio Moyses provocou grande polêmica e se tornou alvo de duras críticas nas redes sociais, depois de ter defendido a aplicação de uma terceira dose da vacina CoronaVac em idosos acima de 70 anos de idade e de ter feito apelo para que a população rejeite a aplicação da Sputnik V, liberada de forma excepcional pela Anvisa no último domingo.

Em entrevista ao jornalista Jorge Aragão, no programa Ponto Final da rádio Mirante AM, Yglésio afirmou que há dados alarmantes - sem citar a fonte -, de que a vacina CoronaVac tem uma eficácia “extremamente reduzida” para pacientes acima de 70 anos de idade e uma eficácia praticamente nula, para o público acima de 80 anos.

Ele disse que o Instituo Butantan “mentiu” ao afirmar que a vacina protege 100% contra óbito por Covid-19 e defendeu uma discussão urgente sobre a possibilidade de revacinação de idosos que tomaram a vacina chinesa.

Na semana passada, alguns veículos nacionais - a exemplo do Estadão - destacaram um estudo que apontava menor efetividade da CoronaVac em idosos e a defesa de cientistas pela aplicação de uma terceira dose nesse público.

Ouvido por Revista Brasil, da EBC Rádios, por exemplo, o infectologista e pesquisador da Fiocruz, Júlio Croda, comentou a pesquisa e defendeu a utilização de um outro imunizante em idosos vacinados com a CoronaVac, como uma espécie de reforço. “É necessário utilizar outro imunizante para gerar uma resposta mais robusta, já que duas doses não foram suficientes", disse na ocasião o infectologista.

É com base nesses dados, relevantes, diga-se, que Yglésio tem se manifestado.

Mas, não parou por aí. O deputado também levantou dúvidas sobre a segurança e a eficácia da Sputnik V, liberada recentemente pela Anvisa.

Vale lembrar que o Governo do Maranhão assinou contrato para a compra de 4,5 milhões de doses da vacina russa. Vale lembrar também que, até o momento, a vacinação alcançou somente uma pequena parcela da população.

Por isso, cabe as perguntas: a campanha abraçada por Yglésio ajuda ou prejudica no processo de conscientização das pessoas sobre a importância da vacina contra o novo coronavírus?

É válida, ou desnecessária? Tem fundamento, ou não passa de devaneio?

Com a palavra os órgãos de controle e de vigilância sanitária.

Sem menção
O Governo do Maranhão destacou o sucesso dos recentes mutirões de vacinação na Grande Ilha.

Em publicação nas redes sociais, a gestão estadual destacou a subida do Maranhão no ranking de vacinação do país.

Mas sem nenhuma menção ao esforço do Município, que aplicou mais de 100 mil doses em uma semana - sendo mais de 16 mil apenas no domingo.

Sem chance
O presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), vê dificuldade de a CPI dos Combustíveis culminar com algum reflexo na redução de preços no Maranhão.

Segundo ele, a Comissão tem feito um bom trabalho de trazer a população para o debate sobre a formação de preços nas bombas.

A política de preços, no entanto, é “eminentemente federal” e, portanto, dificilmente deve ser afetada por qualquer decisão do colegiado.

Filiação
A possibilidade aberta de Othelino Neto migrar para o PDT, mesmo com sua proximidade com o senador Weverton Rocha (PDT), foi vista com surpresa por alguns atores políticos.

Procurado, o senador Weverton preferiu inicialmente não comentar o assunto.

No entanto, ele não negou o convite e abriu mais margem para uma possível saída de Othelino do PCdoB neste caso.

Portas abertas
O governador Flávio Dino (PCdoB) voltou ontem (8) a ratificar que, por enquanto, não pensa em mudança de sigla.

Apesar das recentes declarações, na semana passada ele esteve em reunião em Brasília com o presidente do PSB, Carlos Siqueira, na sede daquele partido.

À coluna, Siqueira disse reiteradas vezes que as portas do partido estão abertas para Dino.

Planejamento
O Município de São Luís analisa mudanças no chamamento de público de usuários no próximo fim de semana em relação à vacina Covid-19.

A ideia é evitar a formação novamente de longas filas em locais abertos, como ocorreu no domingo.

A avaliação das equipes de imunização é a de que várias pessoas que puderam ir em dias anteriores, de forma proposital, esperaram pelo chamamento de retardatários, o que causou a grande procura.

DE OLHO

2,3 milhões de doses da Pfizer começaram a ser distribuídas pelo Governo Federal para todo o país.

Esquivou
A ida de Felipe Camarão ao PT - depois de anunciar saída do DEM - é vista como uma espécie de novo capítulo entre a disputa Brandão e Weverton pelo apoio de Dino.

Mais próximo agora do projeto Dino/Brandão, Felipe se esquivou quando perguntado pela coluna sobre a possibilidade de composição de chapa com o atual vice-governador.

“O resto é especulação. Pretendo ser candidato a deputado federal”, disse.

E MAIS

• A ex-governadora Roseana Sarney elogiou o prefeito Eduardo Braide “pela eficiência” no trabalho de condução da campanha de vacinação contra o novo coronavírus.

• Com a manutenção dos trabalhos remotos na Assembleia Legislativa, as oitivas na CPI dos Combustíveis seguem suspensas até o retorno das atividades presenciais na Casa.

• A senadora Eliziane Gama tem sido questionada por não ter defendido pelo menos duas médicas que foram ridicularizadas e constrangidas durante depoimento na CPI da Covid no Senado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.