Estado Maior

Mais um capítulo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

Se parece claro que a possível entrada do secretário de Estado da Educação do Maranhão, Felipe Camarão, nos quadros do Partido dos Trabalhadores abriu uma crise interna entre alas da sigla, não se pode deixar de destacar que esse movimento, em específico, representa mais um capítulo de uma outra guerra: aquela travada entre o vice-governador do Estado, Carlos Brandão (PSDB), e o senador Weverton Rocha (PDT).

Para quem chegou de Marte nesta semana, nunca é demais lembrar que tanto o tucano quanto o pedetista almejam uma candidatura ao governo no ano que vem - assim como desejam ser oficializados como candidatos do governador Flávio Dino (PCdoB).

Dito isto, explica-se o que Felipe Camarão tem a ver com isso.

O atual titular da Seduc estava no Democratas, partido do qual saiu há poucas semanas, representando importante baixa para Weverton Rocha, já que o DEM é um dos seus mais importantes aliados nesse projeto.

Se lá permanecesse, o senador teria nele um forte nome para compor chapa como vice, ou uma liderança de destaque na formação de uma bancada na Câmara dos Deputados.

Com um dos principais secretários de Dino fora do seu projeto, Weverton perde grande potencial de discurso. E vê reforçada a tese de que a candidatura oficial do governador é mesmo a de Brandão.

Principalmente diante da notícia de que é o próprio Flávio Dino quem tem feito gestões no PT Nacional pela garantia da filiação de Felipe Camarão.

Em cima do lance
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), tem atuado pessoalmente para garantir a filiação de Felipe Camarão, um dos seus principais auxiliares, no PT.

O pedido de ingresso na legenda foi feito ontem pelo titular da Seduc, e tem apoio local da CNB, tendência partidária ligada ao ex-presidente Lula.

A coluna apurou que o comunista já chegou a ligar diretamente para a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, reforçando o pleito.

Decidido
Felipe Camarão parece mesmo convencido a disputar uma vaga na Câmara Federal no pleito de 2022.

Desde a ocasião em que surgiu no cenário político, como diretor do Procon na gestão Roseana Sarney, até então, ele sempre resistiu aos convites de disputa de uma eleição.

Professor da UFMA e procurador de carreira na AGU, ele escolheu o PT, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para iniciar a sua trajetória na política partidária.

Prorrogou
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís decidiu prorrogar a suspensão das suas atividades presenciais por mais uma semana.

A suspensão do expediente presencial terminava ontem, mas foi estendida para até o dia 11 deste mês.

O objetivo é atuar no enfrentamento à pandemia da Covid-19. A Ilha de São Luís segue com taxa alarmante de internações hospitalares, óbitos e testes positivos para a doença.

Duas frentes
O Maranhão segue em duas frentes pela vacina russa Sputnik V. Além de integrar o Consórcio Nordeste, o estado também faz parte do Consórcio Brasil Central, que ingressou com pedido para obter autorização pelo ente para importação do imunizante russo.

Enquanto o grupo nordestino comprou 37 milhões de doses, o grupo Central firmou possibilidade de compra de 28 milhões de doses.

A Anvisa, por ora, não se manifestou.

Lote menor
A autorização de apenas 928 mil doses de forma parcial de vacinas Sputnik é o chamado “banho de água fria” nas pretensões maranhenses.
O próprio governador Flávio Dino falava em uso da Sputnik V em abril. No entanto, por questões burocráticas com a Anvisa, o planejamento foi postergado.
Com isso, a ideia de autonomia do governo maranhense na campanha em relação ao Governo Federal também não prosperou, pelo menos por enquanto.

DE OLHO

141 mil doses da vacina russa Sputnik V devem ser importadas pelo Maranhão a partir de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

100%
100% dos adultos de São Luís terão recebido ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19 até o dia 10 de agosto.

A previsão é do secretário municipal de Saúde da capital, Joel Nunes Júnior.

- O nosso trabalho segue firme para que a vacinação seja cada vez mais rápida em São Luís. E a nossa estimativa real é de que até o dia 10 de agosto toda a população adulta da capital receba a primeira dose contra a Covid -, destacou ele nas redes sociais.

E MAIS

• A prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, anuncia para hoje o início da vacinação contra a Covid-19 de todos com mais de 18 anos na cidade.

• Bancários do Maranhão devem iniciar nesta terça-feira uma “paralisação sanitária” cobrando vacinação da categoria contra a Covid-19.

• São Luís atingiu no domingo, 6, a meta de 15 mil doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas em um dia; na verdade, foram 16 mil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.