Eleições 2022

Filiação de Camarão abre crise no PT do Maranhão

Secretário de Estado da Educação tenta se consolidar para a disputa de vaga na Câmara Federal na eleição de 2022 pelo Partido dos Trabalhadores; deputados da legenda divergiram sobre tema

Ronaldo Rocha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(Felipe Camarão)

SÃO LUÍS - O pedido de filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT) formalizado pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, deu início a uma crise entre membros da sigla no Maranhão.

Camarão tenta se consolidar para a disputa de uma vaga na Câmara Federal em 2022. Ele tem como principal articulador o governador Flávio Dino (PCdoB), que deve desembarcar no PSB.

A intervenção no partido, contudo, abriu divergência entre algumas das lideranças do PT no estado. O deputado estadual Zé Inácio manifestou apoio à filiação de Camarão. Já o deputado federal Zé Carlos da Caixa ingressou com um recurso junto à direção nacional da legenda, contrário ao ingresso do secretário estadual.

Felipe Camarão se desfiliou do DEM há algumas semanas. Antes disso, no mês de abril, ele já havia confirmado interesse em eleger-se deputado federal em 2022. Ontem, ele formalizou o pedido de filiação no PT. Uma articulação do Palácio dos Leões relevada por O Estado na semana passada.

"Hoje, segunda, dia 7/6/21, irei protocolar meu pedido de filiação ao Partido dos Trabalhadores. Pedirei para ingressar na sigla com muito orgulho e determinação em fazer o melhor para meu estado e meu país", escreveu, em seu perfil em rede social.

Apoio - Logo depois de ele ter feito o anúncio, houve imediata reação de lideranças do partido. Zé Inácio assegurou apoio a Camarão.
"Seja bem-vindo. Após protocolo de filiação, o pedido deve ser apreciado na Executiva Estadual do PT/MA. Felipe Camarão é mais um quadro que vem se somar ao PT na expectativa de ampliar a bancada de deputados federais do PT/MA na Câmara Federal", disse.

O deputado Zé Carlos da Caixa, contudo, se manifestou de forma contrária à filiação. Ele questionou a rapidez com a qual membros do partido trabalham para homologar a filiação.

"Companheiros e companheiras do nosso coletivo Resistir. Com toda certeza, grande parte de vocês deve estar acompanhando a discussão sobre a entrada do secretário Felipe Camarão, do Democratas, no nosso partido para se candidatar a deputado federal. Diante da velocidade com que as coisas estão acontecendo preciso compartilhar com todos vocês, para que possam avaliar as minhas preocupações a respeito desse caso", disse.

Zé Carlos ingressou com um recurso na direção nacional do PT questionando a filiação de Felipe Camarão. Ele disse que o secretário está usando a "sua força política" para convencer parte da executiva estadual a aprovar o seu pedido e disse que um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) atua como um dos principais articuladores - dentro e fora do PT -, para a filiação de Felipe.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.