Tecnologia limpa

Convênio viabiliza projeto de mobilidade elétrica em São Luís com energia renovável

Capital terá primeiro posto de carregamento para veículos elétricos com estação de bicicletas elétricas, no Parque do Rangedor

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Bicicletas elétricas e posto de abastecimento, conforme maquete virtual do projeto
Bicicletas elétricas e posto de abastecimento, conforme maquete virtual do projeto (bicicletas elétricas )

São Luís - São Luís receberá o primeiro projeto de Mobilidade Elétrica da Equatorial Maranhão. A empresa formalizou uma parceria com o Governo do Maranhão para a instalação de um posto de carregamento elétrico e uma estação de bicicletas elétricas que ficarão disponíveis gratuitamente para a população na cidade. A novidade é uma iniciativa do Grupo Equatorial por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e contará também com geração de energia solar fotovoltaica. O projeto, que está previsto para inaugurar em novembro deste ano, conta com o investimento de outras nove empresas do setor elétrico, representadas pela Global Participações em Energia. O investimento total do projeto em cinco estados é de aproximadamente R$ 19 milhões.

A solenidade de assinatura do convênio foi realizada nesta terça-feira, 8, no Palácio dos Leões, com público restrito, seguindo todos os protocolos sanitários para garantir a segurança dos participantes, diante do cenário de pandemia. O evento contou com a presença do Governador do Maranhão, Flávio Dino; do CEO do Grupo Equatorial, Augusto Miranda; do Presidente da Equatorial Maranhão, Augusto Dantas; da Gerente de Relacionamento com Cliente da Equatorial Maranhão, Francila Soares; do Engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Equatorial Energia, Lucas Pinheiro, além de outros representantes da gestão estadual e da distribuidora de energia.

A solenidade acontece justamente em junho porque 5 de junho é Dia do Meio Ambiente, e muitas ações de conscientização e cuidados com nosso espaço se estendem ao longo deste mês. Dentre outras ações, haverá a inauguração de um Borboleteio, também no Parque do Rangedor, realizado pela Equatorial em parceria com a SEMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

“Dentro da estratégia do Grupo Equatorial, atuar com inovação e sustentabilidade é algo muito presente na implantação dos projetos. A mobilidade elétrica é uma realidade que queremos fomentar por ser uma fonte com baixa emissão e totalmente alinhada com práticas de ESG. De maneira pioneira o Grupo está possibilitando o acesso dessas tecnologias à população dos estados onde atuamos”, afirma Augusto Miranda, Presidente do Grupo Equatorial.

“O Grupo Equatorial está fazendo uma doação de equipamentos para o Parque Rangedor, a fim de que haja estímulo a uma transição energética, no futuro, que é uma tendência, sem dúvidas, no mundo e no Brasil, no que refere à matriz energética da mobilidade. Acreditamos que os veículos elétricos são uma tendência que irá crescer e no Rangedor, haverá essa experimentação desse futuro, com serviços de administração do parque, que estarão com veículos elétricos e a disponibilização das bicicletas elétricas para os frequentadores do parque”, ressaltou o governador Flávio Dino.

O governador frisou também o significado do projeto. “É uma forma de haver o benefício concreto para o lazer e difusão de uma tecnologia de educação ambiental, objetivos que se coadunam com a nossa visão de desenvolvimento”, disse o governador do Maranhão, durante o lançamento. Flávio Dino pontuou ainda que a iniciativa faz alusão às comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de Junho).

“O Parque do Rangedor é um espaço de lazer muito bem aproveitado pela população, e com muita alegria nós da Equatorial Maranhão fazemos parte das iniciativas do parque desde sua inauguração. Esse projeto de mobilidade elétrica proporcionará mais aproveitamento ainda desse espaço público de lazer, onde as pessoas poderão utilizar as bicicletas gratuitamente e carregar carros elétricos também, ” destacou Augusto Dantas, Presidente da Equatorial Maranhão.

O carregador de carros elétricos que será instalado pela Equatorial Maranhão no Parque do Rangedor, em São Luís, será disponibilizado de forma gratuita aos visitantes que já tiverem um veículo elétrico, de forma a incentivar a adesão à tendência mundial de eletrificação das frotas de carros. O objetivo do projeto é avaliar o uso de veículos elétricos pela comunidade frente ao cenário atual de mobilidade urbana. Para isso, dez bicicletas elétricas serão disponibilizadas para uso da população, como alternativa de locomoção e lazer, na forma de compartilhamento via aplicativo de celular. Além disso, um carro elétrico será doado e ficará a cargo da Secretaria de Governo para fiscalização dos parques.

O Parque do Rangedor, espaço bem utilizado por quem busca atividade física e lazer, é ponto de encontro da população de São Luís e funciona de domingo a domingo, das 5h às 11h e das 16h às 21h. São 8 praças com equipamentos de esporte e playgrounds, uma pista para caminhada e ciclovia de 3,5km. O espaço também contará com um Batalhão de Polícia Ambiental, além de uma praça de food truck, funcionando sempre das 17h às 21h.

Mobilidade elétrica em outros estados

O investimento também levará o projeto para as demais distribuidoras da Equatorial Energia no Piauí, Pará e Alagoas e, também, para o Campus da UFMS, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Todas as cinco capitais receberão, ainda em 2021, a mesma quantidade de carros e bicicletas elétricos, além da instalação de uma estação de carregamento e de um posto de acomodação para bicicletas e carros elétricos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.