Contra a Covid-19

33.974 pessoas vacinadas contra a covid na Ilha no fim de semana

Mutirões de vacinação promovidos pelo Governo e pela Prefeitura de São Luís possibilitaram avanço na vacinação por faixa etária; contudo, fim de semana também foi marcado por longas filas e muita espera nos pontos de imunização

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Vacinação contra a covid tem prosseguimento depois de um intenso fim de semana de filas e muita espera
Vacinação contra a covid tem prosseguimento depois de um intenso fim de semana de filas e muita espera (vacina)

São Luís – No fim de semana (dias 5 e 6), 33.974 pessoas foram imunizadas na Ilha de São Luís, por meio de mutirões de vacinação promovidos pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de São Luís, com o objetivo de elevar o número de pessoas imunizadas contra a Covid-19 no Maranhão.

De acordo com Secretária de Estado da Saúde (SES), no “Arraial da Vacinação”, promovido pelo Governo do Estado no shopping Pátio Norte, situado na MA-201 (Estrada de Ribamar), 4.885 pessoas, a partir dos 38 anos, foram imunizadas no Drive-Thru, em 28 horas de atendimento. No Maranhão, 40.645 foram imunizados no fim de semana, segundo SES.

“O sol e o luar foram os nossos parceiros nessas 28 horas de Arraial da Vacinação. No total, 4.885 pessoas receberam a primeira dose contra o coronavírus no nosso drive-thru. Minha sincera admiração a cada profissional por topar e ficar até o fim neste desafio. É para salvar vidas que sacrificamos nosso tempo para acelerar a vacinação”, disse o secretário de saúde do Maranhão, Carlos Lula, em suas redes sociais.

A Prefeitura de São Luís imunizou no fim de semana pessoas a partir dos 43 anos, nos pontos de vacinação da capital. Desde o início da imunização, foram vacinadas em São Luís - até o último domingo, 6 - 463.803 pessoas.

Filas e longa espera
Contudo, apesar do avanço da imunização em São Luís, o fim de semana também foi marcado por grandes filas e muita espera nos postos de vacinação. De acordo com relatos nas redes sociais, muitos permaneceram nas filas por mais de seis horas. A estudante Fabiana Lima foi levar sua mãe para receber a primeira dose e conta que passou cerca de quatro horas na fila do drive-thru.

“Fomos ontem (domingo) no drive-thru do Shopping da Ilha, a fila estava no Vinhais. Passamos quatro horas na fila, chegamos às 17h40, e minha mãe só foi vacinada às 21h50. Achei organizado, tinha muita viatura da SMTT e muitos policiais ajudando a manter a fila organizada, com cones e ficamos com o pisca-alerta ligado. A questão mesmo é que esperar tanto tempo é cansativo. Não imaginávamos que estaria tão cheio. Chegamos, inclusive, a tentar a fila do Ceuma Renascença, mas estava bem maior, alcançando a Via Expressa quase toda”, contou a estudante.

No Multicenter Sebrae, principal ponto de vacinação de São Luís, durante o domingo, 6, dia destinado para aqueles que perderam a data de imunização, o encerramento da aplicação das doses estava previsto para as 18h, porém, com o grande fluxo de pessoas, o atendimento passou da meia-noite, e nem todos que estavam no local conseguiram ser vacinados.

“Nós fomos primeiro na Uema, mas a fila estava enorme e toda embaixo do sol, então meio-dia decidimos ir para o Sebrae. A fila andava bem rápido, mas umas 14h choveu e todos se aglomeraram na porta, o que acabou causando uma confusão nas filas e os bombeiros tiveram de reorganizar, deixando maior e dando volta no Multicenter. Muitas pessoas começaram a desistir e nós fomos para casa. Só havia dois pontos de vacinação para pessoas sem carro, como eu e meus familiares”, contou a O Estado uma comunicadora que não quis ser identificada. Atualmente São Luís tem nove postos ativos, contudo, apenas seis funcionaram durante o final de semana.

Para evitar as grandes filas e organizar os horários de vacinação, a Prefeitura disponibilizou o “filômetro”, serviço de monitoramento das filas nos pontos de vacinação da capital maranhense, disponível no site da prefeitura de São Luís.

SAIBA MAIS

O Governo do Maranhão divulgou em suas redes sociais que o “Arraial da Vacinação” vai continuar acontecendo todos os dias, até o próximo sábado (12), no estacionamento do shopping Pátio Norte, para moradores de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, com 38 anos ou mais.

Já em São Luís, a vacinação de pessoas de 35 a 42 anos vai ocorrer durante a semana seguindo a chamada de duas idades por dia, ocorrendo nos noves pontos de vacinação disponíveis, veja abaixo o dia de vacinação de cada idade:

Segunda-feira (7) | 42 e 41 anos;
Terça-feira (8) | 40 e 39 anos;
Quarta-feira (9) | 38 e 37 anos;
Quinta-feira (10) | 36 e 35 anos.

Novos mutirões
Após o “Arraial da Vacinação”, realizado pelo governo estadual em São Luís para pessoas a partir dos 38 anos, o governador do Maranhão, anunciou um novo mutirão para a próxima semana em Timon, a 428 km de São Luís. “O importante é a mobilização, o conceito de mutirão, e a divulgação que essa ideia propicia para que as pessoas se sintam motivadas a procurar o imunizante. Por outro lado, também é uma forma de nós lembrarmos a identidade cultural do povo do maranhão que passa muito fortemente pelas festas juninas. Nós estamos vendo uma grande participação das pessoas, elas estão vindo, e por isso vamos estender a ideia do arraial da vacinação, ela será uma medida permanente a partir de agora”, contou Flávio Dino.

Mais vacinas distribuídas
Nesta segunda-feira, 7, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou a distribuição de novas doses de vacinas contra a Covid-19 para os municípios com mais de 85% das doses aplicadas, de acordo com decreto estadual. As entregas continuam acontecendo nesta terça-feira, 8.

De acordo com a SES, serão enviadas doses das vacinas Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac, destinadas a pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades, trabalhadores da educação e escalonamento do público por faixa etária, tanto para a primeira dose quanto para a segunda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.