Avanço do coronavírus

Maranhão tem probabilidade acima de 75% de aumento dos casos de Covid-19 e SRAG

O sistema InfoGripe monitora os casos de notificação de síndrome respiratória em todo o país, com base em dados da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
O InfoGripe monitora os casos de notificação de SRAG no país
O InfoGripe monitora os casos de notificação de SRAG no país (covid variante)

São Luís - O Maranhão apresenta probabilidade acima de 75% de aumento dos casos de Covid-19 e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de acordo com o boletim do InfoGripe, referente à Semana Epidemiológica (SE) 20, período de 16 a 22 maio deste ano. Dados recentes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) revelam que já foram confirmados mais de 290 mil casos de coronavírus em todo o estado e um total de 8.216 óbitos.

O InfoGripe monitora os casos de notificação de SRAG no país, tendo como fonte os dados do sistema Sivep-gripe da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), gerando alertas de situação com base no padrão histórico de casa região analisada. Segundo o boletim da Fiocruz, o Maranhão e os estados do Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e o Distrito Federal apresentam uma probabilidade acima de 75% de crescimentos na tendência de longo prazo nos casos do novo coronavírus e outras SRAG.

Também Amazonas, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul apresentaram sinal forte (probabilidade acima de 95%) de crescimento de casos dessa enfermidade. Enquanto, os estados do Acre, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rondônia houve o registro de queda. Já, o Ceará, o sinal é de estabilização na tendência de curto prazo.

O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, declarou que o estudo sinaliza que o cenário atual está associado à retomada das atividades de maneira precoce em vários estados da federação. “Essa situação manterá o número de hospitalizações e óbitos em patamares altos, com tendência de agravamento nas próximas semanas”, afirmou Marcelo Gomes.

Sistema InfoGripe

O sistema InfoGripe relata o nível relativo ao plano de contingência, a zona no canal endêmico e o nível de atividade semanal dos dados de SRAG, SRAG por Influenza e os óbitos. Os níveis de atenção com respeito ao plano de contingência e limiares de atividade semanal são reportados em formas de mapa, enquanto, os indicadores relacionados aos canais endêmicos são reportados em forma de tabela.

A definição de SRAG no Brasil segue o padrão da Organização Mundial da Saúde, de forma a manter a comparatibilidade entre dados de distintos países. Segundo essa definição, são classificados como casos de SRAG pacientes que apresentem febre (tosse ou dor de garganta) e (dispnéia ou saturação de oxigênio < 95% ou dificuldade respiratória) e que tenham necessitado hospitalização ou que vieram a óbito tendo apresentado esse quadro de sintomas, independentemente de hospitalização.

Mas, há casos de Covid-19, especialmente em adultos, podem não apresentar quadro febril e, portanto, seguindo recomendação do Ministério da Saúde o InfoGripe passa a reportar também relatório de situação para os casos notificados independente de apresentar febre.

Coronavírus no Maranhão

Os números de infectados do novo coronavírus e de óbitos são altos no Maranhão, de acordo com a SES. Até o último dia 3 havia 293.518 casos confirmados em todo o estado e 8.216 pessoas tinham morrido dessa enfermidade.

Somente entre os dias 28 de maio deste ano até quinta-feira, 3, houve o registro de 4.499 novos casos em todo o estado e apresentando uma média de 649 casos por dia. Na sexta-feira, 4, o registro era de 25.947 casos ativos. Entre eles, 24.506 em isolamento domiciliar e 1.441 internados nos hospitais da rede pública ou privada.

Também existe a possibilidade de haver um colapso hospitalar na Região Metropolitana de São Luís. A taxa de ocupação dos leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) dos hospitais públicos destinados a pacientes do novo coronavíurs atingiu 97,40%, enquanto, a taxa dos leitos clínicos é de 90,04%.

Em coletiva, ocorrida na sexta-feira, 4, o governador do Maranhão, Flávio Dino, declarou que a tendência é de crescimento na ocupação de leitos seja nos hospitais da rede pública ou privada. “A tendência é que tenhamos uma especialização das UPAs em coronavírus devido à demanda muito alta. Um dos caminhos que temos adotado é a ampliação dos leitos e agora, as UPAs da Ilha para atender coronavírus”, anunciou Flávio Dino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.