Entrevista

Flávio Dino prorroga até o dia 14 as medidas restritivas no MA

Chefe do Executivo voltou a chamar a atenção para a elevada taxa de ocupação de leitos na Ilha de São Luís e fez um apelo para que a população cumpra os protocolos sanitários contra a Covid

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(Flávio Dino )

SÃO LUÍS - O governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou em entrevista coletiva concedida de forma virtual na última sexta-feira, a prorrogação das medidas restritivas em vigor por mais 10 dias no Maranhão. Todas as regras a respeito de realização de eventos, limitação de horário para funcionamento de comércio e para o funcionamento de bares e restaurantes, por exemplo, seguem inalteradas até o dia 14 deste mês.

O chefe do Executivo explicou que a decisão se dá por causa do atual cenário, com elevada taxa de ocupação de leitos públicos e privados na Ilha de São Luís, com contaminações, internações e mortes por Covid-19 ainda alarmantes.

Durante a entrevista Dino afirmou que a gestão estadual trabalha para dar maior celeridade ao processo de vacinação em todas as regiões do estado e assegurou apoio aos prefeitos.

“Até a outra semana o regime vigente foi prorrogado, no que se refere a horário de comércio, não superlotar os estabelecimentos, o uso de máscaras, higiene, ou seja, todas as regras que os senhores e as senhoras já conhecem, que são imprescindíveis e inafastáveis na hora presente […] exatamente por esta dificuldade”, disse.

Medidas

Na Ilha de São Luís, que integra os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, as medidas restritivas prorrogadas impõem a limitação de funcionamento de comércio das 9h às 21h; o horário limite de 23h para funcionamento de bares e restaurantes; funcionamento de supermercados das 6h às 0h e limitação de uso de apenas 50% da capacidade de supermercados, academias e salões de beleza. Também está liberado o retorno aos postos de trabalho, do grupo de risco vacinado, após 30 dias da imunização [exceto gestantes].

Já para todo o estado do Maranhão, as restrições prorrogadas determinam a realização de eventos somente com até 100 pessoas; administração pública em sistema de rodízio e com 50% da capacidade em atividades presenciais; igrejas com limitação para uso somente de 50% do espaço físico e observação obrigatória a todos os protocolos sanitários estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Vacinação

Flávio Dino também apresentou um gráfico para tratar do andamento da vacinação em todo o estado. Até o momento, Maranhão já recebeu do Ministério da Saúde, 3,23 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19.

Deste total, 2,47 milhões de doses já foram distribuídas pela gestão estadual para os municípios. E do total de doses distribuídas, 1,84 milhão de doses foram aplicadas.

Ele lamentou o fato de 94 dos 217 municípios do Maranhão ainda não terem alcançado 85% de aplicação das doses já recebidas. E disse que conta com o apoio de órgãos de controle para a solução do problema junto aos municípios.

Governo fará vacinação por mais de 24 horas ininterruptas

O Governo do Maranhão realiza neste sábado e domingo o ‘Arraiá da Vacinação’ com mais de 24 horas de atendimento no Drive Thru da Vacinação contra a Covid-19, no estacionamento do Pátio Norte Shopping de forma ininterrupta.

O evento inédito no estado foi anunciado pelo governador Flávio Dino (PCdoB) em seu perfil no twitter.

“Arraial da Vacinação. Vamos fazer um mutirão entre às 8h da manhã deste sábado até meio-dia de domingo, ininterruptamente. Será no Shopping Pátio Norte. Idade: 38 anos ou mais”, escreveu.

A Secretaria de Estado da Saúde reduziu a faixa etária do público-alvo para a realização do mutirão. Devem comparecer pessoas com idade a partir de 38 anos, residentes das cidades de São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

É necessário apresentar documento com foto, comprovante de residência, cartão SUS e cartão de vacinação. Grupos de culturais também farão apresentações com a temática junina para os usuários do drive especial ‘Arraiá da Vacinação’.

UPAs vão atender pacientes diagnosticados com Covid

O governador Flávio Dino anunciou durante a entrevista coletiva, que em decorrência da elevada taxa de ocupação dos leitos na Ilha de São Luís, todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), instaladas na capital, deverão receber exclusivamente pacientes diagnosticados ou com suspeita de Covid-19.

Ele explicou que essa foi uma saída encontrada pela gestão estadual para “desafogar” e evitar colapso na rede estadual de saúde.

Na tarde de sexta-feira o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, coordenou uma reunião com gestores de saúde dos quatro municípios da Ilha. O objetivo foi justamente alinhar uma estratégia conjunta para elevar o número de leitos nos municípios.

De acordo com o governador, somente no que diz respeito aos leitos de UTI na rede pública do Maranhão, a taxa de ocupação subiu de 77,1% para 82,7% em apenas uma semana.

Já em relação aos leitos clínicos, a ocupação subiu de 59,5% para 64,1% somente nos últimos sete dias.

Quando os dados se referem à Ilha de São Luís, que integra os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, a situação é mais grave.

A taxa de ocupação de leitos de UTI na Ilha é de 97,77%. E em relação aos leitos clínicos, a taxa de ocupação na Ilha é de 93,05%.

Flávio Dino afirmou que tem recebido pedido dos hospitais particulares, para a transferência de pacientes para a rede pública. Isso por causa do esgotamento nos hospitais privados.

“Eu tenho recebido diariamente, pedidos da rede privada de São Luís, querendo transferir pacientes para a rede pública. Nós não temos condições neste momento, exatamente por causa da alta hospitalar”, disse, ao apontar para o gráfico virtual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.