Oton Lima

EnamorArte do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
A arte de rua de O Pé de Feijão nas ruas de São Luís
A arte de rua de O Pé de Feijão nas ruas de São Luís
João Almeida produzindo um mural em pleno Festival BR-135
João Almeida produzindo um mural em pleno Festival BR-135
João Almeida e as caixas produzidas pelo Zé Pereira Café
João Almeida e as caixas produzidas pelo Zé Pereira Café
O detalhe da caixa que está embalando uma das tortas do Zé Pereiria para o Dia dos Namorados
O detalhe da caixa que está embalando uma das tortas do Zé Pereiria para o Dia dos Namorados

Das manifestações artísticas que expressam o Maranhão, a arte visual e a gastronomia estão entre as mais pulsantes, desperantando paixões de quem quer que as desfrutem.

Combinação das mais sugestivas, portanto, ao se pensar em uma ação para o Dia dos Namorados. Foi exatamente o que o Zé Pereira Café fez: uniu artes visuais e gastronomia com a coleção de caixas "Para sempre, com Amor".

O projeto traz algumas das famosas tortas da marca, em edição comemorativa - em formato de coração -, com embalagens personalizadas com a tipografia de João Almeida.

Com o nome artístico O Pé de Feijão, João é um dos artistas maranhenses mais talentosos de sua geração.

Natural de Luís Domingues, na região pré-amazônica maranhense, Almeida é radicado em São Luís. A graduação em Licenciatura em Artes Visuais pela UFMA é apenas o título que ostenta, já que seu talento se distribui em diversas frentes: como artista plástico de rua, performer, cenógrafo, figurinista e o que mais sua imaginação fértil permitir.

A arte de João é encontrada em paredes no Centro Histórico, em figurinos emblemáticos de alguns dos maiores artistas locais e, recentemente, exposta na exposição coletiva Desmanche, no Centro Cultural Vale do Maranhão.

Nada é impossível à inventividade de João. Nem mesmo deixar ainda mais sensorial a experiência diante de uma delícia do Zé Pereira. ­

Uma das performances de João
Uma das performances de João
Gabriel Duarte é o mais novo a se juntar à colônia de maranhenses em São Paulo que estão desbravando o mercado da moda.
Gabriel Duarte é o mais novo a se juntar à colônia de maranhenses em São Paulo que estão desbravando o mercado da moda.

O modelo se mudou para a capital paulista no início do ano e já começa a dar as caras para ensaios, como este em que posa para as lentes de Milena Saza, fotógrafa maranhense que está estampando as principais publicações do país com o seu talento. Gabriel é agenciado da Rock MGT

Neutro é detergente

A treta da Juliana Paes tá dando o que falar, hein? Eu acho isso ótimo. Aliás, tem sido positivo esse chamado público à classe artística do Brasil para se posicionar sobre política.

Primeiro, porque o que as estrelas pensam e/ou dizem, de modo geral, reverbera muito entre a gente. Principalmente aquelas que têm milhares de seguidores nas redes sociais. Além do mais, se nós podemos consumir o estilo de vida delas - através dos produtos/serviços que promovem -, por que não saber mais, por exemplo, sobre seus valores morais?

Bom, antes, deixa eu destrinchar o caso da Juliana. Na quarta, 02, ela, que costuma ser mais neutra em questões políticas no Instagram, fez uma defesa subentendida à médica Nise Yamaguchi (aquela que defende o tratamento precoce contra o coronavírus e que foi ouvida esta semana na CPI da Covid-19), que parece não ter sido bem recebida por uma "colega" - ao que tudo indica, Samantha Schmütz.

É que, na mesma ocasião, a humorista também usou as redes sociais para questionar posicionamentos tidos como isentos de gente do meio artístico, principalmente quando diz respeito à atuação do governo federal na pandemia. Samantha, vale dizer, é abertamente contra a política bolsonarista e inconformada com a demora na compra das vacinas.

Aí, após uma avalanche de críticas ao tal post da Juliana Paes, a atriz publicou um vídeo dirigido à uma "cara colega", sem citar nomes, mas deixando claro que as duas já contracenaram - ela e Schmütz foram irmãs na novela Totalmente Demais. Não tardou para os internautas juntarem os pontos...

Na carta aberta, Juliana pontua algumas de suas posições, como: "não militar publicamente escolhendo um dos lados políticos nesse debate público"; "não ser bolsominion, como adora acreditar quem não me conhece de perto"; "eu tô num ambiente em que não me sinto representada por ninguém"; e "não apoio os ideais arrogantes de extrema-direita e não apoio delírios comunistas da extrema-esquerda".

Resultado: a internet pegou fogo. Artistas saíram em defesa de uma; outros, reforçaram o discurso defendido pela outra. O assunto tomou conta dos sites.

E eu nisso tudo? Não entro aqui no mérito da questão (estaria pagando de isentão agora?), pois aí teria que começar outro texto...

Na real, o que achei interessante mesmo foi o debate. A saída de cima do muro, ainda que forçada, trouxe diálogo, (des)entendimentos, polarização... Mas é isso aí: faz parte do processo.

Até concordo que ninguém é obrigado a se posicionar sobre tudo e o tempo todo. Só que não cola mais de as celebridades ficarem só posando de bacanas, surfando em pautas do momento, bancando as engajadas - desde que não se comprometam -, enquanto as redes - melhor dizendo: a vida - pega fogo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.