Editorial

Doar sangue, um gesto de amor

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

Nestes tempos de pandemia, uma ação simples pode salvar vidas de forma rápida e segura. Acontece a campanha nacional “Junho Vermelho”, que tem como objetivo conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador de sangue. Não custa lembrar que uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas, dependendo do quadro clínico do paciente. É um ato humanitário muito importante, principalmente na situação atual.

Além disso, o mês de junho é um período de baixa no estoque de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia - Hemomar, pois há um aumento da incidência de infecções respiratórias, favorecido pela mudança de clima. Portanto, a campanha é fundamental para reforçar na sociedade esse ato de amor e solidariedade ao próximo, tendo em vista que é considerado crítico o estoque de sangue do Hemomar, em São Luís, pois existe a necessidade de todos os tipos sanguíneos negativos e positivos O, A, AB e B. O tipo sanguíneo O negativo é fundamental por ser considerado doador universal, usado em casos de extrema urgência, quando não há tempo para comprovar exames do paciente.

É bem verdade que a pandemia de Covid-19 prejudicou o número de doações nas unidades de coleta de sangue, afetando diretamente o estoque estadual. Por conta da situação atual, o Hemomar reforçou ainda mais os procedimentos de higienização, que já fazem parte da rotina do órgão, para que os doadores se sintam seguros e estimulados a doar sangue - que não pode parar.

Sendo assim, as pessoas que estão saudáveis podem se dirigir ao Hemomar para fazer suas doações. Também via whatsApp, a pessoa pode agendar a doação. É necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.

Os candidatos à doação de sangue que foram infectados pela Covid-19, após diagnóstico confirmado ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação. Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico positivo para Covid-19 são considerados inaptos por 14 dias após a última interação com essas pessoas.

Em 2021, o “Junho Vermelho” foi instituído pelo Ministério da Saúde como o mês que celebra e exalta a causa da doação de sangue como um ato de solidariedade e ganha um caráter especial e emergencial. Por isso e também por entender que a causa da doação de sangue é um ato único e essencial para salvar vidas, a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) lança este ano o programa “Um só sangue “, que congrega uma série de ações e compartilhamento de informações para estimular o ato de doar sangue, não apenas em junho, mas durante o ano inteiro.

Os percentuais de doação no Brasil cresceram nas últimas décadas em razão de uma série de medidas adotadas, mas ainda são baixos. Especialmente em um momento de pandemia, as ações serão relevantes já que, segundo a ABHH, houve uma queda de 70% nas doações espontâneas neste período. O último levantamento publicado pela Anvisa, referente a 2019, mostra que 2% da população adulta sadia fez ao menos uma doação de sangue naquele ano. O ideal seria de 5 ou 6%.

Assim como o mundo inteiro vive um momento epidemiológico atípico, doar sangue mais do que nunca significa salvar vidas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.