Livro

Memórias de Colinas

Obra do professor Paulinho Meneses traz uma abordagem sobre a história e a composição dos símbolos nacionais, do estado do Maranhão, e do município de Colinas

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Detalhe da capa do livro
Detalhe da capa do livro (livro)

São Luís - Fruto de uma profunda e abrangente pesquisa científica que ultrapassou o campo local e regional, o livro “Conservatório de Colinas: Símbolos, História e Memória”, de autoria de Paulo Eduardo de Sousa Pereira, conhecido como Paulinho Meneses, será lançado hoje, às 19h, no canal no Youtube https://www.youtube.com/MarcoJuniorBR. A obra consiste em uma ferramenta pedagógica que irá fortalecer a formação cidadã escolar, ao promover, como tema transversal, símbolos constituídos, preservação da memória e identidade cultural do povo do Maranhão. Além disso, discorre sobre a história e a composição dos símbolos nacionais, do estado do Maranhão, e do município de Colinas, demonstrando a importância de seu conhecimento pelos cidadãos que se apropriem deles e os preserve.

Para posicionar o leitor sobre o aspecto fundamental da obra, oferece um panorama de como os símbolos percorrem a trajetória humana, invariavelmente em todas as formas de cultura conhecidas, utilizando-se de boa doutrina, destacando o significado dos símbolos para a memória de cada povo. Explica, ainda, o que representam o hino, a bandeira e o brasão de armas para o sentimento da coletividade.

O pioneirismo dessa obra, de autoria de um nativo historiador e pesquisador sertanejo de Colinas, confere a esse livro total credibilidade, como fonte de conhecimento e digno de ocupar as sessões literárias de História do Brasil e do Maranhão, nas prateleiras das bibliotecas escolares e plataformas virtuais. Além disso, servirá como estímulo à produção de novas pesquisas e materiais, em outras realidades regionais, de forma a documentar e passar às próximas gerações um legado construído coletivamente pelos nossos ancestrais.

Colinas é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população é de 41.312 habitantes de acordo com o IBGE/2020. Possui uma área de 1.980,552 km². Considerada a “Princesinha do Alto Sertão Maranhense. , banhada pelas águas mornas dos rios Itapecuru e Alpercatas, rodeada pela Mata dos Cocais e floresta típicas da Pré-Amazônia Maranhense.

A economia da cidade está baseada no setor de serviços, principalmente o comércio, nas indústrias de transformação presentes no município e na agricultura e agropecuária.


Sobre o autor
Paulo Eduardo de Sousa Pereira, 39, ou simplesmente pelo cognome de Prof. Paulinho Meneses. Educador, historiador, escritor, artista plástico autodidata. Mestre em História pela Universidade Estadual do Maranhão (2016), Especialista em Metodologia da Pesquisa em História (2006) e Graduado em História (Uema/2004). Pesquisador-membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (eleito em 2015, Cadeira 16). Autor de periódicos, históricos e biografias de personalidades de Colinas. Livros publicados: “O Campanário da Padroeira: subsídios para a história de Colinas” (2012); “Memórias em Disputa: Literatura, Narrativa e (Re)conhecimento” (Coautoria --2016), “Capítulos de História do Sertão Maranhense” (Coautoria -- 2019) e “Conservatório de Colinas: símbolos, história e memória” (2021). Atua como pesquisador de Sertão e de História do Maranhão, por meio de projetos didático-culturais e ações na área de preservação do Patrimônio Cultural de Colinas e do Maranhão, a exemplo do projeto “Pelas Colinas da Memória: Patrimônio, Identidade e Cidadania (FAPEMA/SEDUC, 2018). Em 2015, pelo De
creto Legislativo nº122 foi aclamado Historiador Emérito e Curador do Patrimônio Cultural de Colinas. Docente da Rede Estadual de Ensino. Ex-Presidente do Conselho Municipal de Cultura e ex-Secretário Municipal de Cultura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.